Expectativas Para O Varejo Em 2024

11 min de leitura
Publicado:
December 27, 2023
|
Atualizado:
January 12, 2026

Potencialize seu ERP com automação fiscal Inteligente

Solicitar demonstração

O comportamento de consumo é diariamente moldado por novidades tecnológicas e eventos sociais. Apesar de fatores como facilitação de crédito, equilíbrio da taxa SELIC e estabilidade política serem essenciais para um ano mais positivo no varejo, ocorrências subjetivas têm moldado os desejos e hábitos do consumidor, além de serem pontos mais fáceis de serem previstos e incluídos num bom planejamento para 2024.

Em 2023, encaramos o final da pandemia, fazendo o retorno à vida presencial, resgatando hábitos e nos preocupando novamente com o individual depois de anos perdendo nossa personalidade dentro de nossas casas. O sentimento de auto-indulgência e resgate do indivíduo esteve em alta. Sentimos a necessidade de sermos vistos e respeitados como únicos. 

Apesar desse processo de personalização, tivemos constantes lembretes de que vivemos como um organismo completo e complexo, e que eventos coletivos sempre irão impactar nossas vidas, seja através de crises climáticas ou questões de políticas internacionais. 

Assim, o coletivo se torna um problema do indivíduo e vemos a crescente preocupação com questões ambientais e um consumidor mais responsável ecológica e socialmente, fatos que foram amplamente percebidos pelo mercado, que respondeu com maiores investimentos em ESG.

Não podemos deixar de mencionar o avanço tecnológico como uma tendência para 2024, em especial a A.I., que teve crescimento exponencial no ano anterior. Com início no chatGPT e assistentes de texto, a inteligência artificial está ganhando a simpatia tanto de consumidores quanto de empresas, e perdendo aos poucos o preconceito apocalíptico que tinha na virada do milênio. 

Grandes gigantes do mercado, como Google e Microsoft, lançaram seus assistentes de A.I., com períodos de testes abertos ao público que teve oportunidade de interagir, criar imagens e perder o medo dessa tendência que mostra sua força para ser uma aliada no varejo.

Com esse cenário em vista, propomos uma análise das principais tendências que veremos em 2024 e como elas se conectam com você e com o planejamento de sua empresa para o próximo ano. 

Coexistência do físico e digital

O fortalecimento do e-commerce ocorreu durante a pandemia de COVID-19, devido aos protocolos de distanciamento social e fechamento dos pontos de vendas por meses. A única alternativa para as empresas manterem-se no jogo foi o investimento em vendas online, fosse através de plataformas próprias ou por meio de marketplaces.

O boom do digital aconteceu a passos largos nesses últimos três anos, segundo a FGV, no período pré-pandemia, 49,7% das empresas vendiam seus produtos exclusivamente no meio físico. Atualmente, essa participação é de apenas 29%. 

Apesar de vermos algumas lojas importantes fechando as portas, como a Renner, que no primeiro semestre de 2023 fechou 20 pontos de venda, vemos também que o movimento foi feito em total alinhamento com a digitalização da empresa. Ao mesmo tempo, a marca conseguiu aumentar 29% de participação das vendas online em seu faturamento. A estratégia hoje é clara: maior eficiência. 

Dentro dos hábitos de consumo, vemos que a jornada do cliente não segue um padrão somente físico ou digital, pois eles se cruzam e se complementam, fazendo com que phygital se torne cada vez mais uma realidade, através de estratégias como compra por QRcode e guide shops, por exemplo. 

O phygital nada mais é do que uma maneira eficiente do cliente usufruir de todos os benefícios do físico, como o atendimento exclusivo e análise ao vivo do produto, mas com mordomias que só o online pode oferecer.

Inteligência Artificial e Análise de Dados

Para garantir compras personalizadas e indicações que levem em consideração as necessidades do consumidor, vivemos a evolução do Big Data e a real aplicação dos dados coletados na jornada de compra. Segundo projeção do Gartner, a previsão é que, até o final de 2026, 80% das empresas já tenham incluído A.I. em seu modelo de gestão. 

Diferente do metaverso, tendência que assolou o mercado entre 2020 e 2022, a A.I. tem uma função mais clara no varejo: aprender com nosso comportamento e trazer soluções personalizadas. As aplicações da inteligência artificial no varejo são vastas e podem cobrir desde previsões do mercado até ajudar no ranqueamento de produtos em buscadores orgânicos.

 Para o alinhamento da ferramenta às redes sociais, a A.I. pode ser ainda mais eficiente, uma vez que se teria acesso a dados de hábitos do consumidor, cedidos pelas plataformas, e poderia alinhar à sua própria base de dados do cliente, fazendo recomendações cada vez mais certeiras. 

Uma questão ainda importante a se observar é a resistência que o consumidor está ganhando em relação à inteligência artificial e a necessidade de ter foco na transparência e seguir as práticas da LGPD.

Em estudo global da Salesforce com mais de 14 mil respondentes, a empresa aponta uma queda de confiança do consumidor em relação à A.I., em especial ao uso dos dados coletados: apenas 13% dos pesquisados confiam plenamente que as empresas fazem uso ético desta tecnologia.

Entender as boas práticas ao se usar inteligência artificial é um dever de cada empresa que pode ajudar o consumidor a se sentir mais tranquilo. Ainda citando a pesquisa da Salesforce, 89% dos respondentes consideram de extrema importância saberem quando estão falando com atendentes humanos ou bots. Ter o cliente como foco, respeitar as regras da LGPD e criar um benchmark de exemplos a serem seguido são primordiais ao estabelecer a A.I. em sua empresa. 

Descrição de produtos no e-commerce

Dando continuidade aos tópicos anteriores de tendências de crescimento no varejo online, entramos no tema de descrição de produtos e otimização de imagens com um propósito claro: potencialização das práticas de SEO.

O SEO (sigla de Search Engine Optimization) tem sido a pedra no sapato e o pote de ouro dos grandes varejistas: ao mesmo tempo que a prática ajuda a alavancar os resultados orgânicos nos buscadores e potencializar os investimentos de mídia, as recorrentes mudanças no algoritmos tornam essa ciência uma constante busca pela evolução, uma vez que os buscadores nunca são completamente honestos sobre todas as práticas a serem seguidas.

Uma das ferramentas já disponíveis no mercado é a AI Einstein, da Salesforce, que promete análise profunda de dados com soluções que vão desde previsões de mercado até entregar o desconto ou benefício que cada cliente está mais propício a engajar, mas também auxilia na identificando palavras-chave relevantes e tags para maximizar a visibilidade dos produtos.

É nessa evolução das práticas de SEO que a A.I. pode ser de extrema importância, pois ao observar padrões ela propõe melhoramentos assertivos, como otimizar os descritivos de texto e assets imagéticos, inclusive propondo otimizações para cada cliente. 

Autoatendimento

Realizar compras sem a ajuda de um atendente pode já ter soado frio e robótico, mas atualmente é visto como uma estratégia que alinha conveniência e agilidade. O modelo de negócio nasceu como herança do distanciamento social e necessidade de diminuir a quantidade de equipes atuantes presencialmente, mas se solidificou por meio de nova roupagem e tecnologias avançadas.

As práticas de auto-atendimentos podem ter custos variados, sendo possível se ajustar ao orçamento de cada empresa. A intenção não são investimentos gigantescos, mas pensar no cliente e em suas necessidades para tornar a vida mais simples. As tecnologias utilizadas podem ir de simples softwares em devices já existentes, até a construção de totens de atendimento. 

A cafeteria The Coffee foi uma desbravadora do nicho “grab-and-go” criando um conceito de auto-atendimento simples através de um tablet com software personalizado, pelo qual o cliente escolhe seu produto e faz o pagamento digitalmente. Por fim, o toque humano: um barista prepara sua bebida com grãos selecionados e uma torrefação própria. O resultado é uma cadeia de sucesso, que bateu de frente até mesmo com a americana Starbucks, roubando share of market. Atualmente, a pretensão da rede The Coffee é chegar a 500 unidades até o final de 2024.

O auto-atendimento tem ido muito além dos mercados de conveniência e essenciais, entrando em um dos nichos mais “elitizados” e de difícil penetração, a moda. O mundo fashion sempre foi tradicional em sua construção no ponto de venda: vitrines atualizadas semanalmente, provadores preocupados com a boa iluminação e uma equipe de vendedores que reflete a personalidade da marca. Mas um item tem chamado a atenção e até atraído consumidores: o self-checkout. 

Um exemplo é trazido pela pelo marca brasileira Renner, que hoje se usa da tecnologia para diminuir o tempo de espera em longas filas e tornar o processo mais ágil. Já são mais de 180 lojas da varejista que contam com o self check-out e em seu último relatório de investidores mostra que os totens de autoatendimento representam 37,6% das vendas das lojas que possuem esses dispositivos.

Usar o autoatendimento a seu favor é uma tarefa que exige observação e entendimento do cliente, e pode ser uma solução criativa e econômica. 

Personificação da Experiência

Ter o cliente em foco é a chave para entender a personificação, uma vez que é um conceito amplo que pode abranger desde o próprio produto até toda a jornada de compra. A intenção aqui é perceber onde essa individualização da compra pode ocorrer e como ela irá se adaptar a cada empresa.

São diversos os níveis de automação que podem ser utilizados para personalizar a jornada do cliente, mas sempre deve-se partir de um ponto inicial: os dados. Independente se você irá seguir por uma estratégia de CRM, com réguas de personalização com base em compras, ou indicações in-store, será necessário convencer o cliente a ceder informações sobre sua vida e preferências de compras. Mas como conseguir chegar nesse nível de convencimento?

