Você sabe o que é API e qual a importância dessa tecnologia no nosso dia a dia?

Elas estão presentes em diversos locais e nós utilizamos APIs o tempo todo, seja nas redes sociais, em sites, dentro das empresas, sistemas de gestão e muito mais!

Acompanhe o texto e entenda como as APIs podem te ajudar (ainda mais)!

O que é API?

API é um conjunto de rotinas de programação que permite a integração de dois sistemas ou plataformas diferentes. Ou seja, a API é como se fosse uma ponte, realizando a integração de programas que, inicialmente, não conversam.

A sigla, em inglês, significa Application Programming Interface, isto é, Interface de Programação de Aplicação.

O conjunto de rotinas e padrões é muito utilizado por programadores, pois ele facilita a integração de sites, aplicativos e softwares. Com isso, um sistema oferece ao outro funções e recursos sem a necessidade de entender como ele foi criado.

No início, as APIs eram usadas em apenas uma máquina. Mas com o tempo isso mudou, e é aí que nós entramos na questão do que é a API pública. Basicamente, as APIs públicas são interfaces de fácil acesso na web que permitem a criação de novos negócios.

As interfaces públicas de programação são apenas um dos tipos de API, que também inclui as privadas, de parceiros e compostas. Alguns exemplos de APIs públicas famosas são as do Facebook, Salesforce e Google Maps.

Para que serve uma API?

Uma API serve para conectar duas aplicações diferentes e gerar mais eficiência no uso da plataforma. Ou seja, ela funciona como uma ponte.

Para os programadores, a API é uma grande facilidade e para o usuário final não é diferente. Isso porque ela funciona como um padrão para a criação de novas plataformas, softwares e aplicativos. Então, em vez de criar os códigos do zero para as funções do programa, basta usar os recursos das APIs.

Já o usuário final não precisa acessar dois programas diferentes, pois a integração já foi feita e planejada pelo desenvolvedor.

Um exemplo de uso muito comum é a API do Google Maps. Quando um site adiciona o Google Maps para mostrar o endereço físico de um espaço no seu site, por exemplo, ele está usando uma API.

Ou ainda em uma plataforma, quando o usuário final vai colocar os dados do seu cartão para fazer uma compra. Ele só pode fazer isso porque há uma API conectando o sistema da operadora de cartão com o sistema da empresa em questão.

Nas empresas, o uso das APIs pode melhorar diversos setores, inclusive o financeiro e fiscal, automatizando e integrando softwares diferentes com o ERP.

Qual o principal objetivo de uma API?

O principal objetivo de uma API é integrar dois sistemas diferentes. Essa troca de dados entre dois sistemas tem o objetivo de automatizar processos, na maioria das vezes, e centralizar o uso de um programa.

Imagine, por exemplo, que a sua empresa trabalha com mais de um software ao mesmo tempo. Seus funcionários precisam acessar os dois sistemas sempre que necessário, o que pode gerar confusão e não é nada prático, não é mesmo?

Acontece que boa parte dos softwares já são pensados para realizarem integração com outros sistemas.

Isso acontece quando o criador do software tem a intenção que outras empresas desenvolvam produtos associados ao seu negócio, ou quando ele desenvolve um software que tem por objetivo se integrar facilmente com outros já existentes.

Qual a diferença entre APP e API?

Enquanto a API é uma função utilizada para fazer dois sistemas se comunicarem, o app nada mais é do que um aplicativo. São duas ferramentas diferentes e que possuem funções distintas, mas as duas podem ser utilizadas de forma conjunta.

Isso acontece, por exemplo, quando o desenvolvedor precisa integrar um app a uma plataforma web. Portanto, o programador vai utilizar a API para unir os dois sistemas e integrá-los.

E existe uma área, em especial, em que as APIs ajudaram a formar uma grande revolução: a fiscal. Mas você sabe o que é API no mercado fiscal? Não se preocupe, vamos te contar tudo sobre o assunto!

O que é API no mercado fiscal?

A API fiscal é um sistema que se integra a um software ou a plataformas web, auxiliando em diferentes operações fiscais e contábeis e até criando novas oportunidades de negócio.

No caso do setor fiscal, as APIs causaram mudanças significativas e têm ajudado a modernizar processos e oferecer novas soluções às empresas. Elas fazem parte da transformação digital pela qual tem passado o setor.

Um exemplo claro é quando uma empresa utiliza um ERP, mas quer agregar a ele mais funções utilizando um segundo software.

software fiscal da Qive é um exemplo que se integra com o ERP, e que por meio de APIs permite realizar diversas ações sem sair do sistema de gestão.

Com as APIs da Qive, você pode fazer a conferência de seus documentos fiscais, gerar DANFES e manifestos, extrair XMLs além de executar várias outras atividades diretamente do seu ERP.

Vantagens da API

Você já viu o que é API e que elas vieram para facilitar a vida das empresas, de usuários e programadores.

Ela dispensa a criação de novos códigos e ainda permite que o acesso seja simplificado, reunindo diferentes fontes de dados, reduzindo o tempo de acesso e possibilitando a criação de novos negócios.

A partir de agora vamos ver de perto as vantagens de utilizar APIs no seu negócio e, além disso, a importância de utilizar sistemas que possam se integrar facilmente a outros.

Redução do tempo na procura de dados

Com a integração, é possível concentrar dados em uma só plataforma. Já pensou na economia de tempo que a sua equipe pode ter?

Você consegue acessar informações por meio do seu ERP sem consultar o outro software que está integrado à ele. Basicamente é um incremento do sistema que você já possui na sua empresa.

Com a integração de um ERP ao sistema da Qive, por exemplo, é possível reduzir em até 80% o tempo de lançamento de NFe, NFSe e CTe.

Ao centralizar informações, é possível reduzir o trabalho manual e automatizar essas tarefas maçantes que uma empresa precisa executar.

Mais segurança

A segurança faz parte do que é uma API e ela é extremamente importante para que não haja transferência de dados indesejados. Por isso elas contam com um sistema bem transparente, no qual é possível gerenciar o controle de dados.

Alguns recursos utilizados pelas APIs são as chaves de API com uma cadeia de tokens, a identificação e senha do usuário e a verificação de informações básicas.

Além disso, as APIs contam com sistemas seguros que identificam o vazamento de dados e também são capazes de identificar as vulnerabilidades do sistema. Com isso, o sistema e os dados da sua empresa ficam mais protegidos contra possíveis ataques.

Possibilidade de auditar acessos

Ao utilizar uma API é possível auditar acessos e saber quem acessou o programa. Também é possível consultar quais informações foram vistas pelo usuário.

Isso é possível devido a um gateway, ou seja, uma ferramenta de gerenciamento. Essa tecnologia vai interceptar as solicitações de entrada e as direcionar ao local correto. Com isso, se obtém em detalhes uma visão do fluxo de dados gerados pelo usuário.

Essa função é essencial em instituições financeiras, por exemplo, nas quais é necessário o controle de dados e o sigilo das informações.

Quais as APIs mais utilizadas?

As APIs estão presentes na rotina diária de muitas pessoas, mas geralmente o usuário final não se dá conta da praticidade gerada por elas. Inclusive, diversos serviços só são possíveis graças às APIs.

Veja alguns exemplos de APIs mais utilizadas:

  • Login com redes sociais – ao invés de se cadastrar em diversos sites e aplicativos a API interliga os dados das redes sociais em novos logins.
  • Mapas – muito útil para empresas mostrarem a sua localização aos clientes. Já pensou ter que criar um mapa do zero? Seria quase inviável, não é mesmo?
  • CEP – é possível integrar o site de lojas com a API dos correios, por exemplo, para descobrir valor de CEP, nome da cidade, código do município, etc.

Qual a importância da API?

A API tem uma importância imensa em três aspectos principais:

  • na experiência final do usuário;
  • na facilidade de integração para o desenvolvedor;
  • na criação de novos projetos para as empresas.

E por usuário, queremos dizer aquele que utiliza a API, seja o usuário que faz login por meio das redes sociais usando API, ou um funcionário de uma empresa que economiza tempo e automatiza diversas atividades.

As APIs permitem novas parcerias e modelos de negócio, e elas estão presentes nas mais diversas áreas e podem ajudar a modernizar todo um setor, como é o caso das APIs do setor fiscal da qual falamos acima.

As APIs são uma forma de gerar pontes de dados e integração beneficiando empresas, clientes e funcionários!

Conclusão

Conseguiu entender melhor sobre API e quais as suas aplicações e vantagens? De forma mais básica, as APIs funcionam como tradutores que conectam dois sistemas diferentes unificando suas funções.

As APIs permitem visualizar e realizar diversas ações de forma integrada, sem precisar atualizar dados em dois ou mais sistemas diferentes.

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Samantha Verhaeg

Nenhuma descrição disponível para este autor.