Veja como se planejar para aproveitar os eventos sazonais como oportunidade de vendas em seu negócio.

Quer consumir o conteúdo, mas está sem tempo de ler? Não tem problema! Basta clicar no player e ficar por dentro sobre como aproveitar os eventos sazonais para impulsionar suas vendas:


Em linhas gerais, as empresas nascem para atender a um problema de um público específico e para ser rentável aos seus proprietários e funcionários. Assim, unir propósito e resultados financeiros deve ser o foco máximo dos empreendedores.

Para que os resultados sejam sempre maximizados e as oportunidades aproveitadas, uma dica importante é identificar a sazonalidade de seu negócio. Trata-se de entender se há e qual é a época do ano em que a demanda pelos serviços ou produtos é maior ou menor, percebendo se há alguma data específica em que as campanhas podem ser criadas. Ou seja, perceber quando os eventos sazonais poderão ser usados para impulsionar o crescimento da empresa.

Imagine uma empresa de venda de chocolates e doces em geral. Há vários momentos do ano em que ela pode preparar produtos diferentes e lucrar mais, como a Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados etc..

Um outro exemplo interessante são negócios que têm seu faturamento afetado pela condição climática, como sorveterias. Em meses (ou dias) mais quentes, as vendas são mais impulsionadas, já no inverno e nos dias frios, o movimento de clientes cai consideravelmente.

Por isso é muito importante conhecer as datas e eventos sazonais de seu ramo de atuação, bem como as características de sua localidade para planejar as ações de modo a aproveitar oportunidades e se preparar para épocas de baixa e de alta demanda. 

Nesse sentido, para auxiliar na otimização do seu negócio, a seguir temos um passo a passo de como ligar o radar do seu empreendimento para datas e épocas diferentes.


O que são eventos sazonais

Falando mais tecnicamente, eventos sazonais são períodos do ano que possuem um tema específico. Existem diversos tipos de eventos, como datas comemorativas (Dia das mães, Dia dos namorados, Natal), festas nacionais e locais (Festa Junina, Carnaval) e grandes períodos de comoção nacional (Eleições, Copa do mundo, Olímpiadas).

Além desses momentos maiores, existem outros momentos específicos que podem ser considerados como eventos sazonais. Férias escolares, lançamentos de filmes/séries famosas, transições de estações do ano e comemorações específicas em cada região, como aniversário da cidade e eventos culturais.

Isso significa que atrelar produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece com esses períodos é uma forma estratégica de aumentar suas vendas. Através de combos, promoções ou realizando campanhas com a temática. Além disso, fora desses períodos ou em meses que normalmente há uma baixa de vendas e/ou fechamentos de contratos, é importante encontrar alternativas para movimentar a empresa durante esses momentos também.

Mas para utilizar os eventos sazonais como fonte de estratégia, é importante se atentar em alguns pontos. Falaremos a seguir:


I. Público alvo e calendarização

O primeiro ponto é conhecer o seu segmento e público-alvo, definindo quais são os objetivos e qual é o perfil dos seus consumidores. Nesse mesmo sentido, é preciso rastrear e entender se há alguma fase do ano, mês ou semana em que as vendas são (ou podem ser) potencializadas. 

Para isso, olhar o calendário é um exercício simples e eficaz. Então veja quais são as datas comemorativas que fazem sentido para sua empresa, analisando e desenvolvendo quais ações e campanhas podem ser feitas. Nesse ponto vale desde agregar um novo produto ao mix existente, até criar promoções de queima de estoque. Por exemplo, um restaurante pode criar uma promoção para casais no Dia dos Namorados para atrair mais clientes, da mesma forma que uma loja de acessórios pode criar um produto exclusivo para essa época do ano.  


II. Planejamento estratégico

Com as datas definidas, as ações podem ser planejadas com antecedência. Desse modo, preparar a comunicação, o estoque e o atendimento para as épocas de alta é essencial para o sucesso.
Mas fique atento! Também deve haver uma preparação efetiva para os momentos de menor demanda, calculando a diminuição do efetivo, do estoque e organizando uma preparação financeira para honrar os custos fixos.

Após a execução das campanhas especiais em datas comemorativas, o ato de levantar os pontos de sucesso e os de melhoria é essencial para o aprimoramento das ações futuras.

Dessa forma, a empresa consegue tirar o melhor proveito das ações sazonais e direcionar a empresa para o crescimento de maneira sistematizada.

O Brasil tem 14 feriados nacionais, sendo que 4 datas não oficiais, mas mesmo assim são muito celebradas pelo país. Isso sem contar os feriados e comemorações regionais, que aumentam consideravelmente esse número. Da mesma forma, aumentam-se também as oportunidades para os empreendedores, que podem aproveitar todas essas datas para alavancar seus negócios. 

Nesse contexto, a importância de um planejamento prévio de cada oportunidade faz com que seus resultados sejam maximizados. Então, como já exposto, é essencial criar um calendário prevendo todas as épocas e datas interessantes para seu empreendimento.

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III. Organização Financeira para eventos sazonais

Outro ponto importante a ser ressaltado sobre o uso estratégico das datas comemorativas é que elas podem ter um impacto essencial no resultado financeiro da empresa ao final de um ano completo. Por sua vez, essa “diferença” pode ser revertida em reinvestimentos na própria operação, a fim de maximizar resultados futuros.

Portanto, organize momentos mensais para analisar as datas futuras e estruturar as ações que podem ser realizadas na sua empresa. Caprichar na comunicação e uso das redes sociais na publicidade é um grande diferencial. Inclusive, se for possível, investir num serviço de marketing qualificado faz toda a diferença para a imagem do negócio, podendo alcançar e atrair um número maior de clientes. 

Por fim, é importante pontuar que o crescimento da sua empresa deve acontecer de maneira constante e sustentável. Assim, assegurando a saúde e a continuidade do empreendimento, é possível sempre aplicar melhorias e investir em inovações de maneira mais assertiva, medindo sempre os resultados e colhendo os frutos das ações.


O fechamento do mês é crucial!

Se planejar para novas estratégia de vendas e ter um fechamento do mês falhos não é eficaz. É neste momento crucial que é possível perceber as saídas, entradas, melhorias e problemas que aconteceram. Porém, muitas vezes, realizar o fechamento do mês pode ser trabalhoso e tomar muito tempo. Além disso, quando realizado de forma manual, ainda pode conter erros.

Pensando nisso, o time Qive, criou um infográfico para te ajudar exatamente nesta área. Mostrando uma série de ferramentas que irão te ajudar a simplificar a sua rotina de escrituração de notas fiscais. Para acessar o material gratuitamente, acesse:

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Escrito por Natalia Sartorelli

Autora Vamos Escrever, é bacharel em Administração pela UNESP e pós-graduada em Gestão da Produção pela UFSCar, sempre desenvolveu trabalhos voltados para consultoria empresarial. Com conhecimentos em gestão financeira, operacional e estratégica, fundou a PH3 Consultoria, visando auxiliar empresas a serem mais organizadas e lucrativas. Adora organizar ideias e negócios. 📩nataliasartorelli@vamosescrever.com.br Saiba mais sobre o autor