É cada vez mais comum ver empresas de todos os portes e segmentos implementando sistemas de ERP para otimizar a gestão. Os sistemas de ERP permitem conectar diferentes setores da empresa, compartilhando informações e tornando processos mais eficientes.

Existem centenas de sistemas de gestão disponíveis no mercado e escolher a solução mais adequada para as necessidades da organização é fundamental. Nesse sentido, qual é melhor: Oracle ou SAP? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

É o que você vai descobrir neste conteúdo. Boa leitura!

O que é um ERP?

ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa, em tradução literal. Trata-se de um sistema de gestão empresarial que capta, armazena e distribui dados, automatiza processos e unifica a visualização de informações entre os departamentos de uma empresa.

Assim, ao invés de cada área, como compras, estoque, produção e financeiro, ter um software isolado, que não conversa com os demais, um ERP permite concentrar todas as informações de maneira automatizada e inteligente. Isso garante mais eficiência na gestão, autonomia na execução de tarefas e segurança na tomada de decisões.

Com um software ERP, o setor de produção não terá risco de iniciar a produção de alguma mercadoria e descobrir só depois que falta matéria-prima ou embalagem. Ao mesmo tempo, o setor contábil consegue ter, em tempo real, acesso aos registros de compras, facilitando o processo de conciliação de boletos, por exemplo.

Vantagens e desvantagens do SAP

O SAP é um ERP desenvolvido pela SAP AG, uma empresa alemã líder no segmento de software corporativos. Ele inclui programas para todas as principais áreas de negócios, como procurement, produção, administração de materiais, vendas, marketing, finanças e recursos humanos.

A seguir, confira as principais vantagens e desvantagens desse ERP.

Vantagens do SAP

  • Comunicação: O SAP auxilia a reduzir ruídos e problemas de comunicação nas empresas ao integrar e registrar todos os processos realizados.
  • Controle de dados: Com o SAP, é possível definir níveis de acesso com login e senha, garantindo que dados sensíveis sejam vistos apenas por responsáveis e gestores autorizados.
  • Otimização de custos: O SAP permite otimizar os custos do negócio, automatizando processos e monitorando gastos para minimizá-los ou eliminá-los.
  • Inteligência e estratégia: O SAP automatiza tarefas manuais, permitindo que a equipe se concentre em processos com maior retorno para a empresa.
  • Agilidade e produtividade: Automatizar tarefas aumenta a produtividade e eficiência. As funcionalidades ágeis da SAP aceleram a conclusão de tarefas.
  • Escalabilidade: O SAP também é escalável, permitindo a adição de novas funcionalidades conforme necessário, essencial para acompanhar o ritmo acelerado do mercado.

Desvantagens do SAP

  • Complexidade: O sistema pode ser complexo, o que pode dificultar a curva de aprendizagem dos funcionários e levar a erros de entrada de dados.
  • Custo: O SAP ERP pode ser caro de comprar e implementar, incluindo custos de software, hardware, mão de obra, treinamento e manutenção.
  • Personalização: A personalização do software pode ser complexa e cara, detalhe que afeta a integração.
  • Migração: A migração de sistemas legados para o SAP pode ser desafiadora, exigindo um investimento financeiro significativo e um planejamento cuidadoso.
  • Implantação na nuvem: A implantação do SAP em nuvem pode exigir uma conexão com a internet e atualizações constantes do software.

Vantagens e desvantagens do Oracle

O Oracle, também conhecido como Oracle Enterprise Resource Planning Cloud, é um sistema de ERP em nuvem que ajuda a centralizar, integrar e automatizar uma série de processos essenciais, incluindo finanças, contabilidade, cadeia de suprimentos, recursos humanos e muito mais.

Confira as vantagens e desvantagens dessa solução.

Vantagens do Oracle

  • Flexibilidade e segurança: Como uma solução em nuvem, o Oracle ERP não precisa ser instalado localmente e pode ser acessado com uma conexão à Internet.
  • Relatórios e análises avançadas em tempo real: O Oracle ERP pode ajudar os gestores a tomar decisões mais assertivas e bem informadas.
  • Fluxos de trabalho padronizados: O Oracle ERP tem fluxos de trabalho padronizados e uma suite unificada chamada Suitesuccess.
  • Transparência: O Oracle ERP pode rastrear todos os aspectos de produção, logística e finanças.
  • Planejamento e modelagem: O Oracle permite modelar e planejar finanças, RH, cadeia de suprimentos e vendas.
  • Cobertura em todas as frentes que envolvem o cliente: O Oracle ERP pode ser integrado com marketing, vendas e finanças para fornecer um histórico completo sobre os clientes. 

Desvantagens do Oracle

  • Custos: A implementação do Oracle, como todo sistema de ERP,  pode envolver um investimento considerável em tempo, dinheiro e recursos, incluindo taxas iniciais de consultoria e implementação.
  • Complexidade: O uso do Oracle pode ser complexo e demandar uma rotina de treinamentos entre os funcionários. Isso pode resultar em resistência à adoção, erros de entrada de dados ou até redução temporária na produtividade.
  • Gerenciamento de alterações: O gerenciamento de alterações costuma ser um dos desafios mais difíceis na implementação de um ERP como o Oracle.
  • Tempo: A implementação de um sistema ERP on-premises como o Oracle geralmente pode ser um processo demorado, às vezes podendo levar até dois anos.

Oracle ou SAP? Como escolher?

Escolher um sistema ERP é uma tarefa que exige cuidado e atenção. E quando a decisão é entre dois dos sistemas mais populares do mercado, Oracle ou SAP, é necessário se atentar a alguns pontos.

O primeiro é comparar as funcionalidades entre Oracle e SAP. Avalie qual dos dois inclui os recursos essenciais para as operações da sua empresa, como gestão financeira, controle de estoque, gestão de pedidos e folha de pagamentos.

Procure um sistema de fácil implementação, que minimize interrupções nos processos de negócios. Avalie também a complexidade da configuração inicial e se o fornecedor do ERP oferece recursos para a qualificação da sua equipe.

O custo-benefício também deve ser considerado ao escolher entre o ERP Oracle ou SAP. Um bom sistema de gestão deve oferecer um bom retorno sobre o investimento, ajudando a reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência dos processos da organização.

Por fim, considere ainda o suporte e garantia oferecidos pelo ERP. Afinal, em caso de problemas de estabilidade ou funcionalidade, é fundamental contar com ajuda especializada para reduzir o impacto negativo na sua empresa.

Seja Oracle ou SAP, potencialize seu uso com a Qive

Não importa qual sistema de ERP a sua empresa pretende implementar. Seja Oracle ou SAP, a Qive conta com as soluções ideais para potencializar o sistema de gestão escolhido.

Com o Conexão Oracle, você não apenas automatiza o lançamento de documentos fiscais, mas também garante a segurança nas conferências. Com a integração entre Oracle e Qive a sua empresa ganha:

  • Automatização de processos;
  • Redução de custos e aumento do lucro;
  • Visibilidade e controle em um só lugar;
  • Customização adaptada ao seu modelo de negócio.

Unindo essas duas ferramentas, que atuam desde a captura até a escrituração dos documentos fiscais, o seu negócio consegue centralizar todos os DFes (NFe, NFSe, NFCe, CTe) e lançar diretamente no  ERP, garantindo o compliance e mitigando todos os possíveis riscos para a sua empresa.

E se a sua escolha for pelo SAP, você também pode contar com a Qive! Com o Conexão SAP, você tem total integração do ERP com os seus processos fiscais e contábeis.

Com a integração, a Qive captura o documento fiscal de maneira automática diretamente da Sefaz, processa os dados e disponibiliza relatórios e dashboards para o acompanhamento da operação dentro e fora da Conexão SAP.

Além do lançamento automático de notas, com a integração entre Qive e SAP o seu negócio ganha:

  • Conciliação de notas com pedidos de compras;
  • Acompanhamento do status do documento e seus responsáveis e níveis de atendimento (SLA);
  • Automação de lançamentos físico e fiscal de NFe, CTe  e NFSe;
  • Geração automática do contas a pagar;
  • Criação do pedido na formalização.

Oracle ou SAP, integre o seu ERP de escolha com a Qive e garanta mais eficiência, redução de custos, compliance e segurança de todos os documentos fiscais da sua empresa. Comece seu teste gratuito e aproveite!

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Qive

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor