Você já recebeu um arquivo com a extensão “.xml” e ficou sem saber o que fazer? Seja ao receber uma nota fiscal ou outro documento importante, se deparar com um arquivo de código pode ser confuso. A boa notícia é: abrir um arquivo em xml é mais simples do que parece.

Mas afinal, como abrir um arquivo XML com segurança, especialmente quando não se tem em mãos o DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica)? Continue lendo este artigo e confira quais as melhores opções de leitores e conversores de XML do mercado.

O que é XML?

XML é a sigla para Extensible Markup Language, ou Linguagem de Marcação Extensível. Pense nela como uma linguagem universal para organizar e transportar informações de um sistema para outro de forma estruturada.

Diferente de outros formatos, o foco do XML não é a aparência, mas sim os dados. Ele utiliza etiquetas, chamadas de tags, para descrever cada pedaço de informação, como <valor>100.00</valor> ou <nome_produto>Cadeira de Escritório</nome_produto>. 

É por isso que, quando abrimos um arquivo XML, vemos um documento nada convidativo e com cara de código. Inclusive, essa linguagem é a base de muitos documentos fiscais, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

Como ler um arquivo XML?

Para decifrar esse “código” e visualizar o xml de forma clara, você precisa de um programa para entender suas tags e organize as informações. Existem várias opções, muitas delas já instaladas no seu computador ou disponíveis a um clique de distância. Incrível, não é?!

4 de leitores de XML

Analisar um documento fiscal não precisa ser uma dor de cabeça. Aqui estão 4 maneiras práticas de usar um leitor de xml.

1. Navegador de internet

A forma mais rápida e fácil de abrir xml é usando seu próprio navegador: 

  1. encontre o arquivo no seu computador;
  2. clique com o botão direito; 
  3. selecione “Abrir com” e escolha o seu navegador de preferência, como Chrome, Firefox ou Edge. 

Independente da escolha do navegador, ele organizará as informações usando as tags, permitindo uma leitura básica e eficiente.

2. Bloco de notas ou editor de texto

Todo computador vem com um editor de texto simples, como o Bloco de Notas (Windows) ou o Editor de Texto (Mac). 

Você pode usá-los para abrir o arquivo XML da mesma forma: clique com o botão direito em cima do arquivo, vá em “Abrir com” e selecione o programa. Ele mostrará o conteúdo bruto do arquivo para ver a estrutura exata dos dados.

3. Microsoft Excel

Precisa de uma visualização mais estruturada? O Excel pode te ajudar nisso:

  1. Abra o Excel.
  2. Vá na aba “Dados”.
  3. Clique em “Obter Dados” > “De Arquivo” > “Do XML”.
  4. Selecione o arquivo XML em seu computador.

O Excel irá importar os dados e organizá-los em linhas e colunas, criando uma tabela fácil de analisar e trabalhar.

4. Leitores de XML online

Além das opções citadas anteriormente, existem diversos sites com leitor xml online e gratuito. Estamos falando de ferramentas como o FreeNFe ou o XML Viewer. Eles permitem enviar seu arquivo (ou cole o conteúdo) e a plataforma o exibe de forma organizada.

O FreeNFe não possibilita a operação em lote, sendo necessário subir nota a nota no sistema, enquanto o XML Viewer é totalmente em inglês e conta com um XML Input (onde o contribuinte faz o upload do arquivo XML) e o Result (resultado), que não chega a ser um DANFe, apenas uma forma mais resumida das informações do XML.

2 conversores de XML 

Às vezes, você precisa mais do que apenas ler o arquivo. Pode ser necessário enviá-lo em um formato mais comum, como PDF. Para isso, conte com os conversores, eles são a solução.

1. Conversores online de XML para PDF

Sites como XML Grid e Cool Utils oferecem uma conversão direta e gratuita. O XML Grid, por exemplo, é um conversor que permite transformar arquivos XML apenas nos formatos como CSV e Excel. Essa funcionalidade é especialmente útil para empresas que precisam manipular e analisar grandes volumes de dados armazenados em arquivos XML, mas pode não ser interessante para quem quer analisar dados de maneira mais específica. 

O Cool Utils suporta a conversão de arquivos XML para diversos formatos, incluindo PDF, TIFF, JPG, HTML, entre outros. A interface é bastante simples e o serviço não conta com funcionalidades avançadas para filtrar e organizar informações.

Contudo, é preciso cautela ao utilizar site pela internet, pois dependendo do documento em .xml, pode ser considerado um documento sensível ou confidencial da empresa. 

2. Conversor XML > PDF Qive

Quer segurança completa e facilidade? O Conversor XML > PDF Qive é uma ferramenta online que consulta todas as NFes emitidas contra o CNPJ da empresa de maneira automatizada, filtra e organiza os documentos e ainda disponibiliza o XML e o DANFe online da Nota Fiscal. Experimente grátis.

Como consultar XML de nota fiscal na SEFAZ?

Quer consultar xml de uma nota fiscal diretamente na fonte? O passo a passo a seguir ensina a fazer isso no portal da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), confira:

  1. Acesse o Portal da Nota Fiscal Eletrônica.
  2. Informe a Chave de Acesso, são os 44 dígitos encontrados no DANFe.
  3. Valide o reCAPTCHA marcando a caixa “Sou humano” e siga as instruções
  4. Clique em “Continuar” e um resumo da NF-e será exibido na tela. Pronto!

Fique atento, pois a consulta no portal da SEFAZ geralmente mostra apenas um resumo. Para baixar o arquivo XML completo, é necessário o uso seu Certificado Digital.

Gestão automatizada de XMLs e documentos fiscais

Fazer a consulta e a leitura manual de um ou outro arquivo XML é simples. Mas e quando sua empresa lida com centenas ou milhares de notas fiscais todo mês? O processo manual fica inviável, caro e com risco de erros humanos.

É preciso lembrar:

  • a busca manual na SEFAZ é limitada
  • arquivos podem ser perdidos
  • a desorganização pode gerar grandes dores de cabeça para a auditoria

A solução já existe: automação. Essa é uma aliada estratégica. Plataformas de gestão fiscal, como a Qive, automatizam todo o ciclo de vida dos seus documentos fiscais. A solução se conecta diretamente à SEFAZ e às prefeituras e captura todos os XMLs emitidos contra o seu CNPJ em segundos. Então, os arquivos são validados, organizados e armazenados em um só lugar, sem deixar a segurança e o acesso de lado para facilitar para você, sua equipe e o contador. 

Lidar com arquivos XML não precisa ser um mistério. Com as ferramentas certas você pode abrir, visualizar e gerenciar seus documentos com eficiência e sem perder tempo.

Para tarefas rápidas, os leitores online são perfeitas. Mas, se o volume de documentos fiscais já é um desafio para o seu negócio, a automação é o caminho ideal para atingir a segurança fiscal.

Cansado de processos manuais? A Qive pode revolucionar a sua rotina fiscal com automação, segurança e inteligência. Conheça as soluções da Qive!

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Qive

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor