O século 21 está marcado pelo boom da tecnologia. Em pouco mais de duas décadas, vimos a grande evolução dos computadores, celulares e até o surgimento de outros aspectos jamais vistos antes: a inteligência artificial. Inclusive, as empresas já contam com o ChatGPT na área fiscal e em outros departamentos.

Engana-se quem pensa que é apenas um site da moda. Entre todos os programas de IA, este pode ser uma ferramenta potente para otimizar processos em diversas áreas, inclusive na fiscal, e aumentar a produtividade nas empresas. 

Mas como isso é possível? A seguir você entenderá, de uma vez por todas, o que é ChatGPT e como funciona. E mais: revelamos as melhores dicas para aumentar a produtividade fiscal da sua empresa com a inteligência artificial. Vamos lá?

O que é o ChatGPT?

Segundo a definição do próprio site, o ChatGPT é uma ferramenta exclusivamente de inteligência artificial, desenvolvida pela OpenAI. A arquitetura usada por lá consegue compreender e gerar textos de forma prática e com tom natural.

Como funciona o ChatGPT?

O ChatGPT é viabilizado por meio de um mecanismo de machine learning, com duas fases: pré-treinamento e ajuste fino.

Na primeira etapa, a ferramenta é exposta a um enorme volume de dados textuais disponíveis na internet. Isso permite que ele reconheça padrões linguísticos para formar contextos e responder, de forma coerente, da melhor maneira possível. 

Ou seja, o pré-treinamento é essencial para promover a compreensão real de linguagem e o conhecimento vasto sobre diversos tópicos.

Logo após, há o ajuste fino, ou o treinamento específico. É como o nome diz, o ChatGPT é refinado para se tornar personalizável a uma zona específica, como a área fiscal. Por trás, há desenvolvedores que alimentam o programa com dados específicos e assim fornecer informações adequadas. 

Como a área fiscal pode ser beneficiada pelo uso do ChatGPT?

Como já citamos anteriormente, a ferramenta é capaz de aprender e customizar-se ao assunto abordado. Neste sentido, a área fiscal pode ser muito beneficiada por ele. Vejamos alguns pontos vantajosos.

Processamento de dados e automatização

Por conta do rápido processamento, é possível realizar análises de vários documentos, como notas fiscais, recibos e contratos. Assim, identifica-se valores e datas relevantes. O benefício aqui é a economia de tempo e recursos para a equipe fiscal, e assim permitindo que se concentrem em tarefas mais estratégicas e analíticas.

Orientação e esclarecimento de dúvidas

O ChatGPT na área fiscal orienta e responde perguntas sobre legislação, regulamentos e procedimentos. O resultado disso é auxílio em situações complexas, além das orientações sobre a melhor abordagem a ser adotada e conformidade fiscal.

Análises e relatórios personalizados

Muita gente não sabe, mas é possível gerar relatórios personalizados com gráficos e insights relevantes sobre o que está sendo auxiliado. É vantajoso, principalmente, para a tomada de decisões ou monitoramento de desempenho. Além disso, com esses relatórios, a sua equipe identifica oportunidades para novos projetos e otimiza os processos já existentes. 

Suporte 24h

Um grande benefício é a disponibilidade durante todas as horas do dia. Isso é útil em ambientes de trabalho com alto volume de demandas e horários flexíveis aos do comercial. Desta forma, os profissionais podem contar com assistências práticas e confiáveis.

É importante destacar que o ChatGPT não substitui o conhecimento dos profissionais das diversas áreas que ele auxilia. Ele é uma ferramenta complementar e pode gerar respostas plausíveis, sendo necessário realizar supervisões humanas para validá-las. É assim que podemos garantir precisão e qualidade das informações fornecidas.

4 Dicas para aumentar a produtividade da área fiscal com o ChatGPT

Por meio da automatização de tarefas rotineiras, o ChatGPT na área fiscal fornece suporte inteligente a todo momento. Mas afinal, como esta inteligência artificial pode aumentar a produtividade da área?

Adestre o ChatGPT

Imagine que você adotou um cachorro recentemente e para que ele te obedeça é preciso treiná-lo. Essa lógica também pode ser aplicada no programa. Isso quer dizer que você pode alimentar a ferramenta com regulamentos, leis e procedimentos específicos da sua empresa ou país que atua. 

Se lembra quando falamos sobre a fase de aprendizado da inteligência artificial? Além dos desenvolvedores, o programa também vai ser apoiar os usuários para alimentá-lo.

Portanto, tenha em mente: assim como um pet, quanto mais direcionado for o treinamento, melhor será a capacidade de fornecer respostas precisas

Crie a sua própria base de dados

Você pode desenvolver sua base de dados ao armazenar perguntas frequentes, respostas padrão e exemplos de interações que outros profissionais fiscais fazem no chat. Isso ajudará a tornar uma demanda mais eficiente e economizando tempo na hora de usá-lo.

Integre os sistemas

Uma funcionalidade do chat que quase ninguém sabe é a possibilidade de integração de sistemas e bancos de dados fiscais da empresa. É seguro e permite respostas completas em tempo real, como dados de transações, manifestação do destinatário e até históricos. Essa é uma boa maneira de poupar tempo em demandas repetitivas, não acha?

Especialize a equipe e ChatGPT

Tranquilize sua equipe mostrando que eles não vão ser substituídos pela inteligência artificial. Na verdade, eles vão dominá-la. Para isso, capacite seus funcionários com as boas práticas de interação e instruções sobre como tirar o máximo de proveito das funcionalidades. Com a ferramenta dominada, sua empresa só tem a ganhar. 

O ChatGPT é a única IA disponível para a área fiscal?

Você não precisa utilizar apenas o ChatGPT na área fiscal. Pode-se complementar ferramentas ou até optar por outras. Existem outras soluções inteligentes para a sua empresa, como chatbots e sistemas de automação.

Inclusive, a IA pode calcular, automaticamente, impostos e multas Isso pode ser feito via softwares especializados na área fiscal, o qual faz a emissão de NF-es, organização e entrega de declarações. 

Como a Qive pode ajudar sua área fiscal a aumentar a produtividade e a lucratividade do seu negócio

A Qive é um software especializado em gestão e automação de documentos fiscais, sendo uma grande aliada para a área fiscal do seu negócio. Na plataforma, há um leque de funcionalidades, como:

  • Automatização de consulta e armazenamento das NF-es;
  • Acesso rápido aos documentos fiscais;
  • Integração com outros softwares para centralizar dados;
  • Ajuda na conformidade das leis, por passar por atualizações recorrentes;
  • E muito mais!

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Escrito por Qive

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor