A maturidade digital das empresas se refere ao nível de preparo e habilidade de uma organização em utilizar tecnologias digitais para atender às demandas do mercado, melhorar a eficiência dos processos internos e aprimorar a experiência do cliente.
Portanto, compreendê-la é fundamental para o gestor que quer melhorar os processos de sua organização, e assim se destacar no mercado. No post você vai aprender isso e muito mais. Continue a leitura!
O que é maturidade digital?
A maturidade digital refere-se à capacidade de uma organização ou indivíduo em adotar e aproveitar ao máximo as tecnologias digitais disponíveis para melhorar seus processos de negócios, interação com clientes, colaboração, comunicação, tomada de decisões e inovação.
5 níveis de maturidade digital das empresas
Existem várias maneiras de alcançar esse objetivo, mas uma abordagem comum é categorizar uma empresa em diferentes níveis de maturidade digital. Veja a seguir os cinco níveis comuns aplicados para avaliar a maturidade digital das organizações.
Iniciante
Estão apenas começando a adotar tecnologias digitais. Podem ter uma presença mínima na internet, como um site básico e algumas contas de mídia social. Ainda não utilizam dados de maneira significativa e não têm uma estratégia clara de transformação digital.
Emergente
Começaram a investir em tecnologias digitais e possuem uma presença mais forte na internet. Podem usar análises de dados para tomar decisões de negócios, mas ainda têm limitações em termos de integração de dados e processos digitais.
Também podem estar experimentando com tecnologias emergentes, como inteligência artificial e blockchain.
Conectada
Têm uma presença forte na internet e estão usando dados de maneira mais eficaz para tomar decisões de negócios.
Também utilizam processos digitais bem integrados e estão investindo em tecnologias emergentes para melhorar ainda mais seus processos e produtos, além disso, podem ter uma equipe dedicada à transformação digital.
Inteligente
Possui uma cultura de inovação digital bem estabelecida e estão usando tecnologias digitais avançadas, como inteligência artificial e análise avançada de dados, para melhorar seus processos e produtos. Também estão investindo em talentos digitais e em uma infraestrutura digital sólida.
Líder
Estão na vanguarda da transformação digital e estão usando tecnologias digitais para reinventar completamente seus processos e modelos de negócios. Possuem uma cultura forte de inovação digital e investem significativamente em talentos digitais, tecnologias emergentes e infraestrutura digital avançada.
Como avaliar a maturidade digital de uma empresa: ferramenta Analytics & Digital Quotient – A&DQ
A Analytics & Digital Quotient (A&DQ) é uma ferramenta de diagnóstico de qualidade de dados desenvolvida pela McKinsey & Company. Ela é usada para avaliar uma organização em quatro dimensões e diagnosticar seu grau de maturidade digital, como você verá a seguir.
1. Estratégia
Empresas líderes possuem elevado nível de maturidade digital, pois conseguem vincular de forma clara o digital e suas estratégias de negócio. São alguns pontos analisados nessa dimensão:
- Consciência da mudança;
- Aspiração ambiciosa e de longo prazo;
- Vinculado à estratégia de negócio;
- Centralidade do cliente;
- Oportunidades de crescimento;
- Roadmap específico.
2. Capacidades
Analisa sobre as capacidades que a empresa tem sobre os seguintes assuntos:
- Marketing e vendas digitais;
- Jornadas do cliente;
- Dados e Analytics;
- Modelos e plataforma tecnológica;
- Foco na geração de valor.
3. Organização
As empresas melhores classificadas nessa dimensão possuem estrutura organizacional e uma boa governança para implementar a transformação digital. Veja o que é avaliado nessa dimensão:
- Estrutura;
- Colaboração entre negócio e tecnologia;
- Talentos;
- Proficiência em Analytics e Digital;
- Governança e métricas.
4. Cultura
Esta dimensão diz respeito justamente à cultura da empresa, e segundo o estudo, organizações que adotam um desenvolvimento ágil e inovador tendem a apresentar um melhor desempenho em relação à cultura digital. Neste tópico são avaliadas as culturas de:
- Agilidade;
- Teste e aprendizado;
- Experimentação;
- Colaboração interna;
- Orientação externa;
- Mentalidade baseada em dados.
Como melhorar a maturidade digital da empresa?
Melhorar a maturidade digital de uma empresa pode ser um processo complexo, pois, normalmente, envolve várias áreas. Abaixo estão algumas sugestões que podem ajudar a alcançar esse objetivo:
Identifique as necessidades
O primeiro passo é entender as necessidades da sua empresa em relação à maturidade digital. Isso pode compreender a identificação de lacunas em habilidades, recursos e infraestrutura, por exemplo.
Treinamento
Garanta que sua equipe tenha acesso a treinamentos relevantes e atualizados para aprimorar suas habilidades digitais. Isso pode incluir treinamentos em análise de dados, inteligência artificial, cibersegurança, entre outros.
Investimento em tecnologia
Acompanhe as tendências de tecnologia e invista em soluções que possam ajudar a melhorar os processos da sua empresa e fornecer melhores resultados. A melhoria contínua e o investimento em segurança e processos ágeis é um grande fator para medir a maturidade digital da empresa.
Integração de dados
Garanta que seus sistemas e dados estejam integrados para que as informações possam ser acessadas de maneira mais fácil e rápida. Isso pode melhorar a tomada de decisão e reduzir o tempo gasto na análise de dados.
Fortaleça a cibersegurança
Com a crescente ameaça de ataques cibernéticos, é importante garantir que a segurança de seus sistemas e dados esteja em conformidade com as normas e melhores práticas de segurança.
Inovação
Incentive uma cultura de inovação na empresa. Isso pode abranger a criação de um laboratório de inovação ou a formação de parcerias com outras empresas para trazer novas ideias e tecnologias para a sua organização.
Mudança cultural
Promova uma mudança cultural dentro da empresa, para que haja uma maior compreensão e aceitação da importância da tecnologia e da digitalização dos processos.
Conclusão
Como vimos, a maturidade digital refere-se à capacidade de uma empresa para integrar a tecnologia em suas operações e processos de negócios de forma eficaz.
Isso abarca o uso de tecnologia para melhorar a eficiência, reduzir custos, aumentar a satisfação do cliente e fornecer melhores resultados.
A maturidade digital é apenas um dos temas que os gestores devem dominar para garantir o sucesso dos negócios. Entender o que é e como aplicar a inteligência fiscal é outro ponto importante para melhorar a eficiência da empresa e assegurar sua conformidade com a legislação aplicável.
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas