Fique atento às mudanças na legislação tributária!
A Qive está aqui para garantir que você esteja sempre atualizado sobre as mudanças tributárias relacionadas às Notas Fiscais de Serviço.
No dia 01 de agosto de 2024, a Secretaria-Executiva do Comitê Gestor da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (SE/CGNFS-e) lançou a Nota Técnica Nº 001 Versão 1.0, que é primeira versão das adequações no layout da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) para atender às mudanças previstas na Reforma Tributária do Consumo.
Mas o que é a Nota Técnica Nº 001?
A NT 001 é um documento que apresenta as primeiras diretrizes para a adaptação do layout da NFS-e padrão nacional. Esse documento detalha os novos agrupamentos e campos relacionados à tributação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS), conforme estipulado pela Emenda Constitucional (EC) nº 132, de 20 de dezembro de 2023.
Seu objetivo é proporcionar transparência e clareza aos Municípios, empresas prestadoras de serviço, empresas de Tecnologia da Informação (TI) e contribuintes.
A documentação completa pode ser acessada no Portal da NFS-e.
Principais alterações que você precisa saber:
Grupos Específicos para IBS, CBS e IS: A nova versão da Nota Técnica inclui grupos específicos para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Serviços (IS), visando uma maior organização e clareza na emissão de notas fiscais de serviço.
Parametrização de Novos Campos da NFS-e: Os novos campos da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) serão parametrizados pelos Estados, Municípios e União, possibilitando uma adaptação mais precisa às necessidades fiscais de cada localidade.
Regras para Cálculos Automáticos e Totalizações de Impostos: Serão estabelecidas regras para os cálculos automáticos e totalizações de impostos na emissão das notas fiscais, simplificando o processo e reduzindo o risco de erros. Isso mesmo! O cálculo será automático na emissão da NFS-e.
Veja abaixo como ficará o novo fluxo de emissão.
Novo fluxo de emissão de NFS-e
O novo processo de emissão da NFS-e foi modelado para maior eficiência e transparência, confira os passos de como está prevista a emissão:
- Emissão da DPS: O emissor irá preencher a Declaração de Prestação de Serviço (DPS).
- Validação Sefin Nacional: A DPS será encaminhada para um ambiente computacional que atua como uma Secretaria de Finanças Municipal, encarregada da validação das informações e do cálculo dos tributos.
- Emissão da NFS-e Nacional: Se as informações da DPS estiverem corretas, a NFS-e será gerada em formato XML, destacando os tributos devidos e disponibilizada ao emissor.
A nota fiscal gerada terá como resultado: a DPS, preenchida e assinado pelo contribuinte e a NFS-e, gerada e assinada pela plataforma (que calcula todos os tributos).
O que isso significa para quem usa Qive?
A sua experiência na Qive não muda, continuamos a garantir a conformidade dos seus documentos fiscais, independentemente das alterações na NT. Estamos sempre atualizando nosso produto conforme as atualizações da NT, para garantir a melhor experiência a todos nossos clientes. Atualmente já estamos integrados ao Portal Nacional de NFS-e.
Prazo de implementação
Embora o prazo para entrar em vigor esteja previsto para 01/01/2026, sabemos que podem haver ajustes na legislação e na nota técnica publicada. A Qive seguirá atenta e preparada para fazer os ajustes necessários, para garantir que você esteja sempre em conformidade com as novas regulamentações.
Vale lembrar que que o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024 que descreve sobre a obrigatoriedade da emissão de NFS-e e dos municípios estarem integrados ao Portal Nacional de NFS-e, foi aprovado pela Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado Federal. Com aprovação, as mudanças também estão previstas para entrar em vigor em 01/01/2026.
Importante: É fundamental que você acompanhe junto ao seu ERP e/ou sistema emissor de notas fiscais de serviço, para verificar como e quando essas mudanças serão implementadas. É muito importante que seus sistemas emissores ou a sua Prefeitura de emissão, esteja atualizada conforme as novas exigências.
Conclusão
A publicação desta Nota Técnica é um passo importante para a implementação da Reforma Tributária do Consumo. A Qive está comprometida em estar à frente das atualizações e garantir que você esteja sempre em conformidade.
Caso tenha dúvidas ou precise de mais detalhes, nossa equipe de suporte está disponível para auxiliar. Estamos com você nessa trajetória!
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas