Com o processo de gestão empresarial e vendas cada vez mais automatizado, não existe mais a necessidade de manter blocos de notas coloridas para emitir Nota Fiscal de Serviço.

Agora, a NFSe, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, substituiu os antigos documentos fiscais em papel, trazendo muito mais agilidade, precisão e segurança, principalmente para micro e pequenos empreendedores. E, claro, conformidade legal para o negócio.

E para deixar esse trabalho ainda mais fácil, um ERP para emissão de nota fiscal, como o Tiny, pode ajudar. Afinal, esse tipo de ferramenta concentra, em um só lugar, todas as soluções de gestão empresarial e dados que o empreendedor precisa.

Por isso, se você quer saber como emitir nota fiscal no Tiny, continue lendo este conteúdo. Você vai conferir um passo a passo para a emissão da NFSe e a importância de manter o controle dos documentos fiscais do seu negócio.

Boa leitura!

Tiny emite nota fiscal?

O Tiny by Olist é um ERP (planejamento de recursos empresariais )voltado para micro e pequenas empresas. Esse sistema reúne, em um só lugar, ferramentas e soluções especializadas para a gestão da empresa, desde processo de vendas, gestão de estoque, cadastro de produtos e fornecedores, entre outros.

 E entre essas diversas funcionalidades, o Tiny conta com um módulo específico para emissão de nota fiscal.

Atualmente, o Tiny permite a emissão de:

  • NFe (Nota fiscal eletrônica): Emitido junto à SEFAZ de cada estado, é utilizado em transações de produtos e mercadorias. Por meio da NFe, é realizada a cobrança de tributos como IPI e ICMS. Junto a ela, é emitido o DANFE.
  • NFCe (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica): Foi criada para substituir o cupom fiscal em papel no comércio e varejo.
  • NFSe (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica): A NFSe é utilizada na prestação de serviços para empresas e pessoas físicas. A emissão desse documento está vinculada à prefeitura correspondente de cada município.
  • Nota Fiscal Complementar: É utilizada para acrescentar e complementar dados e valores de uma nota fiscal que já foi emitida. O uso mais comum da nota fiscal complementar é em casos em que o valor da nota original não corresponde ao do serviço prestado ou produto vendido. Além disso, por se tratar de um documento complementar, não tem validade fiscal individual.
  • Nota Fiscal de Devolução: Serve para anular operações realizadas, inclusive em relação a impostos. Esse tipo de nota deve ser emitida sob orientação contábil e pode ser incluída tanto em compras quanto em vendas.
  • Nota Fiscal de Importação: Documento fiscal emitido pelo importador quando são adquiridas mercadorias do exterior. É necessário que a mercadoria seja legalmente nacionalizada e integre o estoque da empresa.
  • Nota Fiscal de Exportação: Por sua vez, esse documento se destina ao envio de mercadorias para o exterior, conferindo maior segurança ao processo e registrando a movimentação realizada.
  • Nota Fiscal de Simples Remessa: É indicada para o transporte de bens e mercadorias sem finalidade de venda. Essa nota é utilizada, por exemplo, para enviar e receber insumos entre filiais, brindes, realizar doações e outras transações sem fins comerciais.

Como emitir nota fiscal no Tiny – passo a passo

Emitir nota fiscal no Tiny é um processo simples, mas são necessários alguns requisitos, como ter um CNPJ válido, possuir um certificado digital do tipo A1 ou A3 emitido por uma entidade certificadora e empresa regularizada com inscrição estadual.

Posto isso, confira a seguir um passo a passo para emitir documentos fiscais no Tiny:

  1. Acesse o ambiente de produção do Tiny by Olist.
  2. Acesse o Menu > Vendas > Notas fiscais e, em seguida, Incluir nota fiscal.
  3. Informe os dados básicos da nota, como tipo de saída, finalidade da nota e natureza da operação para apuração de impostos.
  4. Em Destinatário, informe os dados do cliente que está adquirindo seu produto ou serviço.
  5. Informe também os dados do vendedor e a lista de preços, caso utilize esses recursos.
  6. Em Produto ou serviço, informe os produtos que fazem parte da nota.
  7. Na seção Cálculo do imposto, são apresentados os valores dos tributos de acordo com a natureza da operação.
  8. Em Transportador, selecione a forma de envio da nota fiscal, de acordo com as opções configuradas em sua conta.
  9. Informe a forma de recebimento e as condições de pagamento em Pagamento.
  10. Em Dados adicionais, informe o depósito correspondente aos produtos da nota.
  11. Confira os dados e salve a nota!

Importância da emissão correta de notas fiscais

A emissão correta de notas fiscais é fundamental para empreendedores e empresas por uma série de razões cruciais. Em primeiro lugar, estar em conformidade com a legislação tributária é essencial para evitar multas e penalidades. Emitir notas fiscais de forma precisa e oportuna garante que a empresa esteja em conformidade com as regulamentações fiscais locais, estaduais e federais.

Além disso, emitir notas fiscais oferece uma maior segurança fiscal. Ao manter registros precisos e completos das transações comerciais, os empresários podem evitar problemas com a Receita Federal e outros órgãos fiscais. Isso contribui para uma gestão financeira mais transparente e reduz o risco de auditorias e investigações.

Outro benefício importante é a credibilidade e a confiança que a emissão correta de notas fiscais proporciona aos clientes e parceiros comerciais. Uma empresa que faz isso de maneira adequada demonstra profissionalismo e transparência em suas operações, o que pode fortalecer relacionamentos comerciais e impulsionar a reputação da marca no mercado.

Neste conteúdo, você aprendeu como emitir nota fiscal no Tiny e os benefícios e impactos dessa prática no seu negócio. Mas, e se você perder o documento? Existe uma maneira de recuperar a nota fiscal? Leia nosso conteúdo e descubra o que fazer.

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Escrito por Qive

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