O Oracle e-Business Suite oferece funcionalidades robustas para impulsionar sua empresa e atingir vantagem competitiva, independentemente do seu segmento. Os produtos do Oracle EBS podem gerenciar dados vindos de diferentes departamentos, informações sobre clientes, fornecedores e processos internos. Além disso, fornece insights valiosos sobre o desempenho do seu negócio e permite a tomada de decisões mais estratégicas. 

Mas afinal, quais são os produtos do Oracle e-Business? Como o EBS pode potencializar o sucesso do meu negócio? Conheça os principais produtos dessa ferramenta e saiba como a Qive pode ser integrada. 

O que é o Oracle e-Business Suite?

O Oracle e-Business Suite (EBS) é um ERP (sistema de gestão empresarial), sendo um dos mais conhecidos e usados no mundo. São produtos dentro da ferramenta desenvolvidos para auxiliar no gerenciamento de vários aspectos das operações de uma empresa.

Todos os módulos do EBS trabalham de forma integrada, e assim eliminam a necessidade de implementar sistemas isolados. Além disso, pode ser adaptado às necessidades específicas de cada empresa, independentemente do porte e setor. 

Por conta disso, permite a escalabilidade e suporta o uso em vários idiomas, moedas e regulamentações. Ou seja, é ideal para organizações operando em diferentes países.

Os principais produtos do Oracle EBS

Order Management

O Order Management é responsável por gerir todo o processo de pedidos, que vai desde a  criação até a entrega final ao cliente, seja ele CPF ou CNPJ. No que diz respeito aos pedidos, ele permite a captura através de canais, como website, telefone e outros.

Além disso, possui cálculo de preços com base nas regras do produto ou serviço e cria documentos automatizados, como ordens de picking e faturas. 

O order management funciona a partir das seguintes etapas: 

  • Captura do pedido através do canal de vendas
  • Validação da disponibilidade e reserva no estoque
  • Planejamento de entrega verificando a localização do cliente, frete e prazo de entrega 
  • Envio do pedido ao armazém para separação de mercadorias
  • Geração de fatura para envio aos clientes 

Logistics

São módulos integrados para gerenciar operações logísticas com mais eficiência, assim por meio do planejamento, execução e controle das atividades. 

Nesse contexto, os componentes da logística do EBS são: Warehouse Management (WM) para as operações em armazém, Warehouse Management (WM) para a otimização de transporte e Inventory Management, feito para controlar os níveis de estoque. 

Procurement

Quem procura gerenciar os pedidos de compras de forma eficiente, utiliza o Procurement. Uma vez automatizado, os processos da sua empresa viabilizam a conformidade e o gerenciamento de fornecedores.

Existem várias possibilidades de uso para diferentes tipos de empresa. Veja bem, as empresas de grande porte automatizam os processos de compras e garantem maior visibilidade sobre os gastos. 

Já as empresas com muitas filiais podem centralizar a gestão de compras e padronizar os processos. Organizações que precisam atingir o compliance podem usar o procurement para reduzir o risco de fraudes e desvios.

Projetos

Feito para gerenciar o ciclo de vida completo de projetos, desde a concepção até a conclusão, o módulo de projetos oferece funcionalidades para planejar, executar e controlar projetos:

  • Criação de estruturas de trabalho detalhadas (WBS);
  • Criação de orçamentos detalhados e acompanhamento de custos;
  • Acompanhamento do progresso das tarefas e gerenciamento de riscos;
  • Relatórios personalizados para acompanhamento de projetos.

Manufatura

O módulo de manufatura do Oracle EBS viabiliza funcionalidade que serve para a fabricação discreta até a produção por processo. Com a integração de um sistema de execução de manufatura (MES), a cadeia de suprimentos, a Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), a manufatura possibilita um controle preciso de todos os processos produtivos.

Ele funciona como um sistema nervoso central da fábrica. Ou seja, coletando e analisando dados em tempo real de sensores, máquinas e outras fontes e assim otimizando o cronograma de produção. Além disso, aloca recursos com mais eficiência e monitora a qualidade em todas as etapas do processo.

Asset Lifecycle Management

Essa modalidade é destinada a otimizar o valor e desempenho de ativos físicos, indo desde o planejamento até a disposição. Assim, tem uma visão holística do ciclo de vida dos ativos:

  • Aquisição: gerencia o processo de compra, com seleção de fornecedores, negociação e recebimento.
  • Implantação: coordenar a instalação e comissionamento do ativo.
  • Manutenção: programa a manutenção preventiva e corretiva 
  • Descarte: gerencia o descomissionamento, venda ou reciclagem.

Os setores que mais se beneficiam desse módulo são indústrias de manufatura, empresas de aluguel de veículos, imóveis e o governo com infraestrutura pública.

Serviços

Da solicitação ao faturamento, o módulo serviços é muito útil para empresas que oferecem serviços, como manutenção, instalação e suporte técnico. Esse produto cria a ordem de serviço, planeja e despacha os agentes para a execução, gera a fatura para o cliente e gera relatórios com o desempenho e eficiência do serviço prestado.

Financials

O Financials é um conjunto de ferramentas para automatizar e integrar todos os processos financeiros da empresa para ajudar na gestão e facilitar a tomada de decisões estratégicas. As possibilidades do financials são:

  • General Ledger (GL) para o registro de todas as transações contábeis.
  • Accounts Payable (AP) e Accounts Receivable (AR) para a criação de documentação das contas a pagar e receber, respectivamente.
  • Cash Management (CM) para otimizar o fluxo de caixa.
  • Fixed Assets (FA) focado no registro, depreciação e controle dos ativos fixos.

Gerenciamento de Capital Humano

Esse produto é essencial para o setor do RH. Ele permite que os funcionários acessem o sistema para solicitar férias ou alterar dados cadastrais, automatiza o processo de recrutamento e o cálculo da folha de pagamento e realiza o controle de ponto. 

Potencialize o uso do Oracle com a Qive

Sabia que é possível integrar a plataforma da Qive com o Oracle? É a integração ideal para quem procura potencializar ainda mais as funcionalidades do Oracle EBS. 

Estamos falando da Conexão Oracle, para garantir os lançamentos fiscais automáticos e conferências seguras dos seus documentos. As funcionalidades vão de cruzamento de informações nos documentos fiscais, até o acesso das NFSe e identificação de erros e inconsistências com mais rapidez. 

Chegou a hora de focar em uma rotina focada no crescimento da sua empresa. Por isso, conta com o auxílio de sistemas integrados, como o da Qive com a Oracle. Que tal dar o primeiro passo para testar a plataforma da Qive de graça? Fale com os nossos agentes e saiba como! 

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Escrito por Qive

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor