Com tantas modernizações na gestão de empresas, foi preciso criar maneiras de otimizar e deixar os processos mais eficientes, além de garantir a segurança para a organização. Na gestão tributária e fiscal, por exemplo, os avanços tecnológicos buscam arrecadar impostos com mais eficácia e redução da sonegação. Um desses avanços é a consulta SAT.

O sistema, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda de São Paulo (SEFAZ-SP), trouxe um leque de mudanças, como a forma de gerar e transmitir documentos fiscais, e também a necessidade de saber consultá-lo corretamente. 

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto e quer saber a maneira correta de realizar a consulta, leia o artigo a seguir. Nele, exploraremos tudo que você precisa saber sobre o sistema SAT, sua finalidade, como ativá-lo na SEFAZ e, por fim, a importância da gestão fiscal eficiente.

O que é o sistema SAT?

Antes de aprender a fazer uma consulta SAT, é necessário saber o conceito, correto? SAT é a sigla para o Sistema Autenticador e Transmissor e, como mencionado anteriormente, é uma solução desenvolvida pela SEFAZ-SP

Ele é usado para a emissão de cupons fiscais eletrônicos em estabelecimentos comerciais no estado paulista. Ele é o substituto do Emissor de Cupom Fiscal (ECF), fazendo a documentação eletrônica das mercadorias, além da autenticação dos CF-e-SAT e envio automático à SEFAZ. 

Devemos lembrar que antes, essa transmissão era feita mensalmente pelo ECF, por meio do arquivo “TXT”. 

Para que serve o sistema SAT

A principal funcionalidade do sistema SAT é a geração eletrônica e a transmissão instantânea de informações fiscais para a Secretaria da Fazenda. Ou seja, quando uma venda é realizada, o comerciante pode gerar os cupons fiscais eletrônicos no mesmo momento e enviá-los diretamente ao órgão fiscalizador. 

Lembra que falamos sobre a modernidade no mundo da gestão empresarial? Com o SAT, elimina-se a necessidade de uso dos antigos equipamentos Emissores de Cupom Fiscal (ECF). O resultado disso é menos burocracia para a emissão de documentos fiscais em papel e mais rapidez para todos os envolvidos. 

Outra serventia relevante do SAT é a diminuição da sonegação fiscal. Isso porque quando a SEFAZ tem acesso imediato às informações sobre as vendas realizadas, é mais difícil evitar o pagamento de impostos sobre aquela venda. O registro das operações é automatizado e o órgão passa a ter mais controle.

Como consultar o SAT?

Quer garantir que o SAT do seu negócio esteja correto? Basta consultá-lo — tanto o consumidor quanto o contribuinte podem acessar a consulta SAT dos cupons fiscais eletrônicos, contando com duas opções: a consulta por meio da pesquisa de CPF incluído nos cupons ou pelo acesso de sua inscrição estadual.

Consulta SAT Contribuinte

A consulta SAT Contribuinte tem como propósito auxiliar os estabelecimentos comerciais que já  utilizam o sistema para emitir seus cupons fiscais. Nesse sentido, ela permite a conferência do status, assim como informações sobre a situação atual na SEFAZ. Essas funcionalidades são essenciais para garantir uma boa saúde do negócio.

Portanto, para realizar essa consulta, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site da SEFAZ-SP;
  2. Informe os dados, como CNPJ do estabelecimento e a chave de acesso do SAT;
  3. Clique em “Consultar”;
  4. Pronto, agora é possível saber o status do SAT (se está ativo, inativo ou com algum ponto de atenção).

Consulta SAT Consumidor

A consulta SAT Consumidor foi desenvolvida para aqueles que desejam verificar a autenticidade de um cupom fiscal eletrônico emitido ao comprarem de um estabelecimento comercial em São Paulo. 

Isso dá o respaldo de uma operação legítima e devidamente registrada junto à SEFAZ.  Neste caso, o acesso ao SAT ocorre se o CPF ou CNPJ foram adicionados no momento da compra.

Para esse processo, é simples:

  1. Acesse o site da SEFAZ-SP ou entre pelo app DeOlhoNaNota para Android e iOS;
  2. Insira a chave de acesso impressa no cupom fiscal eletrônico a ser verificado ou abra a câmera para a leitura do QR Code;
  3. Clique em “Consultar”;
  4. Pronto! O sistema mostrará as informações sobre o negócio e assim confirmará a autenticidade do documento fiscal.

Como ativar o SAT na SEFAZ

Ativar SAT da sua empresa na SEFAZ é o primeiro passo para a emissão de cupons fiscais eletrônicos com garantia de legitimidade. Por isso, esse processo envolverá o registro do SAT junto à SEFAZ e também o registro dos certificados necessários. 

Primeiro, para obter um registro, o contribuinte deve solicitar no site oficial do órgão, apresentando as informações necessárias sobre o estabelecimento e o SAT.

Após finalizar a contratação, o dono do estabelecimento recebe os certificados digitais necessários para iniciar as operações com o SAT. Esses certificados devem ser obtidos para trazer autenticidade e segurança nas transações realizadas pelo sistema.

Devemos ressaltar que antes mesmo de começar a utilizar o SAT, você provavelmente passará pelo período de homologação. Mas não se preocupe, esse processo é comum e após ser bem-sucedida o uso do sistema estará autorizado. 

Como fazer emissão com o SAT Fiscal

Pronto, você ativou seu SAT e agora pode emitir os cupons fiscais com o sistema. Entenda como realizar esse processo em quatro situações.

  1. Venda de produtos ou serviços: já citamos esse caso anteriormente. Inclusive, o consumidor pode checar o SAT pelo app. 
  2. Emissão do cupom fiscal eletrônico: o cupom emitido mostra informações sobre a transação, como valor, descrição dos itens, data e hora da venda.
  3. Transmissão para a Secretaria da Fazenda: Após a emissão do cupom fiscal eletrônico, o sistema SAT automaticamente o transmite para a SEFAZ em tempo real. Isso garante que a SEFAZ tenha acesso imediato às informações fiscais.
  4. Impressão ou envio eletrônico: pode-se imprimir o cupom fiscal e entregá-lo ao consumidor ou enviar por email.
  5. Arquivamento: a lei exige o arquivamento de documentos fiscais por 5 anos e eles devem estar disponíveis para consulta e fiscalização, caso necessário.

Como verificar se o SAT está funcionando

Tenha em mente que qualquer problema ou falha no sistema pode resultar em complicações fiscais. Por isso é muito importante verificar regularmente o funcionamento do SAT. Algumas maneiras de verificar o bom funcionamento são: 

  • Consulta SAT Contribuinte (como mencionamos anteriormente).
  • Checagem recorrente do software utilizado para operar o sistema.
  • Geração de relatórios sobre as operações realizadas. Isso pode ajudar falhas na transmissão dos cupons, sabia?

A importância do sistema SAT

A implementação do sistema foi sinônimo de avanço para a gestão fiscal e tributária, e não estamos falando apenas do estado de São Paulo, mas também como um modelo a ser seguido em todo o país. 

A sua importância pode ser observada em diversos aspectos, como na redução da sonegação fiscal, agilidade na emissão, transparência entre contribuinte e governo, eficiência no controle e fiscalização por parte do órgão responsável, redução de custos com papel e equipamentos.

Por fim, não devemos esquecer do motivo pelo qual esse processo existe. Por isso, a consulta SAT desempenha um papel fundamental, seja ela realizada pelos contribuintes ou pelos consumidores. É uma das boas práticas para garantir a validade dos documentos e correto funcionamento. 

Quanto à possibilidade de outros estados adotarem o SAT, à medida que for considerado, será possível que se torne uma prática padrão em todo o país, contribuindo para o controle do governo federal com mais eficácia.

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Autor convidado do Vamos Escrever, é bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão da Qualidade Total, é professor universitário na área de Contabilidade Auditoria, Tributária, Fiscal e Perícia. Atua na área como Contador, e nos tempos livres, é admirador de belas-artes e leitor de História e Filosofia. 📩leonardopaganini@vamosescrever.com.br Saiba mais sobre o autor