A boa notícia é que cada vez mais os consumidores estão aptos a trocar informações por vantagens, desde que todo o processo envolva transparência. Logo começar com um bom plano de CRM que inclua uma moeda de troca é essencial. Com os dados pessoais em mãos, devemos combiná-los às preferências e desejos de compras, para assim, termos uma personalização completa. 

Um exemplo interessante é a varejista fashion Zara que se usa da wishlist de seus aplicativo para trabalhar sua persuasão de compra dentro do ponto de venda. O que a fast-fashion espanhola faz é simples, mas tentador: através do geolocalizador, quando o cliente abre seu aplicativo próximo de uma de suas lojas, ele já mapeia quais produtos da lista de desejos estão disponíveis no estoque. Esse facilitador faz com que o cliente possa seguir direto para o provador. 

Níveis mais simples de automação também podem ser utilizados, inclusive sendo possível se utilizar da A.I. como estratégia para identificar oportunidades de relacionamento, reconhecer as diferentes jornadas de compra de cada consumidor e entender quais alavancas promocionais devem ser usadas, como programas de fidelidade, cashback ou descontos diretos via cupom.

Quando falamos de personalização de compras as opções são infinitas, desde que sempre se mantenha as necessidades do cliente no centro.

Social commerce e live commerce

Atualmente o Brasil é o terceiro país que mais utiliza redes sociais, segundo levantamento da Comscore. Entre as redes mais acessadas estão, respectivamente, YouTube (96,4%), Facebook (85,1%) e Instagram (81,4%). Ao todo são 131,5 milhões de usuários conectados no país.

Com um público tão grande, investir em redes sociais deixou de ser uma opção para se tornar uma obrigação, uma vez que as redes se tornaram o primeiro lugar que o cliente busca informações sobre um produto ou marca. Todavia, há já quase uma década as empresas utilizam as plataformas para as etapas de descoberta e de consideração dentro do funil de compras, a aposta da vez é como trabalhar a conversão do produto de maneira “orgânica”.

Catálogos indexados e tags de produtos são uma realidade cada vez mais incentivadas pelas redes. Um bom post não tem apenas uma imagem ou vídeo esteticamente agradável, com produto em destaque e uma legenda bem descrita com hashtags, deve ter também a possibilidade de compra com um clique. Mas como evoluir para tornar as compras num verdadeiro entretenimento? 

Na pandemia vimos uma prática nova ganhando força, as lives. Com toda uma sociedade presa dentro de suas casas, inclusive os artistas e influenciadores, o meio artístico teve que se manter relevante e encontrou a solução em transmissões em redes sociais e no apoio das marcas.

Com isso, foi percebido que conteúdos de longa duração e com aprofundamento são bem aceitos pelos usuários e, aos poucos, as marcas deixaram de lado o conteúdo cultural para focar no produto. 

Um exemplo é a marca Riachuelo, que mensalmente traz liveshops de 1h de duração, com convidados de suas redes de afiliados (micro influenciadores), mostrando novidades e disponibilizando cupons de desconto para garantir o bom faturamento da ação. 

Embora seja nas redes sociais que a Live Commerce viu seu nascimento, muitas empresas estão já trabalhando essa migração para suas próprias plataformas, a fim de tirar atritos no processo de compra e abrir possibilidade de incremento de vendas. 

Tal exemplo é a Shopee, uma precursora da estratégia, que na sua última grande ação de Dia do Solteiro (Single’s day, comemorado em 11.11 na China) produziu uma transmissão ao vivo de 12 horas seguidas, que gerou mais de 10 milhões de views e 80 milhões de likes totais.

“A ferramenta de live na plataforma foi lançada em março de 2022. O estímulo começou com a própria Shopee, mostrando do consumidor ao vendedor como o live commerce pode garantir uma compra mais assertiva. Além disso, descontos, cupons e outras ações também fortaleceram o formato”, Rodrigo Farah, head de Marca e Live Commerce da Shopee em entrevista exclusiva ao E-Commerce Brasil.

banner_blog_pequenas_empresas

Sustentabilidade e ética

Preocupação com o meio-ambiente e responsabilidade social são temas que fazem cada vez mais parte do cotidiano. Segundo pesquisa conduzida pela Manhattan Associates e divulgada pelo E-commerce Brasil, no média global 13% dos consumidores consideram a sustentabilidade como prioridade ao escolher uma marca para comprar, já no Brasil esse número sobe para 25%.

Não é de se surpreender que um país de território tão vasto e com tanta biodiversidade esteja de olho nas consequências de um modelo de consumo destrutivo. Mas como incorporar ideais de sustentabilidade e ética no varejo?

A sigla ESG (inglês, Environmental, Social e Governance), refere-se a uma resposta das empresas frente aos desafios da sociedade, é uma iniciativa que busca mensurar resultados das empresas aliados às preocupações sociais, ambientais e de governança. 

