De um lado, a contabilidade garante a conformidade da organização perante a legislação e órgãos públicos – federal, estadual e municipal. Por outro, os demais departamentos – por exemplo, compras, vendas e financeiro – devem manter a regularidade das operações internas da empresa para manter a saúde do negócio e, assim, garantir a continuidade da organização.

Nesse contexto, conhecer a função de cada departamento é essencial para o gerenciamento das operações.

Para compreender melhor as nuances e diferenças desses setores, neste artigo vamos falar sobre o departamento financeiro e contábil. Continue a leitura e confira!

1. Gestão do negócio

Para realizar a abertura de uma empresa, o empreendedor deve fazer a análise de mercado do negócio, bem como deve ter em mente o ambiente de organização das operações do estabelecimento, levando em consideração a atividade exercida e o volume do negócio. Dessa forma, é importante definir como serão realizados os procedimentos internos e a integração entre os departamentos.

Em geral, nas micro e pequenas empresas, o empresário é responsável por vários departamentos: compra, venda, expedição etc. Em outras, a contratação de funcionários ou terceirização de determinado setor da empresa são necessárias para exercer certas funções. 

Nesse sentido, vale ressaltar a importância de garantir a conformidade das operações e dos processos internos, com organização e gestão financeira – que colaboram com a continuidade e a saúde da empresa –, a fim de evitar erros ou desembolsos financeiros desnecessários.

2. Departamento Financeiro e Contábil

O departamento financeiro gerencia as operações da empresa com relação aos recebimentos e pagamentos, ou seja, é aquele que controla as entradas e saídas do fluxo de caixa – recebimentos, resgate ou empréstimos, programa e pagamentos.

O departamento contábil, por sua vez, consolida as informações, assim: registra, organiza, demonstra, analisa e acompanha toda a movimentação econômica e financeira da empresa. Além disso, ele assegura a conformidade perante os órgãos públicos e garante o atendimento à legislação. 

Nas demonstrações contábeis, é possível acompanhar a visão geral da empresa. Para exemplificar, no Balanço Patrimonial temos a posição estática, ou seja, a demonstração de valores disponíveis em determinado período do saldo das contas patrimoniais: bens, direitos e obrigações. 

Vale ressaltar que as demonstrações contábeis não servem somente para o cumprimento de obrigações legais, mas também para auxiliar os gestores no acompanhamento da evolução da empresa, sendo possível a análise do lucro do período, volume de vendas, valores a pagar, a receber, valores de bens disponíveis etc.

Em linhas gerais, enquanto o departamento financeiro gerencia as finanças e o dinheiro da empresa, disponibilizando relatórios para o acompanhamento dessas operações, a contabilidade organiza e demonstra as movimentações financeiras e econômicas em seus registros contábeis.

3. Organização de informações e a contabilidade

O contador é o profissional responsável por consolidar os dados de todas as operações da empresa – compras, vendas, recebimentos, pagamentos etc. – e elaborar as demonstrações contábeis. 

Assim, é importante gerenciar as operações e a comunicação das informações, seja com apoio de profissionais especializados ou por meio de sistemas integrados, a fim de disponibilizar informações seguras e confiáveis para a contabilidade elaborar suas demonstrações e relatórios. 

Da mesma forma, também é importante disponibilizar informações seguras aos gestores para garantir o cumprimento das obrigações e, consequentemente, a continuidade do negócio.

Percebe-se então que, apesar de serem setores com diferentes funções e conhecimentos, a contabilidade e a gestão financeira acabam se cruzando na rotina empresarial, atuando para atingir o mesmo objetivo final: promover o crescimento do empreendimento dentro da conformidade legal. 

Por isso, é muito importante investir em profissionais qualificados e na correta divisão dos departamentos. Mesmo que isso demande um gasto financeiro inicial, é um investimento que com certeza trará muitos retornos positivos.   

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Escrito por Liliane Teixeira

Autora certificada Vamos Escrever, é bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduada em Controladoria e Gestão de Tributos. É contadora no setor de comércio e varejo, atuando em rotinas fiscais há mais de 10 anos, com vivência nas práticas do departamento pessoal e contábil. É apaixonada por aprender e está sempre em busca de novos conhecimentos. 📩lilianeteixeira@vamosescrever.com.br Saiba mais sobre o autor