A maturidade digital das empresas se refere ao nível de preparo e habilidade de uma organização em utilizar tecnologias digitais para atender às demandas do mercado, melhorar a eficiência dos processos internos e aprimorar a experiência do cliente.

Portanto, compreendê-la é fundamental para o gestor que quer melhorar os processos de sua organização, e assim se destacar no mercado. No post você vai aprender isso e muito mais. Continue a leitura!

O que é maturidade digital?

A maturidade digital refere-se à capacidade de uma organização ou indivíduo em adotar e aproveitar ao máximo as tecnologias digitais disponíveis para melhorar seus processos de negócios, interação com clientes, colaboração, comunicação, tomada de decisões e inovação.

5 níveis de maturidade digital das empresas

Existem várias maneiras de alcançar esse objetivo, mas uma abordagem comum é categorizar uma empresa em diferentes níveis de maturidade digital. Veja a seguir os cinco níveis comuns aplicados para avaliar a maturidade digital das organizações.

Iniciante

Estão apenas começando a adotar tecnologias digitais. Podem ter uma presença mínima na internet, como um site básico e algumas contas de mídia social. Ainda não utilizam dados de maneira significativa e não têm uma estratégia clara de transformação digital.

Emergente

Começaram a investir em tecnologias digitais e possuem uma presença mais forte na internet. Podem usar análises de dados para tomar decisões de negócios, mas ainda têm limitações em termos de integração de dados e processos digitais.

Também podem estar experimentando com tecnologias emergentes, como inteligência artificial e blockchain.

Conectada

Têm uma presença forte na internet e estão usando dados de maneira mais eficaz para tomar decisões de negócios.

Também utilizam processos digitais bem integrados e estão investindo em tecnologias emergentes para melhorar ainda mais seus processos e produtos, além disso, podem ter uma equipe dedicada à transformação digital.

Inteligente

Possui uma cultura de inovação digital bem estabelecida e estão usando tecnologias digitais avançadas, como inteligência artificial e análise avançada de dados, para melhorar seus processos e produtos. Também estão investindo em talentos digitais e em uma infraestrutura digital sólida.

Líder

Estão na vanguarda da transformação digital e estão usando tecnologias digitais para reinventar completamente seus processos e modelos de negócios. Possuem uma cultura forte de inovação digital e investem significativamente em talentos digitais, tecnologias emergentes e infraestrutura digital avançada.

Como avaliar a maturidade digital de uma empresa: ferramenta Analytics & Digital Quotient – A&DQ

A Analytics & Digital Quotient (A&DQ) é uma ferramenta de diagnóstico de qualidade de dados desenvolvida pela McKinsey & Company. Ela é usada para avaliar uma organização em quatro dimensões e diagnosticar seu grau de maturidade digital, como você verá a seguir.

1. Estratégia

Empresas líderes possuem elevado nível de maturidade digital, pois conseguem vincular de forma clara o digital e suas estratégias de negócio. São alguns pontos analisados nessa dimensão:

  • Consciência da mudança;
  • Aspiração ambiciosa e de longo prazo;
  • Vinculado à estratégia de negócio;
  • Centralidade do cliente;
  • Oportunidades de crescimento;
  • Roadmap específico.

2. Capacidades

Analisa sobre as capacidades que a empresa tem sobre os seguintes assuntos:

  • Marketing e vendas digitais;
  • Jornadas do cliente;
  • Dados e Analytics;
  • Modelos e plataforma tecnológica;
  • Foco na geração de valor.

3. Organização

As empresas melhores classificadas nessa dimensão possuem estrutura organizacional e uma boa governança para implementar a transformação digital. Veja o que é avaliado nessa dimensão:

  • Estrutura;
  • Colaboração entre negócio e tecnologia;
  • Talentos;
  • Proficiência em Analytics e Digital;
  • Governança e métricas.

4. Cultura

Esta dimensão diz respeito justamente à cultura da empresa, e segundo o estudo, organizações que adotam um desenvolvimento ágil e inovador tendem a apresentar um melhor desempenho em relação à cultura digital. Neste tópico são avaliadas as culturas de:

  • Agilidade;
  • Teste e aprendizado;
  • Experimentação;
  • Colaboração interna;
  • Orientação externa;
  • Mentalidade baseada em dados.

Como melhorar a maturidade digital da empresa?

Melhorar a maturidade digital de uma empresa pode ser um processo complexo, pois, normalmente, envolve várias áreas. Abaixo estão algumas sugestões que podem ajudar a alcançar esse objetivo:

Identifique as necessidades

O primeiro passo é entender as necessidades da sua empresa em relação à maturidade digital. Isso pode compreender a identificação de lacunas em habilidades, recursos e infraestrutura, por exemplo.

Treinamento

Garanta que sua equipe tenha acesso a treinamentos relevantes e atualizados para aprimorar suas habilidades digitais. Isso pode incluir treinamentos em análise de dados, inteligência artificial, cibersegurança, entre outros.

Investimento em tecnologia

Acompanhe as tendências de tecnologia e invista em soluções que possam ajudar a melhorar os processos da sua empresa e fornecer melhores resultados. A melhoria contínua e o investimento em segurança e processos ágeis é um grande fator para medir a maturidade digital da empresa.

Integração de dados

Garanta que seus sistemas e dados estejam integrados para que as informações possam ser acessadas de maneira mais fácil e rápida. Isso pode melhorar a tomada de decisão e reduzir o tempo gasto na análise de dados.

Fortaleça a cibersegurança

Com a crescente ameaça de ataques cibernéticos, é importante garantir que a segurança de seus sistemas e dados esteja em conformidade com as normas e melhores práticas de segurança.

Inovação

Incentive uma cultura de inovação na empresa. Isso pode abranger a criação de um laboratório de inovação ou a formação de parcerias com outras empresas para trazer novas ideias e tecnologias para a sua organização.

Mudança cultural

Promova uma mudança cultural dentro da empresa, para que haja uma maior compreensão e aceitação da importância da tecnologia e da digitalização dos processos.

Conclusão

Como vimos, a maturidade digital refere-se à capacidade de uma empresa para integrar a tecnologia em suas operações e processos de negócios de forma eficaz.

Isso abarca o uso de tecnologia para melhorar a eficiência, reduzir custos, aumentar a satisfação do cliente e fornecer melhores resultados.

A maturidade digital é apenas um dos temas que os gestores devem dominar para garantir o sucesso dos negócios. Entender o que é e como aplicar a inteligência fiscal é outro ponto importante para melhorar a eficiência da empresa e assegurar sua conformidade com a legislação aplicável.

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Qive

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor