Ordem de compra: como e por que utilizar no processo da sua empresa

11 min de leitura
Publicado:
July 18, 2024
|
Atualizado:
January 15, 2026

Potencialize seu ERP com automação fiscal Inteligente

Solicitar demonstração

Uma ordem de compra, também conhecida como pedido de compra, Purchase Order ou PO, tem papel fundamental no controle das despesas do negócio.

Há muito o que explorar para entender os elementos básicos do uso de um pedido de compra. Mas não se preocupe, reunimos as informações mais importantes para ajudar a ter uma perspectiva de 360º ​​sobre o assunto.

Neste artigo, você vai aprender o que é uma ordem de compra, quais informações ela deve incluir, quais os principais benefícios de usá-la, e como é o passo-a-passo para implementar esse sistema na sua empresa.

O que é ordem de compra

Uma ordem de compra é um documento comercial enviado ao fornecedor, autorizando a compra. Pode ser descrita como uma "fatura ao contrário", já que oficializa uma encomenda de mercadorias ou serviços.

Contém informações específicas como produtos ou serviços a serem entregues. As ordens de compra, também chamadas de pedidos de compra, não são contratos, quase sempre têm textos bem mais simples.

Uma ordem de cumpre três funções principais:

  1. Gestão de entrada e saída de estoque. No caso de negócios que precisam de insumos ou revendem mercadorias, o documento ajuda a determinar quando certo item ou matéria-prima é necessário.
  2. Controle financeiro. Se a despesa só é autorizada por meio de ordens de compra, então nenhum colaborador pode gastar dinheiro em nome da empresa sem ela.
  3. Para o parceiro (ou fornecedor), a ordem serve como um sinal de que está tudo certo e que aquele item ou serviço pode ser fornecido, já que o comprador se compromete a pagar por ele.

Como funciona a ordem de compra em uma empresa

As informações constantes em uma ordem de compra podem variar, mas quase sempre incluem:

  • Nome da empresa que está comprando o bem ou serviço;
  • CNPJ do fornecedor;
  • Data;
  • Descrição e quantidade dos bens ou serviços (potencialmente com prazo de entrega);
  • Preço;
  • Condições ou informações de pagamento (ex. pagamento em até 30 dias por depósito bancário após entrega da mercadoria);
  • Endereço de correspondência e/ou de entrega das mercadorias;
  • Número da ordem de compra.

Em muitos casos, as ordens de compra só podem ser emitidas depois de um cadastro prévio do fornecedor. Ou seja, quem vai vender precisa antes informar à empresa alguns dados básicos, o que pode incluir informações bancárias.

Por sua vez, o fornecedor pode fazer uma consulta sobre a empresa (como crédito e dívidas) antes de aceitar receber a ordem de compra. Os pedidos de compra são usados por vários motivos e beneficiam diversos setores da empresa.

Como fazer ordem de compra ao fornecedor

Criar uma ordem de compra pode ser simples, colocando todos os detalhes relevantes em um modelo e enviando ao seu fornecedor por e-mail (ou outro meio). Elas são benéficas para todas as partes. Veja a seguir como.

Expectativas claras

O pedido de compras dá à sua empresa uma oportunidade de deixar suas demandas muito claras e documentadas para os fornecedores.

O comprador possui um documento que informa claramente quais itens comprou, minimizando o risco de erros do fornecedor. Isto permite que vocês falem a mesma língua em termos de tipo, categoria, cor, quantidade, prazo e endereço de entrega, etc.

Se o esclarecimento não foi o suficiente, as ordens de compra servem como documento formal comprovando que a encomenda não foi entregue como combinado.

Gerenciamento de compras

A ordem de compra fornece ao profissional de compras, finanças ou operações a documentação necessária para rastrear e identificar as encomendas de forma mais eficiente.

Gerenciamento financeiro

Seu negócio se beneficia de ter registros claros de como gasta o dinheiro. Um pedido de compra criado pode parar imediatamente no orçamento. O departamento financeiro ganha muita força quando toda compra precisa ser aprovada antes.

E como o número do pedido de compra corresponderá às faturas e notas de entrega, os fornecedores devem receber pagamentos rápidos e precisos.

Proteção jurídica

Auditores, fiscais ou de investidores, estão constantemente em busca de discrepâncias. Eles vão olhar coisas como bens e serviços adquiridos pela empresa, preços e condições. As ordens de compra ajudam a documentar tudo e mostrar que a gerência está no caminho certo.

Mas um pedido de compra pode ser um documento juridicamente vinculativo ao lado de um contrato. Portanto, se houver uma disputa, cada parte poderá provar que houve um acordo para itens a preços e quantidades específicas.

Limitações de ordens de compra

As ordens de compra são efetivas para compras com preço e quantidade predeterminados. Você não pode usar um pedido de compra para todas as despesas de uma empresa. Conheça as limitações do modelo:

  • Contas recorrentes: eletricidade, internet, água ou aluguel não podem ser detalhados em um pedido de compra.
  • Assinaturas mensais: as assinaturas podem ser cobradas mensalmente ou anualmente, mas não são tratadas com um pedido de compra.
  • Serviços com custos variados: serviços financeiros, de marketing, publicidade e jurídicos normalmente não têm um custo predeterminado. Você é cobrado por esses serviços após a conclusão do trabalho e não cria uma ordem de compra para eles antecipadamente.
  • Despesas internas: as compras internas para as quais os colaboradores são reembolsados ​​são tratadas com uma solicitação de reembolso. O funcionário não envia um pedido de compra para despesas como material de escritório ou viagens de negócios.

Como implementar um sistema de ordem de compra

Nesta seção, você vai conhecer dicas de como uma empresa que não tem um sistema de ordem de compra pode implementá-lo.

1. Defina uma política de compras

Um bom sistema de ordem de compras é aquele que faz valer as suas regras para compras. A política deve definir de forma clara e sucinta a posição da sua empresa a respeito de:

  • O papel das compras na empresa;
  • Como os funcionários definem a escolha dos fornecedores;
  • Se a prioridade é manter relações com fornecedores existentes ou sempre procurar novas opções;
  • Quais tipos de compras exigem ordem de compra (ex. a partir de certo valor);
  • Orientações éticas (ex. não comprar da empresa de um parente, etc.);
  • Orientações de como negociar preços e condições;
  • Como resolver conflitos com fornecedores.

2- Distribua papéis e responsabilidades

Uma vez que as regras do sistema de ordem de compra estão estabelecidas, é hora de definir as pessoas responsáveis pela sua execução. Não permita que qualquer funcionário envie pedidos de compra conforme necessário, pois essa prática pode resultar em pedidos duplicados. Os papéis mais comuns são:

  • Administrador de sistemas: capaz de incluir e configurar as funções dos integrantes da equipe;
  • Aprovador: pessoa com autoridade para gastar dinheiro da empresa. É quem dá o "carimbo" final (real ou virtual) na ordem de compra.
  • Financeiro: a equipe de finanças deve ter acesso completo ao sistema, de forma a poderem controlar o processo e conciliar as faturas;
  • Membro: qualquer colaborador autorizado a criar ordens de compra. Em empresas mais descentralizadas, serão muitos, ao custo de mais gente assumir a carga de funções administrativas.

3- Escolha as informações do formulário de pedido de compra

A maior parte dos sistemas de ordem de compras têm templates prontos. Mas como cada negócio é diferente, pode haver alguma informação extra que você queira incluir.

Em muitas empresas, como mostramos, apenas fornecedores pré-autorizados podem receber ordens de compra. Talvez eles recebam algum número de cadastro que deva constar no cabeçalho.

Modelo de ordem de compra

Para concluir um pedido de compra com sucesso, siga as etapas abaixo:

  1. Identifique o que você quer comprar: determine quais itens você precisa comprar do vendedor e em que quantidade. Essa determinação, geralmente, é feita por meio de um formulário de requisição de compra preenchido pela administração e enviado ao departamento de compras.
  2. Determine quando você precisa dos produtos: avalie suas práticas de negócios para determinar exatamente quando você precisa que seu pedido de compra seja atendido.
  3. Elabore a ordem de compra: inclua uma descrição clara de cada item, o seu número de identificação quando aplicável, a quantidade e o preço. Para maior clareza, você deve incluir o preço por item e o preço total com base no número de cada item que você comprará. Na parte inferior do pedido de compra, você incluirá um total de todos os produtos no pedido.
  4. Envie a ordem de compra ao vendedor: envie ao seu representante de vendas ou outro ponto de contato o pedido de compra completo com todos os itens, bem como a data em que você precisa deles;
  5. Aguarde a confirmação do pedido de compra: se você não receber uma confirmação, entre em contato com a empresa para saber sobre o status do seu envio.
  6. Aguarde atendimento e faturamento: você receberá uma fatura do vendedor detalhando o total do seu pedido e o prazo para pagamento. Se você pagou adiantado, deverá receber uma fatura indicando que não há saldo pendente.
  7. Pague pelos produtos: se você tiver um saldo pendente para seu pedido, certifique-se de pagar a fatura de acordo com os termos estabelecidos pelo vendedor para concluir o processamento de seu pedido de compra.

Tipos de pedido de compra

  • Pedidos de compra padrão: inclui informações como cronograma de entrega, condições de pagamento, data de entrega e quantidade. O processo dá aos compradores uma ideia clara sobre todos os detalhes das compras.
  • Ordem de compra planejada: são criadas quando os compradores não têm certeza sobre alguns detalhes, como quantidade ou data de entrega da compra, mas desejam iniciar o processo de aquisição.
  • Ordem de compra do contrato: é um processo formal de criação de um pedido de compra com o envolvimento do vendedor e do comprador. Eles precisam assinar documentos legais relativos à compra que oferecem proteção legal para as organizações.
  • Ordem de compra geral: o comprador entrega os pedidos em grandes quantidades e negocia descontos no preço oficial do material. Eles são aplicados antecipadamente, de forma semelhante aos pedidos de compra planejados.

Conclusão

Com as dicas deste post, com certeza você está a meio caminho andado de estabelecer a melhor solução para a sua companhia.

Na Qive, compartilhamos aprendizados reais do dia a dia de quem está transformando o financeiro das empresas brasileiras. Siga a gente nas redes sociais e acompanhe bastidores, histórias de clientes e novidades da plataforma:

Autora Vamos Escrever, é bacharel em Administração pela UNESP e pós-graduada em Gestão da Produção pela UFSCar, sempre desenvolveu trabalhos voltados para consultoria empresarial. Com conhecimentos em gestão financeira, operacional e estratégica, fundou a PH3 Consultoria, visando auxiliar empresas a serem mais organizadas e lucrativas. Adora organizar ideias e negócios. 📩nataliasartorelli@vamosescrever.com.br

Artigos relacionados

Financeiro
O novo CSC: como líderes de operações complexas estão redefinindo eficiência, governança e maturidade

Descubra como CSCs maduros usam automação, governança e dados confiáveis para ganhar eficiência e sustentar o crescimento.

Financeiro
Governança no Contas a Pagar: importância e como fazer

Conheça a importância da governança na gestão do Contas a Pagar. Veja dicas de como ter governança nos processos empresariais. Leia mais!

Financeiro
Como ter Maturidade Financeira em uma empresa?

Saiba o que é maturidade financeira, seus benefícios para empresas e como desenvolvê-la para tomar decisões mais estratégicas. Confira!

Financeiro
Integração SAP: erros mais comuns e como evitar

Conheça os erros mais comuns da integração SAP no Contas a Pagar e como evitar cada um deles. Acesse e confira!

