Gerenciar empresas de grande porte, como indústrias ou redes de varejo, pode ser desafiador. Ainda mais com o volume cada vez maior de dados e informações produzidos e a necessidade constante de interface entre as diferentes áreas do negócio. Nesse sentido, contar com uma ferramenta de ERP, como o Oracle e-Business Suite, ou EBS, pode ajudar a otimizar a gestão.
O objetivo de um ERP é conectar todos os setores de uma empresa em um único sistema, facilitando o controle do negócio e possibilitando a automatização de diversos processos essenciais para o seu funcionamento, como controle de estoque, contas a pagar e receber, gestão financeira, emissão de notas fiscais e muito mais.
Mas como funciona o Oracle e-Business Suite (EBS)? Quais os seus principais módulos e funcionalidades? E como potencializar o uso dessa solução em seu negócio? Você confere isso e muito mais neste artigo. Boa leitura!
O que é o Oracle e-Business Suite (EBS)?
O Oracle e-Business Suite (EBS) é um ERP (sistema de gestão empresarial) que reúne uma série de ferramentas de negócios desenvolvidas para facilitar o trabalho de gestão de grandes empresas.
O Oracle EBS possui ferramentas bastante abrangentes, permitindo que as empresas tenham uma única fonte de informações para processar e analisar os dados do negócio. Isso permite, por exemplo, mapear com mais eficiência os fluxos de trabalho das diferentes equipes, além da automatização de uma série de processos.
Essa solução é uma das mais antigas e famosas do mundo e foi desenvolvida pela Oracle. E, ao contrário de soluções de ERP baseadas em nuvem, que dispensam a instalação de softwares, o EBS funciona no modelo on-premise. Ou seja, exige que a empresa mantenha uma infraestrutura de servidores e TI própria, onde as ferramentas serão instaladas e executadas.
Quais os principais módulos do Oracle EBS?
Por ser um sistema de ERP voltado para grandes empresas, o Oracle e-Business Suite (EBS) oferece módulos abrangentes e desenvolvidos para lidar com grandes volumes de informações. Essas aplicações incluem desde finanças e cadeia de suprimentos até recursos humanos e gerenciamento de projetos.
Confira, a seguir, os principais módulos do Oracle EBS.
Módulos de Order Management
O Oracle Order Management é um módulo do Oracle EBS que reúne uma série de aplicações voltadas para o processo de vendas.
A arquitetura desse módulo oferece soluções para a gestão de pedidos de vendas, gestão de equipes, cadastro e precificação de produtos, gestão de relacionamento com parceiros comerciais, automação de força de vendas, solução de global de conformidade fiscal, entre outros.
Módulos de Logística
Já os módulos de logística do Oracle EBS atuam na gestão do transporte, comércio global e processos de distribuição de maneira facilitada. As soluções permitem atender aos pedidos de vendas com perfeição, minimizando os custos logísticos, ao passo que o negócio se adapta às novas tecnologias e mudanças na cadeia de suprimentos.
Esse módulo inclui soluções para a gestão de armazéns e depósitos, gestão de cadeias logísticas, planejamento de operações de transporte, controle de frota, entre outros.
Módulos de Procurement
O processo de compras é otimizado com o módulo de procurement do Oracle EBS. Ele simplifica e integra a fonte de pagamento em um só lugar, oferecendo análises integradas e colaboração simplificada para o gerenciamento de fornecedores, permitindo a melhor seleção de fornecedores, gastos em conformidade e melhoria da lucratividade.
Entre os recursos do módulo de procurement do Oracle OBS estão gerenciamento de Fornecedores, gestão de contratos de aquisição, gestão de contas a pagar e análise avançada de aquisição.
Módulos de Projetos
O Oracle EBS conta com módulos de projetos que ajudam a planejar e acompanhar os projetos da empresa, atribuir os talentos certos, equilibrar a capacidade com a demanda e dimensionar recursos rapidamente, conforme as mudanças de necessidade da organização.
Entre os principais recursos desse módulo, destacam-se a criação de previsões, gestão avançada de recursos, controle e gerenciamento de custos, ferramentas de faturamento e receita e gerenciador de de ativos do projeto.
Módulos de Manufatura
O Oracle EBS dispõe de módulos de manufatura em modo misto com um sistema de execução de manufatura integrado (MES). A integração da cadeia de suprimento, IoT e IA simplifica a programação e execução do chão de fábrica, otimiza decisões e controla a qualidade e o custo.
Entre os recursos disponíveis estão soluções para a fabricação discreta, por processo, mista, produção programa e fabricação orientada a projetos.
Módulos de Asset Lifecycle Management
Os módulos de gestão de ciclo de vida do produto do Oracle EBS permitem acelerar o tempo de colocação de novas mercadorias no mercado, reduzindo custos e melhorando a qualidade do produto com um encadeamento digital que unifica a cadeia de suprimentos e os dados mestre do produto.
Entre os recursos oferecidos por esses módulos estão o gerenciamento de inovações, ferramentas para desenvolvimento de produtos, gestão de qualidade e gerenciamento de dados mestres de produtos (MDM).
Módulos de Serviços
O módulo de serviços do EBS conta com aplicações, dados e recursos que permitem o autoatendimento sem esforço, atendimento assistido por agentes e fluxos de trabalho e serviço de campos adaptados a diferentes setores e casos de uso.
Módulos de Finanças
Os módulos financeiros do Oracle e-Business Suite incluem ferramentas que ajudam a aumentar a precisão de previsões, encurtar ciclos de geração de relatórios, simplificar a tomada de decisões e gerenciar melhor o risco e a conformidade do negócio.
Por meio dessa suite de serviços, a empresa pode conectar e automatizar processos de gerenciamento financeiro, incluindo contas a pagar e receber, ativos fixos, despesas e relatórios, obtendo uma visão abrangente da sua saúde financeira.
Módulos de Gestão de Capital Humano
O Oralce EBS conta ainda com uma série de soluções para a gestão de recursos humanos, conectando cada processo de RH em toda a organização e oferecendo módulos para o planejamento e gerenciamento de processos globais de pessoas, gestão de talentos da empresa, workforce management e processamento de folha de pagamentos.
Quais os diferenciais do e-Business Suite?
Um dos maiores diferenciais do Oracle e-Business Suite em relação a outras soluções de ERP do mercado é a sua capilaridade.
Como você viu no tópico anterior, o Oracle EBS é bastante abrangente, oferecendo uma série de módulos e aplicativos para atender as necessidades de diferentes departamentos. Dessa maneira, fica fácil adaptar a solução às necessidades de cada negócio.
Destaque para a capacidade do Oracle e-Business Suite de gerenciar negócios globalmente. Essa característica é interessante para empresas que precisam gerenciar instalações em diferentes países e lidar com vários idiomas, moedas e regras fiscais.
Como potencializar o uso do EBS
E para potencializar ainda mais as funcionalidades do Oracle EBS, conte com a Qive!
Com a Conexão Oracle, você garante não só lançamentos automáticos de documentos fiscais, mas tem a certeza de que todas as conferências serão realizadas com total segurança.
Além disso, com a integração do ERP com a Qive você:
- Realiza o cruzamento de informações do documento fiscal, do pedido de compra e dos cadastros no SAP para validação e conferência;
- Acessa a NFSes de todas as prefeituras do Brasil;
- Automatiza a entrada de NFes, NFSes e CTes no seu ERP;
- Identifica erros e inconsistências mais rapidamente, evitando penalidades para o seu negócio;
- Otimiza o tempo gasto com tarefas fiscais em até 85%;
- Economiza com multas e despesas causadas por erros manuais;
- Aumenta a produtividade do seu time eliminando tarefas manuais repetitivas.
Quer saber como transformar a realidade fiscal do seu negócio, ter mais tempo para decisões estratégicas e criar uma rotina focada no crescimento? Fale com um de nossos especialistas e alcance o compliance fiscal com facilidade e sem qualquer gasto indevido.
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas