No mercado, as mudanças parecem acontecer na velocidade da luz. Por isso, a empresa que se torna adaptável tem vantagem competitiva, seja de porte pequeno, médio ou grande. Para isso, muitos negócios contam com ferramentas, como os ERPs, para otimizarem os processos. 

Nesse contexto, o Oracle NetSuite se destaca como uma dessas ferramentas na nuvem,  oferecendo  soluções completas para aprimorar a gestão.

Você sabe do que se trata o Oracle Netsuite? No artigo a seguir, você vai conhecer o ERP e saber como pode ser conectado a plataforma da Qive para ganhar ainda mais robustez no negócio.  

O que é o Oracle Netsuite

Antes de mais nada, vamos esclarecer um conceito fundamental: o ERP. Essa é a sigla para Planejamento de Recursos Empresariais. Esse sistema funciona como a espinha dorsal da sua empresa. Ou seja, ele centraliza e integra os dados de diversas áreas, desde finanças e estoque até produção e relacionamento com o cliente. 

Essa visão 360 possibilita uma gestão mais estratégica, eficiente e transparente. Vale lembrar também que mesmo usando um ERP de diferentes fornecedores, eles conseguem se comunicar entre si para trocarem informações e dados. 

O Oracle NetSuite não é como qualquer outro ERP. Ele se diferencia por funcionar em nuvem. Isso quer dizer que a plataforma é acessível pela internet e não tem necessidade de hardwares para armazenar documentos. Outra característica da nuvem é viabilizar a eficiência das operações ao automatizar processos fundamentais.

Sendo assim, o NetSuite ERP oferece visibilidade de dados e controle mais rígido sobre seus negócios através de aplicativos para gerenciamento de contabilidade, processamento de pedidos, gerenciamento de estoque, produção, cadeia de suprimentos e operações de armazenamento.

Além disso, um ERP é altamente escalável e versátil, pois não se restringe a um tipo de segmento. O Oracle NetSuite ERP pode ser implementado em empresas de todos os tamanhos e setores, e em qualquer lugar do mundo.

Como o Oracle Netsuite funciona

O Oracle NetSuite funciona como um serviço de nuvem (SaaS) através de assinatura. Assim, a empresa paga pelo uso da plataforma e se beneficia com a solução. Isso significa que o desenvolvedor (Oracle) se torna responsável por manter a plataforma atualizada e operante. 

O Netsuite reúne todas as áreas em um só lugar, seja finanças, cadeia de suprimentos, manufatura, RH e e-commerce. Assim, quem conta com essa solução garante um um banco de dados completo, em vez de usar um tipo de software para cada uma dessas funções. Ou seja, a empresa também evita os custos associados à compra de hardware e software.

Mais um atributo desse sistema de gestão é o auxílio às empresas para operar os processos de múltiplas filiais, seja em São Paulo, em outra cidade ou em qualquer outro país da América Latina ou do mundo.

Quais são os principais módulos do Oracle Netsuite

Você precisa saber que o Oracle NetSuite é um sistema modularizado. Isso significa que cada módulo possui ferramentas ideais para uma área específica do negócio. Com a integração entre todos os departamentos viabiliza um processo interligado e em pleno funcionamento. 

Isso ajuda muito no trabalho entre equipes e desencoraja o trabalho em silos. Conheça os principais módulos a seguir. 

Gestão financeira

A gestão financeira é o básico para qualquer ferramenta de gestão, pois deve simplificar e agilizar transações, além dos fechamentos contábeis. Com o Netsuite não seria diferente. Na ferramenta, os relatórios são feitos online e com informações atualizadas em tempo real, para todos os colaboradores. 

Assim, ele pode ser usado para relatórios em várias moedas, organização dos livros contábeis e fiscais de cada filial, gerenciamento de contas a receber e a pagar, além de ter um cronograma de faturamento.

Contabilidade

O software de finanças e contabilidade em nuvem do NetSuite auxilia a projetar e otimizar processos e operações. Ele reduz os custos de back-office com as funções financeiras e contábeis, juntamente com a gestão de compliance. 

Além do acesso em tempo real a dados financeiros dinâmicos, também é possível gerar demonstrações e declarações em conformidade com vários requisitos regulatórios, como ASC 606, GAAP, SOX e outros.

Enterprise Performance Management

O NetSuite EPM centraliza e otimiza os processos financeiros da sua organização, impulsionando o crescimento do seu negócio:

  • Visão 360: visão completa da saúde financeira da sua empresa para a tomada de decisões mais estratégicas assertivas.
  • Planejamento eficaz: orçamentos precisos e acompanhamento do desempenho
  • Fechamento rápido: viabiliza a automatização de tarefas, reduz erros e acelera o processo de fechamento financeiro.
  • Relatórios Personalizados: criação de relatórios com base nas necessidades da sua empresa, além de possibilitar o compartilhamento com os stakeholders.

Gestão de supply chain

Há também um módulo dedicado à cadeia de suprimentos. Quem lida com a logística, pode ter muitas vantagens com o NetSuite. O principal objetivo é aumentar a eficiência na produção e operações, mantendo uma visão atualizada do estoque e armazém.

A gestão de supply chain pode te ajudar nas seguintes funções:

  • Gerar ordens de fabricação automática, a partir de ordens de venda.
  • Monitorar a disponibilidade de estoque, através de listagem de materiais.
  • Mapear fabricação para o registro de cálculo de custos, recursos e tempos necessários para a produção.
  • Automatizar operações ordens de compra e venda entre empresas, também conhecimento como gerenciamento de pedidos. 

Além desses módulos, este ERP de gestão empresarial também possui outros módulos como e-commerce, faturamento e vendas.

Quais os benefícios que o Oracle Netsuite oferece

A seguir, conheça todos os benefícios do Oracle Netsuite para a sua empresa: 

  1. Gestão de processos financeiros e de contabilidade, gerando eficiência e produtividade.
  2. Gestão de vendas e CRM, com o gerenciamento de todo o ciclo de vendas, desde a prospecção até a conversão.
  3. Promove mais visibilidade de inventário com o monitoramento dos níveis de estoque, diminuição dos custos de transporte e mais velocidade de entrega.
  4. Gestão de projetos e recursos humanos, garantindo cumprimento de prazos e alocação eficiente de recursos. 
  5. Otimiza a supply chain a partir do controle de fluxo de mercadorias entre seu fornecedor, você e seus clientes.
  6. Aumento da eficiência de estoque no armazém. 

Como potencializar o uso do Oracle Netsuite

Sabia que a Qive potencializa o uso do Oracle NetSuite? Chamamos essa potencialização de conexão Oracle, já que os documentos fiscais da sua empresa podem ser lançados automaticamente e parametrizados no NetSuite. E o melhor: a conferência das informações também é automática. 

Inclusive, a Qive estabelece essa função até em outros ERPs oferecidos pela Oracle, mas voltando ao Netsuite, saiba que essa integração permitirá o gerenciamento de todos os DFes em tempo real. Ou seja, não é preciso mais capturar os lançamentos de forma manual.

Através da Conexão Oracle, os clientes podem simplificar as operações que já foram manuais e gerar eficiência na gestão. Diferente dos concorrentes, garantimos o melhor motor de captura de documentos fiscais, garantindo cobertura, velocidade e agilidade no processo fiscal e financeiro.

O resultado disso é a eliminação de erros, redução de custos e agilidade das operações financeiras e contábeis. Ou seja, proporcionando maior controle e transparência em suas atividades.

Quer saber mais sobre como o Oracle Netsuite pode ser um aliado quando potencializado pela Qive? Clique para falar com os nossos especialistas e leve a sua gestão a um novo patamar!

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Qive

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor