Preparamos um texto completo sobre Fintech, Techfin e Startup: o que são, exemplos, diferenças e benefícios. Confira:
O que é Fintech?
A Fintech é um tipo de Startup que atua no mercado financeiro, oferecendo soluções para empresas e pessoas físicas, Seu foco está na valorização da experiência do usuário.
Sempre pensando soluções a partir da inovação, as Fintechs buscam desburocratizar a estrutura oferecida nos bancos tradicionais e modernizar essa área. Facilitar transações bancárias, portabilidades, abertura de contas, empréstimos, investimentos.
A Fintech busca facilitar esses pontos, tornando as rotinas mais ágeis, integradas e inteligentes. Elas também cumprem seu propósito a partir da modernização e inovação de atividades feitas de forma tradicional, que muitas vezes, não são a maneira mais rápida e fácil de serem realizadas.
Por isso, as Fintechs sempre buscam facilitar os processos, sem necessidade de deslocamento, trazendo as soluções de forma mais independente, através de chats, aplicativos, sites etc.
O exemplo mais conhecido de Fintechs são os bancos digitais, como Nubank, Neon, Inter etc.
O que é Techfin?
A techfin é uma empresa de tecnologia que atua na área de análise de dados e facilidade para clientes, oferecendo produtos com diferenciais tecnológicos e de inovação.
O propósito básico das techfins é oferecer soluções para problemas relacionados a finanças e obrigações bancárias. É daí que vem a parte de inovação, com serviços que trazem revolução e resoluções práticas para processos complicados.
O foco da techfin é melhorar a performance dos processos financeiros na parte de dados e experiência dos usuários. Por estar ligada à tecnologia e inovação, a techfin se destaca e oferece soluções eficazes e ágeis para processos lentos e burocráticos de serem cumpridos.
As soluções são oferecidas às empresas através de um software, normalmente um ERP, capaz de facilitar esses processos e trazer integração de tarefas e inteligência de dados.
Por se basear em dados, as Techfins também impulsionam o negócio através de dados relevantes para a estratégia das empresas clientes.
O que é Startup?
Já a Startup é uma empresa com pouco tempo de mercado, com foco na inovação e que oferece soluções para diferentes segmentos. Techfins e Fintechs podem ser Startups, com suas atuações específicas.
Uma característica marcante desse tipo de negócio é ser escalável, estar em constante mutação e ir acompanhando as tendências do mercado. O direcionamento é para um crescimento acelerado, aumentando cada vez mais o número de clientes.
Além disso, a Startup tem seu principal foco em solucionar os problemas (dores) dos clientes. E para isso, são oferecidas soluções inovadoras. Por exemplo, se as empresas têm dificuldade em buscar suas notas fiscais na Sefaz, por ser um trabalho manual e muito lento, a Startup vai buscar uma solução para esse problema, desenvolvendo um software que consulte as notas automaticamente.
A divisão das Startups podem se direcionar para três ramos:
- B2B (Business to Business): foco em soluções voltadas para empresas (pessoas jurídicas)
- B2C (Business to Consumer): serviços oferecidos aos consumidores finais (pessoas físicas)
- B2B2C (Business to Business to Consumer): soluções que abarcam tanto consumidores finais como outras empresas
Exemplos de empresas que já foram Startups
- Netflix: inovou a forma como se consume produções audiovisuais no mundo
- Uber: solucionou o problema de dependência à taxis
- Qive: hoje é conhecido como o Google das notas fiscais, oferecendo soluções contábeis e de inteligência tributária para mais de cem mil clientes
- Flash: trouxe inovação para o ramo de benefícios no Brasil, trazendo benefícios para empresas e colaboradores
Qual a diferença entre Fintech, Techfin e Startup?
Como já dito anteriormente, as Startups são empresas de tecnologia jovens, de crescimento acelerado, buscam solucionar dores específicas do público e que atendem os mais diferentes segmentos.
Dentro disso, as Fintechs, empresas de inovação tecnológica também podem ser um tipo de Startup que estão mais voltados para experiência do cliente e revolução na área bancária e financeira de empresas e consumidores.
Já as Techfins estão mais direcionadas a soluções financeiras para empresas na parte tecnológica de softwares específicos, como ERPs, que buscam facilitar os processos de negócios e contribuir com o crescimento dos clientes.
Fintech, Techfin e Startup: benefícios
É muito importante que as empresas que desejam se destacar no mercado busquem as Techfins e Fintechs para melhoria nos processos e serviços financeiros. Isso porque as Techfins tornam as atividades financeiras mais inteligentes, seguras e ágeis.
Poder contar com ERPs e softwares inteligentes faz toda a diferença para os negócios e quem não se adequa à essa realidade fica para trás. Isso porque enquanto o concorrente leva minutos para cumprir tarefas de rotina, você pode estar levando horas e até dias para terminar processos simples.
O mesmo vale para Startups, essas empresas são especializadas em solucionar dores muito específicas do público. Poder contar com uma Startup é praticamente uma garantia de que a dor da sua empresa será sanada.
O Qive é uma plataforma que facilita a gestão fiscal, consulta de notas, armazenamento, fechamento do mês e muito mais! Faça parte do time de cem mil empresas que possuem uma inteligência fiscal acima da média:
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Tudo o que você precisa na Qive para gestão financeira e fiscal do jeito certo: automatizada e estratégica.