Entender os impactos ambientais, sociais e governamentais das empresas é essencial, independente de seu tamanho. Estamos falando de ações que incluem: conhecer bem seus fornecedores, ter um quadro de funcionários diversos em relação a idade, etnias e condições sociais, o uso de fontes de energia renováveis pela empresa, gestão de resíduos, transparência de gestão e muito mais. O conceito de ESG deve ser intrinsecamente ligado a cada setor das empresas e sempre monitorado. 

A Natura é um exemplo de empresa que constrói toda sua personalidade de marca em cima dos princípios de sustentabilidade e responsabilidade social, gerando até mesmo relatórios anuais em sua página de investidores. No último report disponível, de 2022, a gigante do mercado de beleza relatou ter sido responsável pela conservação de 2 milhões de hectares de floresta na região amazônica (environment), ter 53% de mulheres em posições de liderança na Natura&Co (social) e ter 99% dos colaboradores remunerados dentro do parâmetro de salário digno (government).

Vemos também a preocupação social e ambiental gerando novas oportunidades no mercado em proporções menores, mas com alto potencial. Palavras como “upcycle”, “moda circular” e “reutilização” ganharam forças. Não é mais apenas sobre descartar corretamente, mas, sim, sobre dar nova vida aos produtos.

Novos modelos de negócios pautados exclusivamente dentro dos pilares de preocupação ambiental e social tem se fortalecido. É o caso do crescimento dos brechós, que hoje são uma resposta ao consumo consciente. Como exemplo, temos a rede de franquias Peça Rara, que deve fechar o ano de 2023 com 140 unidades e um faturamento esperado de R$190milhões.

Por fim, percebemos que o varejo brasileiro está em constante evolução, e as tendências para 2024 mostram que o consumidor está cada vez mais exigente e atento a questões como sustentabilidade, personalização e experiência. 

As empresas que desejam se destacar no mercado precisam estar preparadas para atender a essas demandas, sem perder sua essência e sempre com foco no cliente. 

Autora convidada do Vamos Escrever. Pós-graduada em Marketing - FIA e Pós-graduada em Gestão estratégica de moda - FAAP. Mais de 10 anos de experiência em empresas de moda e varejo, com um histórico em desenvolver e implementar estratégias de marketing eficazes para marcas de moda e varejo. Humana dos meus cães e pole dancer nas horas vagas.

Artigos relacionados

Contábil
RAIS 2026: Prazos, Quem Deve Entregar e Substituição pelo eSocial

Você tem tudo o que precisa para fazer a entrega da RAIS 2024? Entenda neste texto mais detalhes sobre a declaração e evite multas:

Contábil
DEFIS 2026: Prazos, Como Fazer e Documentos Necessários

Não perca os prazos do DEFIS 2026! Clique aqui para um guia completo sobre como e quando realizar sua entrega.

Contábil
Histórico da Tabela NCM em 2025: Guia Completo de Mudanças

Confira o guia completo das mudanças no NCM 2025. Analisamos mês a mês as inclusões de códigos, atualizações na TIPI e novas interpretações técnicas da Receita Federal.+2Gostaria que eu adaptasse algum parágrafo técnico deste histórico, como a seção sobre o setor automotivo, para garantir o uso da voz ativa e melhorar a fluidez?

Contábil
Reforma tributária e contas a pagar: o que muda?

Contábil
ECD e ECF 2025: prazos, multas e regras

Confira todas as informações sobre as entregas da ECD e ECF em 2025, tire suas dúvidas sobre prazos, multas, responsabilidades e mais!

Contábil
ECD 2025: Todas as informações sobre a escrituração

Mantenha-se em conformidade em 2025! Conheça todos os prazos e regras essenciais da ECD. Informe-se agora!

Contábil
RAIS 2026: Prazos, Quem Deve Entregar e Substituição pelo eSocial

Você tem tudo o que precisa para fazer a entrega da RAIS 2024? Entenda neste texto mais detalhes sobre a declaração e evite multas:

Contábil
DEFIS 2026: Prazos, Como Fazer e Documentos Necessários

Não perca os prazos do DEFIS 2026! Clique aqui para um guia completo sobre como e quando realizar sua entrega.

Contábil
Histórico da Tabela NCM em 2025: Guia Completo de Mudanças

Confira o guia completo das mudanças no NCM 2025. Analisamos mês a mês as inclusões de códigos, atualizações na TIPI e novas interpretações técnicas da Receita Federal.+2Gostaria que eu adaptasse algum parágrafo técnico deste histórico, como a seção sobre o setor automotivo, para garantir o uso da voz ativa e melhorar a fluidez?

Contábil
Reforma tributária e contas a pagar: o que muda?

Contábil
ECD e ECF 2025: prazos, multas e regras

Confira todas as informações sobre as entregas da ECD e ECF em 2025, tire suas dúvidas sobre prazos, multas, responsabilidades e mais!

Contábil
ECD 2025: Todas as informações sobre a escrituração

Mantenha-se em conformidade em 2025! Conheça todos os prazos e regras essenciais da ECD. Informe-se agora!

Contábil
O que é DANFe? Entenda sua importância, como preencher e visualizar

Saiba o que é uma DANFE, sua importância e função. Confira todas as informações sobre o documento auxiliar no nosso artigo.

Contábil
Tipos de notas fiscais: conheça a lista completa

Conheça, neste post, quais são os tipos de notas fiscais válidos no Brasil e quando usá-los. Leia agora mesmo o conteúdo e não erre mais.

Contábil
Descontinuação GRC SAP: Entenda os desafios

Entenda o que irá acontecer com o GRC NF-e do SAP e alternativas para que o seu negócio não sofra com as alterações!

Contábil
IPI: o que é Imposto sobre Produtos Industrializados

Saiba o que é Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), quem deve pagar, produtos tributados, como calcular e mais. Acesse e confira!

Contábil
Retenção de INSS: regras, alíquotas e lista de serviços

Entenda o que é a retenção do INSS, quando ela ocorre, quais são as alíquotas e mais. Acesse e saiba tudo sobre a retenção do INSS.

Contábil
ISS retido: o que é, quando ocorre e serviços sujeitos

Você sabe como definir se um serviço está sujeito ou não à retenção do ISS? Confira todas as regras neste artigo completo que preparamos!

Contábil
DERE: o que é e o que muda com a obrigação acessória

Saiba tudo sobre a Declaração Eletrônica de Regimes Específicos (DERE): o que é, empresas que precisam entregar e quando começa a valer!

Contábil
IVA - Entenda o que é e o que muda para as empresas

O IVA-Imposto sobre Valor Agregado, ganhou maior notoriedade no Brasil a partir da proposição recente de três projetos de Reforma Tributária.

Contábil
Sistema SAP: o que é, vantagens e funcionalidades do ERP

SAP pode transformar seu negócio! Saiba como funciona e implemente com sucesso. Explore nosso guia agora!

Contábil
O que é DRE? Veja como fazer e quem deve entregar

O Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório contábil que exibe as operações financeiras de uma empresa.

Contábil
DCP 2025: Guia completo da demonstração de crédito presumido

Entenda o que é DCP - Demonstrativo de Crédito Presumido. Quem deve entregar, prazos e multas para falhas na entrega.

Contábil
O que é DOI? Saiba quando é preciso realizar a declaração

Um artigo completo para tirar todas as suas dúvidas sobre a declaração de operações imobiliárias (DOI). Leia agora!

Contábil
DARF 2025: Prazos, Informações e Obrigações

O documento de arrecadação da receita federal (DARF) é a guia gerada para recolher aos cofres públicos o pagamento dos tributos.

Contábil
DCTF 2025 e Inclusão do MIT:  tudo que você precisa saber

A DCTF mensal é uma obrigação acessória que tem como objetivo a confissão de débitos apurados pela pessoa jurídica, informações para 2018.

Contábil
DME: Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie

Entenda todas as principais informações sobre a Declaração de Operações Liquidadas Com Moeda Em Espécie (DME).

Contábil
DAE 2025: Tudo sobre a entrega do documento

Confira as principais informações sobre a DAE - Documento de Arrecadação do eSocial e mantenha suas obrigações fiscais em dia!

Contábil
GFIP 2025: Tudo o que você precisa saber sobre a guia de recolhimento do FGTS

Entenda tudo sobre a GFIP e o recolhimento do FGTS. Informações cruciais para conformidade trabalhista.

Contábil
DMED 2025: Confira Todas As Informações

Fique informado sobre a DMED 2025! Clique aqui para um guia completo com todas as informações necessárias.

Contábil
Nota Fiscal Avulsa: Quem Pode E Como Emitir

Aprenda o que é uma nota fiscal avulsa, para que serve, quem pode emitir, e como fazer este processo.

Contábil
IRPF 2025: Prazos, obrigações e novidades

Domine seu IRPF 2025 com nosso guia detalhado. Evite erros e otimize sua declaração. Acesse já as informações!

Contábil
Reforma Tributária para Contadores: Quais os Impactos

Política de Crédito e Cobrança: Mantenha a saúde financeira de sua empresa. Estratégias essenciais neste podcast.

Contábil
DASN SIMEI 2025: Guia Completo Com Prazos E Regras

Tudo que você precisa saber sobre o DASN SIMEI 2024. Acesse nosso guia com prazos e regras essenciais!

Contábil
DCTFWeb 2025: Prazos, mudanças e novidades

Entenda tudo o que você precisa saber sobre o DCTFWeb em 2024: prazos, multas, responsáveis e últimas mudanças. Acesse agora!

Contábil
eSocial 2025 Mudanças, prazos e outras informações

Entenda tudo o que você precisa saber sobre o eSocial 2025 e encontre as respostas para as principais dúvidas relacionadas a ele! Leia agora!

Contábil
Integração Qive e Magalu para notas fiscais

Economize tempo e evite erros com a importação automática de notas fiscais do seu marketplace para a Qive! Leia e veja como!

Contábil
IRPJ 2025: Regras, prazos e obrigações

Entenda tudo sobre o IRPJ 2025! Acesse nosso guia completo e prepare sua empresa para o imposto de renda jurídico.

Contábil
Auditoria Contábil: o que é e sua importância

Entenda o que é uma auditoria contábil, sua importância no dia a dia empresarial e como se preparar!

Contábil
DCTF: Tudo que você precisa saber

Confira todas as informações sobre a DCTF, sua diferença para a DCTFWeb, prazos, multas e obrigatoriedades. Leia agora!

Contábil
Aprenda Como Fazer Uma Gestão de Fornecedores de Serviços Otimizada

Veja como fazer uma gestão de fornecedores de serviços de forma otimizada para garantir mais lucratividade e eficácia nos seus processos!

Contábil
Retenções do Simples Nacional: INSS, IRRF, CSLL e Mais

Entenda quais são as retenções do Simples Nacional e quando cada um dos itens deve ou não ser retido!

Contábil
ICMS: entenda a apuração desse imposto

Entenda a importância do ICMS, quais são os fatores técnicos, como funciona e também quando realizar a apuração deste imposto.

Contábil
Arquivei agora é Qive. Mudamos nossa marca.

Arquivei agora é Qive. Conheça nossa nova marca e entenda todo o impacto que trazemos como o elo do fiscal com o financeiro!

Contábil
CNAE: o que é e como classificar sua empresa

Entenda o CNAE e como classificar sua empresa. Simplifique processos e esteja em conformidade.

Contábil
Responsabilidades do contador: quais são as principais

O contador geralmente assume as responsabilidades que envolvem o âmbito fiscal e tributário. Veja as principais responsabilidades.

Contábil
Honorários Contábeis: o que são e como precificar

Descubra métodos eficazes para determinar honorários contábeis. Valorize seu trabalho com estratégias de precificação.

Contábil
Tax e SPED da Qive: segurança e agilidade na conferência

Conheça tudo sobre o produto Tax e SPED da Qive e como ele apoia empresas e escritórios contábeis na busca da compliance fiscal!

Contábil
Conciliação Contábil: Entenda o Processo

Entenda qual a importância da Conciliação Contábil, os principais erros e o passo a passo para realizar esse processo dentro da sua empresa.

Contábil
Carta De Correção (CC-e): Todas As Informações

Saiba o que é a carta de correção de notas fiscais (CCe), como e quando utilizá-la para não correr riscos com o Fisco!

Contábil
Lançamento de notas fiscais de entrada: saiba como fazer

Para fazer o lançamento de notas fiscais de entrada, é preciso buscar o XML e digitar as informações, ou usar um software. Veja passo a passo!

Contábil
Fiscal
Como conseguir a segunda via da Nota Fiscal

Entenda como conseguir a segunda via da Nota Fiscal antiga utilizando a chave de acesso do documento fiscal ou uma solução automática.

Contábil
O que é a Nota Carioca e como emitir o documento

Nota carioca é a nota fiscal de serviço do Rio de Janeiro - RJ. Veja como consultar e mais informações sobre o documento!

Contábil
O que é Robotic Process Automation (RPA) e qual é sua aplicação nas empresas

RPA ou Robotic Process Automation é uma tecnologia que automatiza tarefas repetitivas, através de bots (robôs ou softwares). Leia e saiba mais!

Contábil
Escriturar nota fiscal eletrônica com carta de correção

É necessário escriturar uma nota fiscal eletrônica com carta de correção no EFD? Saiba como fazer o procedimento correto!

Contábil
Qual é o prazo para guardar notas fiscais e conhecimentos de transporte

É importante seguir o prazo para guardar notas fiscais. Acesse nosso artigo e saiba como armazenar XMLs de forma segura durante esse tempo!

Contábil
XML da Nota Fiscal: o que é e como ler

Aprenda o que é o arquivo XML da nota fiscal e como interpretar este documento para garantir o entendimento completo. Acesse agora!

Contábil
FSist parou de funcionar: o que fazer e onde consultar notas fiscais

Quando o FSist não funciona, uma boa plataforma pode suprir a sua necessidade de acesso aos XML das NFe. Saiba mais no artigo!

Contábil
Entenda a diferença entre amortização e depreciação

A amortização e a depreciação são procedimentos que documentam a perda de valor de bens tangíveis ou intangíveis. Veja como funcionam e suas diferenças!

Contábil
Como funciona a Qive

Aprenda como funciona a Qive, seus impactos em diferentes departamentos e os benefícios de utilizar a plataforma!

Contábil
Como emitir nota fiscal no Omie

Aprenda como emitir nota fiscal no Omie e a importância de uma boa gestão de NFes junto ao seu ERP!

Contábil
O que é o Validador de XML online da SEFAZ e como usar

Para usar o validador de XML, basta copiar todo o código da NFe ou CTe e colar no validador gratuito e online da SEFAZ, disponível aqui.

Contábil
Como Emitir Nota Fiscal no Tiny?

Emitir NFes ajuda na conformidade fiscal de uma empresa, além de trazer segurança para os consumidores. Confira como emitir nota fiscal no Tiny.

Contábil
Aproveitamento De Crédito Do ICMS No Simples Nacional: Como Funciona

Confira as hipóteses que não permitirão o crédito de ICMS quando o vendedor for optante pelo regime de tributação Simples Nacional.

Contábil
Onde E Como Baixar XML De NFCe

Aprenda como baixar XML de NFCe e onde encontrá-los para agilizar as rotinas do seu negócio e ter mais produtividade.

Contábil
NFCe No SPED EFD: Como Fazer Corretamente

Faça a entrega da NFCe no SPED EFD-ICMS/IPI e no SPED EFD-Contribuições da maneira correta! Leia o material completo!

Contábil
NFSe Via OCR: Consulta E Captura Como Funciona

Entenda como a captura e consulta de NFSe via OCR simplifica rotinas e torna sua gestão fiscal mais estratégica. Conheça a Qive!

Contábil
Fim Da DIRF: Principais Mudanças

Entenda os impactos do fim da DIRF e o que irá substituir essa documentação na sua rotina contábil!

Contábil
Navegando Pelas Mudanças: A Importância Da Atualização Para Profissionais Contábeis e Tributários

Entenda a importância da atualização constante para profissionais contábeis e tributários e aproveite o desconto dessa parceria!

Contábil
Ativo intangível: o que é e qual sua importância

Entenda o que é um ativo intangível e sua importância dentro da valorização das empresas no mercado!

Contábil
Como Funcionam as Integrações via APIs em Sistemas Contábeis?

Entenda como funcionam as integrações via API em sistemas contábeis e garanta um funcionamento correto e ágil!

Contábil
Gestão De Tesouraria Com Contabilidade E DP Fiscal

Entenda a relação entre a gestão de tesouraria com a contabilidade e o departamento fiscal e veja a sua importância!

Contábil
Exclusão do Simples Nacional: Como resolver?

Entenda o que é a exclusão do simples nacional e como resolver isso antes dos prazos em nosso artigo! Leia agora!

Contábil
Planejamento Empresarial Para PMes Em 2024

Impulsione sua PME em 2024 com nosso planejamento empresarial. Clique e comece a transformar seu negócio!

Contábil
Expectativas Para O Varejo Em 2024

Conheça as projeções para o varejo em 2024 e prepare-se para as tendências. Fique informado, leia mais aqui!

Contábil
Planejamento Fiscal Em 2024 Para Manter o Compliance

Garanta a compliance fiscal em 2024! Aprenda como com nosso planejamento fiscal detalhado. Clique aqui!

Contábil
Tudo Sobre Planejamento Contábil Para Empresas E Escritórios Em 2024

Otimize seu planejamento contábil em 2024! Dicas essenciais para empresas e escritórios. Acesse agora!

Contábil
Como Emitir Notas Fiscais Eletrônicas Gratuitamente com o Emissor do SEBRAE

Aprenda como emitir nota fiscal eletrônica no emissor gratuito do SEBRAE passo a passo no nosso guia!

Contábil
8 erros que o varejo deve evitar na Black Friday

Não deixe de fazer um bom planejamento para qualquer data específica, veja os principais erros que o varejo precisa evitar na Black Friday.

Contábil
CEST: Entenda o que é e sua relação com NCM e FISCO + Tabela CEST Grátis

Neste artigo, saiba o que é e qual a importância do CEST. Descubra como encontrar o código nas NFes e como ter acesso à Tabela!

Contábil
Depois da nota fiscal emitida quanto tempo demora para receber

Domine os prazos de emissão, recebimento e pagamento de notas fiscais com nosso guia prático, evitando multas e otimizando os fluxos da sua empresa!

Contábil
O que é Inbound SAP e como melhorar esse processo

O inbound SAP se refere à entrada de documentos fiscais para a empresa dentro do ERP, movimentando o estoque. Veja como melhorar o processo!

Contábil
Como Consultar Notas Fiscais Eletrônicas De Minas Gerais

Aprenda como consultar notas fiscais eletrônicas em Minas Gerais (MG) pelo CNPJ, chave de acesso ou de forma automática!

Contábil
Contabilidade Digital: Aprenda Suas Vantagens E Como Aplicá-la

Aprenda o que é a contabilidade digital, sua importância, objetivo, vantagens e como aplicá-la em empresas e escritórios contábeis.

Contábil
Contabilidade Estratégica E As Vantagens Que Ela Oferece

Aprenda o que é contabilidade estratégica e veja como ela pode ajudar o seu negócio a se destacar no mercado e aumentar sua lucratividade!

Contábil
Nota Fiscal De Saída: O Que É E Sua Importância

Entenda o que é uma nota fiscal de saída, quando ela deve ser emitida e a importância de um bom gerenciamento dessas notas!

Contábil
CTe OS: Um Guia Completo Sobre O Documento

Descubra o que é CTe OS, sua diferença do CTe, a importância e dicas essenciais para fazer o melhor uso deste documento!

Contábil
Nota Fiscal De Entrada: O Que É E Sua Importância?

Entenda o que é uma nota fiscal de entrada, quando você deve emitir ou receber e a importância de um bom gerenciamento dessas notas!

Contábil
O Que É Contabilidade Gerencial E Seus Benefícios

Entenda o que é a contabilidade gerencial e quais os benefícios que ela traz para quem opta por utilizá-la!

Contábil
Mudança Na Emissão De Nota Fiscal Para MEI

Confira as novas regras e obrigações para emissão de nota fiscal - MEI e garanta os processos corretos com estes documentos!

Contábil
Certificado Digital A1: Benefícios E Usos

Entenda os benefícios e formas de uso do certificado digital A1 para o seu negócio neste artigo! Acesse agora!

Contábil
GINFES: O Que É E Como Consultar NFSes Automaticamente

Conheça o GINFES, Gestão Inteligente da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, e veja como ele pode te beneficiar no seu dia a dia fiscal!

Contábil
Como Abrir Arquivo XML: 05 Formas Para Seu Dia A Dia

Aprenda como abrir o arquivo XML da sua nota fiscal de diferentes formas e ainda como você pode transformá-lo em PDF com a Qive!

Contábil
09 Softwares Contábeis Para Contadores, Pequenas e Médias Empresas

Opções de softwares de contabilidade disponíveis no mercado? Um bom sistema contábil é essencial na hora de emitir notas fiscais...

Contábil
O que é ECF? Descubra a sua importância e como preencher o documento corretamente

Descubra o que é ECF e quais empresas são obrigadas a emitir o documento. Confira também prazos, erros a serem evitados e possíveis multas.

Contábil
Certificado Digital: entenda o que é como escolher o melhor para sua empresa!

Entenda o que é um Certificado Digital e como obter. Neste artigo, descubra também quais são os seus tipos e como implica na NFe.

Contábil
Contabilidade rural: quais seus objetivos e benefícios?

Fazer uma boa gestão de contabilidade rural é tarefa que demanda atenção e conhecimento. Saiba os principais benefícios e como fazer.

Contábil
Contabilidade para startups: como funciona e por onde começar?

Veja tudo o que você precisa saber sobre contabilidade para startups desde a abertura da empresa e estruturação e até a estratégia,

Contábil
Bloco K: tudo o que você precisa saber

Neste texto, trouxemos todos os pontos sobre o Bloco K, quem é obrigado a declarar, regras, vantagens e outras. Confira:

Contábil
Retificação SPED EFD: como fazer passo a passo

Confira neste texto como fazer a retificação do SPED EFD, seus prazos, cuidados, regras e outras dicas valiosas essenciais aos contribuintes:

Contábil
CIOT no MDF-e: o que é, importância e como gerar

Neste texto, você vai conferir tudo sobre CIOT no MDF-e: o que é, como gerar, importância, benefícios, infrações, multas e outros assuntos:

Contábil
Apuração de impostos: principais tributos e regimes

O que você sabe sobre apuração de impostos? Neste texto, falaremos sobre tributos, regimes e como realizar a apuração de cada um deles.

Contábil
GTIN: o que é, para que serve e obrigatoriedade na NF

Confira os aspectos gerais sobre a obrigatoriedade e cronograma para validação do GTIN nos documentos fiscais. Continue a leitura:

Contábil
Como baixar XML de NFe e CTe com certificado digital

Saiba como baixar XML de NFe com certificado digital, garantindo validade jurídica, segurança, velocidade e de modo automatizado.

Contábil
Saiba como identificar multas abusivas

Veja neste artigo como identificar multas abusivas, seus tipos, quando pode ser contestado e o que a legislação diz sobre isso.

Contábil
OCR: o que é, como funciona e benefícios

Entenda neste texto o que é a tecnologia OCR, como ela funciona, quais os benefícios e como ela pode ser usada na gestão e consulta de NFSe.

Não peça mais notas para 
os fornecedores

Converse com a gente para conectar sua operação de ponta a ponta por meio de documentos fiscais.