O processo de fechamento fiscal é de extrema importância tanto para empresas como para escritórios de contabilidade e por isso, exige bastante atenção dos profissionais que trabalham com a rotina de conferência de SPED, por exemplo.
Se você já precisou retificar o SPED, teve que pagar algum imposto indevido por conta de divergências ou está buscando por mais agilidade no seu fechamento, essas novidades foram feitas para você!
Utilizando a Qive, é possível realizar a consulta e armazenamento de documentos fiscais de forma digital, prática e segura, garantindo 100% do recebimento das notas emitidas para um ou mais CNPJs, otimizando o controle fiscal e tornando os processos padronizados.
Além disso, confira como os novos módulos do Qive podem te ajudar a realizar a conferência das notas lançadas e escrituradas de forma prática e reduzindo erros.
SPED, Chave de Acesso e C100D100
O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é o nome do processo de escrituração digital da Receita Federal e deve ser entregue mensalmente por empresas sujeitas a determinados regimes tributários com a escrituração de todos os documentos fiscais.
A chave de acesso é composta por 44 dígitos e permite identificar diversas informações do documento fiscal ao qual ela se refere, como por exemplo, o tipo de documento fiscal, a data de emissão e qual o estado emissor.
Nas informações que devem ser enviadas no SPED estão os registros C100 e D100, que dizem respeito, respectivamente, às NFes (de entrada ou saída movimentadas pela empresa) e às CTes (que são referentes à prestação de serviços de transporte).
As escriturações formam a base do cálculo de impostos a serem pagos e recolhidos, e portanto, é importante que estejam livres de irregularidades.
Nós do Qive sabemos que você não tem tempo a perder, e pensando nisso, agora contamos com dois novos módulos: o Confere Chaves® e o Confere C100D100®.
Confere Chaves®
O objetivo do Confere Chaves® é identificar inconsistências de chaves de acesso de NFes e CTes.
O módulo confronta uma base de chaves de acesso com a base que está na Qive e gera dois arquivos em .xlsx, trazendo relatórios apresentando as convergências e divergências encontradas.
Com isso, você economiza tempo de sua equipe fiscal, é possível gerenciar grandes volumes de informações, saber se existem NFes ou CTes que não foram lançadas em seu ERP ou sistema contábil.
Além disso, também pode localizar inconsistências e realizar a manifestação do destinatário se for preciso, otimizar o monitoramento de notas frias e evitar pagamentos de impostos ou notas indevidas.
Confere C100D100®
Do mesmo modo, o Confere C100D100® auxilia na conferência de SPED e na escrituração de NFes e CTes, confrontando os blocos C100 e D100 do seu SPED com as notas que estão na Qive e gerando também dois relatórios em .xlsx com as convergências e divergências.
O módulo pode te ajudar realizando a conferência de dados do SPED antes da escrituração, reduzindo erros, economizando o tempo gasto na conferência e minimizando os gastos com retificação, além de possibilitar que a apuração de impostos seja agilizada e antecipada.
Parece demais, não é mesmo? Por isso também preparamos um infográfico reunindo todas as informações acima de forma simples para que você conheça os novos módulos e saiba como eles podem ser úteis na sua rotina.
Viu só como os novos módulos podem tornar seu fechamento mais confiável e ainda economizar tempo? Agora você pode obter todas as informações que precisa checar em poucos cliques.
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Tudo o que você precisa na Qive para gestão financeira e fiscal do jeito certo: automatizada e estratégica.