Promoções do varejo fazem sucesso, principalmente em “tempos difíceis”, porém é necessário estar atento aos resultados desta campanha. A consulta de NFe (Nota Fiscal eletrônica) ajuda o varejista tanto a alcançar, quanto avaliar os resultados da promoção.
A gestão da NFe no varejo pode facilitar (e muito!) o comércio a surfar as ondas das promoções como forma de melhorar o desempenho das vendas de forma consciente e estruturada.
Neste artigo você vai conhecer algumas estratégias para vender mais e melhor aproveitando as datas especiais do varejo:
Estratégias para aproveitar datas especiais no varejo
Estudos de mercado mostram que as datas sazonais são importantes para manter o varejo aquecido mesmo com a economia em baixa.
Em pesquisa do Google sobre a Black Friday no Brasil, os números indicam que, mesmo com a queda geral no consumo, as vendas continuam crescendo nas datas especiais:
Em 2016, as vendas aumentaram 8% no Dia das Mães, 12% no Dia dos Pais e 16% no Dia dos Namorados. Em relação à Black Friday, em 2015, esta data foi mais poderosa para impulsionar as vendas do que o Dia das Mães.
Nada mau, considerando o período de crise econômica, certo?
Mas não basta “entrar nessa onda” e fazer promoção sem ter estratégias para aproveitar melhor esta oportunidade de vendas. É preciso saber quais são os produtos relevantes para o momento, a quantidade de itens para a oferta e uma estratégia de marketing e relacionamento.
Com isso, o empresário do varejo pode tomar algumas decisões importantes para se planejar para estas datas sazonais tão importantes.
Confira o que é preciso considerar na hora de fazer uma promoção em datas especiais do varejo:
1. Precificar para atrair o consumidor, sem ficar no prejuízo
O preço, claro, é o maior motivador para o aquecimento das vendas nas datas sazonais. Ainda segundo o Google, as buscas por este critério aumentam cerca de 60% ano a ano durante os períodos de promoção. Descontos à vista, descontos progressivos, brindes, frete grátis e cartões de fidelidade são boas maneiras de atrair os consumidores sem ter que achatar a margem de lucro para níveis pouco sustentáveis. E disponibilizar parcelamento e diversas formas de pagamento também são importantes.
Na pesquisa do Google, as formas de pagamento mais usadas são:
- Cartão de crédito, sendo que 61% optam por pagar com ele parcelado e 33% à vista;
- Pagamento em dinheiro (32%);
- Boleto bancário (26%);
- Cartão de débito (18%);
- PayPal e similares (16%);
- Débito (12%).
2. Saber o perfil do cliente para direcionar as ofertas do varejo
O consumidor que procura seu negócio nas datas sazonais pode ser diferente daquele que vai até a sua loja ou compra pelo e-commerce em outros períodos do ano.
No caso de datas como Dia das Mães e Dia das Crianças é mais fácil direcionar quais ofertas serão mais consumidas. Mas no caso de promoções como a Black Friday, a pesquisa no Google mostrou que as pessoas preferem comprar mais para si do que para presentear amigos e familiares.
Este tipo de informação é importante para dar ênfase aos itens que provavelmente terão mais saída na promoção e acompanhar o desempenho destas vendas.
O Google registra um aumento de até 28% das buscas por termos relacionados a uma data sazonal próxima. Para atender a esta demanda, desenvolveu um site com um calendário de datas sazonais do varejo e as palavras-chaves mais relevantes e itens mais procurados para cada promoção.
3. Dimensionar e ajustar os estoques do varejo
Se produtos que ficam encalhados na prateleira são sinônimo de prejuízo, o sucesso de vendas também pode representar perda de dinheiro. Imagine essa cena: você colocou um produto ou serviço em promoção e a procura foi tão grande que teve que deixar de vender. Resultado: perda de faturamento e potenciais clientes insatisfeitos migrando para a concorrência.
4. Desenvolver uma estratégia de retenção dos novos clientes
De acordo com o “guru” do marketing, o americano Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. A promoção sazonal é uma “isca” poderosa para atrair novos clientes. Mas as empresas não podem simplesmente esquecê-los depois dessa primeira interação com o seu produto, serviço ou marca. Vale muito mais para o seu negócios manter o relacionamento de longo prazo do que apenas realizar uma venda de ocasião.
Como a gestão da NFe no varejo ajuda na estratégia de promoções
Com uma plataforma tecnológica que permite a consulta da NFe completa, o varejista pode observar, por meio de gráficos, o desempenho do negócio e de cada produto durante os eventos sazonais, criando um histórico de performance, entendendo os resultados e avaliando a lucratividade da ação. Veja como:
- Por meio das informações contidas nas NFe é possível saber o valor da tributação específica de cada produto comercializado. Isso ajuda na precificação.
- Avaliando a base histórica de dados das NFe você consegue entender como os preços por unidade, litro ou peso estão variando ao longo dos meses do ano. Isso ajuda a identificar quando fazer a promoção pois se um produto encalha em determinada época, ele pode ser colocado como uma oferta especial.
- Filtrando as NFes recebidas e emitidas permite avaliar o giro de estoque da empresa, levando em consideração o quanto de determinado produto você está comprando e o que foi vendido, assim como avaliar a margem de lucro. Isso também ajuda a definir qual produto deve entrar em promoção e ajustar o estoque.
Todas essas informações de inteligência do negócio estão disponíveis, por meio de filtros, ao alcance de um clique, se você contar com uma solução de consulta de NFe completa. E com esta mesma solução integrada ao seu sistema de gestão (ERP), não é preciso fazer a relação de todas esses documentos fiscais manualmente. Resultado: você ganha tempo e tem uma visão geral do negócio.
Dessa forma, a gestão da NFe no varejo valida se as estratégias direcionadas para as promoções de datas sazonais foram acertadas ou se será preciso tomar medidas corretivas para ações mais rentáveis para as próximas.
A plataforma que torna acessível a disponibilidade da NFe ajuda a construir uma estratégia para que você possa aproveitar estas oportunidades, melhorando suas campanhas para cada data especial do varejo.
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