Quer ficar por dentro do conteúdo, mas está sem tempo de ler? Clica no player e ouça o que fazer quando o Certificado Digital dá não encontrado:
Certificado digital é uma assinatura digital, com validade jurídica, que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet. Mas, podem ocorrer problemas, como o certificado digital não encontrado ou não estar funcionando.
Se você está procurando por uma plataforma de consulta de Notas via certificado digital, experimente grátis a Qive.
Neste artigo, serão abordados os possíveis erros relacionados ao certificado digital não encontrado. Veja o que fazer nesta situação:
1. Emissão e consulta de Notas Fiscais eletrônicas;
2. Transmissão de declarações e SPED à Receita Federal (RFB);
3. Consulta com certificado digital na Qive.
Emissão e consulta de Notas Fiscais eletrônicas
Este é o principal tópico abordado entre os erros mais comuns no uso do certificado digital. É importante lembrar que para a emissão e consulta de Notas Fiscais são utilizados apenas 2 (dois) tipos de certificados, tipo A1 e tipo A3.
O certificado digital A3, por ser um certificado físico, tem muito mais chances de erro na emissão e consulta da Sefaz, como:
- Problemas na comunicação entre certificado e módulo de segurança;
- Problemas na instalação do certificado digital;
- Versão do java no computador do usuário;
- Driver necessário para conexão com o certificado, entre outros.
O certificado digital não reconhecido, neste caso, também pode ocorrer devido a problemas na porta USB utilizada. Tente mudar a porta USB ou ainda reiniciar o computador.
Além disso, o próprio equipamento (token ou cartão) pode sofrer avarias, perda e circular na empresa de maneira insegura.
Alguns exemplos de avarias que causam a inutilização do certificado A3 são:
- Após três tentativas incorretas de digitação do PIN, seguido de três tentativas incorretas de digitação do PUK;
- Esquecimento do PIN e do PUK;
- Perda do cartão inteligente;
- Formatação do cartão inteligente;
- Apagamento da chave privada.
A transmissão de arquivos à Receita Federal (RFB) pode causar grandes problemas para a empresa, pois muitas obrigações têm data para serem entregues e qualquer erro pode atrasar o envio.
Continue lendo para conhecer os principais problemas relacionados ao certificado digital na transmissão de arquivos à RFB.
Transmissão de declarações e SPED à Receita Federal (RFB)
Para entregar qualquer declaração à Receita Federal é necessário certificado do tipo A1 (arquivo eletrônico) ou A3 (pendrive ou token).
Como dito acima, o certificado digital A3, por ser um certificado físico, tem muito mais chances de erro na emissão e consulta da Sefaz e também na transmissão de arquivos, como o SPED fiscal à RFB.
Caso o seu certificado digital tenha sido emitido pela Certisign ou Serasa, é possível fazer testes para resolver o problema.
Faça o teste do certificado de acordo com a sua AC (Autoridade Certificadora):
- Certisign – https://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/certificado-digital/teste-certificado
- Serasa – https://serasa.certificadodigital.com.br/teste/
Os principais casos de teste são:
- Certificar-se de que o certificado digital A1 está instalado no computador em que você está acessando;
- No caso do certificado digital A3, conectar corretamente o cartão inteligente ou token no computador.
O certificado digital também tem prazo de validade, é preciso estar atento à data de renovação. Com a data de validade expirada, a empresa fica impossibilitada, principalmente, de emitir suas Notas Fiscais eletrônicas ou transmitir declarações à Receita Federal, por exemplo.
Os certificados digitais possuem validade de 1 ou 3 anos. Então programe a renovação do seu certificado digital.
Consulta com certificado digital na Qive
Saiba como associar seu certificado A1 ou A3 para garantir uma conexão segura com o Módulo de Segurança da Qive.
O certificado do tipo A1 é o modelo ideal para a Qive pois possibilita um uso pleno de todas funcionalidades, como Agendamento de Consulta Automática de NFes e CTes, consulta de nota de serviço no sistema Paulistano, GINFES e do Rio, entre outras.
No caso do certificado digital A3 é necessário instalar o Módulo de Segurança Qive (MSA) para consultas e manifestações na Qive. A instalação é simples.
Instalação do certificado digital A1
Para instalar o certificado digital A1:
- Clique no botão “Escolher Arquivo”, busque e selecione o arquivo do Certificado Digital em seu computador. Este certificado deve ter extensão .pfx ou .p12;
- Digite a senha do certificado no campo “Senha do Certificado”;
- Clique em “Enviar Certificado”.
Instalação do certificado digital A3
Para instalar o certificado digital A3:
- O Certificado deve estar instalado no computador que você está usando e deve estar conectado à ele sempre que for fazer uma Consulta e Arquivamento. Caso não esteja instalado, você deve entrar em contato com a certificadora para saber como instalar;
- O seu sistema operacional deve ser Windows pois nosso módulo de segurança não funciona em sistemas Linux e MacOS;
- Baixar a versão mais recente do Java;
- É essencial que você baixe nosso Módulo de Segurança para que consigamos estabelecer uma conexão segura entre você, a Sefaz e a Qive;
- Após a instalação do Módulo de Segurança, caso você utilize o navegador Chrome, você deve instalar a nossa extensão em seu navegador – deve aparecer uma janelinha no seu navegador quando estiver fazendo a primeira consulta, basta aceitar.
Caso você esteja visualizando algum erro durante a instalação ou a consulta de notas com seu certificado, você pode verificar aqui se o módulo de segurança está instalado e funciona corretamente no seu computador.
Uma janela deve se abrir com dados sobre a instalação. Caso isso não ocorra, por favor, entre em contato com o suporte da Qive através do nosso chat.
Conclusão
Existem diversos motivos para ocorrer o erro de “certificado não encontrado”. Citamos os principais casos e como resolver.
Através de uma parceria com essas duas grandes certificadoras (Serasa e Certisign), a Qive consegue oferecer desconto na compra de certificados do tipo A1 para todos os seus clientes.
Esteja sempre em dia com o fisco: faça a gestão de todas as suas notas e não perca nenhum prazo. Você pode começar grátis e sem compromisso com a Qive.
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Tudo o que você precisa na Qive para gestão financeira e fiscal do jeito certo: automatizada e estratégica.