Financeiro
Como padronizar regras e parametrizações do financeiro

Aprenda como padronizar regras e parametrizações para reduzir erros e ganhar eficiência no setor financeiro. Acesse e confira!

Financeiro
TOTVS + Contas a Pagar: como eliminar retrabalho e inconsistências

Confira quais são os erros mais comuns na integração TOTVS no Contas a Pagar e saiba como evitá-los. Acesse e leia mais!

Financeiro
O novo CSC: como líderes de operações complexas estão redefinindo eficiência, governança e maturidade

Descubra como CSCs maduros usam automação, governança e dados confiáveis para ganhar eficiência e sustentar o crescimento.

Financeiro
Governança no Contas a Pagar: importância e como fazer

Conheça a importância da governança na gestão do Contas a Pagar. Veja dicas de como ter governança nos processos empresariais. Leia mais!

Financeiro
Como ter Maturidade Financeira em uma empresa?

Saiba o que é maturidade financeira, seus benefícios para empresas e como desenvolvê-la para tomar decisões mais estratégicas. Confira!

Financeiro
Integração SAP: erros mais comuns e como evitar

Conheça os erros mais comuns da integração SAP no Contas a Pagar e como evitar cada um deles. Acesse e confira!

Financeiro
Como padronizar regras e parametrizações do financeiro

Aprenda como padronizar regras e parametrizações para reduzir erros e ganhar eficiência no setor financeiro. Acesse e confira!

Financeiro
TOTVS + Contas a Pagar: como eliminar retrabalho e inconsistências

Confira quais são os erros mais comuns na integração TOTVS no Contas a Pagar e saiba como evitá-los. Acesse e leia mais!

Financeiro
Portal do fornecedor: como reduzir falhas

Entenda o que é Portal do Fornecedor, como reduzir falhas operacionais e aplicar automação financeira para ganhar eficiência. Acesse e confira!

Financeiro
Integração fiscal, financeira e contábil com automação

Alcance a sinergia perfeita entre fiscal, financeiro e contábil. Descubra como a automação Qive unifica esses setores para eficiência total.

Financeiro
Auditoria automática no contas a pagar em 2026

Revolucione a auditoria do Contas a Pagar em 2026. Descubra como a automação oferece mais precisão, agilidade e compliance para sua empresa

Financeiro
Controles internos no contas a pagar para 2026

Fortaleça seu Contas a Pagar em 2026 com controles internos eficazes. Proteja contra fraudes, erros e otimize processos com as soluções Qive

Financeiro
NFSe: Erros comuns e como a automação elimina falhas

Evite multas e retrabalho. Descubra os erros mais frequentes na NFSe e como a automação do Contas a Pagar garante a conformidade fiscal.

Financeiro
Indicadores essenciais do Contas a Pagar para 2026

Descubra os KPIs cruciais para o Contas a Pagar em 2026. Melhore a gestão financeira, otimize fluxos e tome decisões estratégicas com dados.

Financeiro
O que é Venture Debt, como funciona e regulação

Entenda o que é Venture Debt, como funciona esse tipo de financiamento empresarial e suas vantagens e desvantagens. Acesse e saiba mais!

Financeiro
Tokenização: o que é, como funciona e regulação

Entenda o que é Tokenização, como funciona, as vantagens e desvantagens, além da regulação no Brasil.

Financeiro
Financiamento Empresarial: conheça novos modelos

Confira modelos de financiamento empresarial como Crowdfunding, Tokenização e Venture Debt. Compare as opções e veja a melhor para sua empresa.

Financeiro
Gestão de Riscos Financeiros: Tendências e Desafios no Mercado Atual

Entenda o conceito e a importância da gestão de riscos financeiros, alpem das principais tendências do mercado hoje.

Financeiro
Gestão de fluxo de caixa: como lidar com inadimplência

Saiba o impacto da inadimplência no fluxo de caixa e veja dicas de como fazer a gestão para reduzir o problema em sua empresa. Acesse!

Financeiro
Por que entender como sua empresa paga é o primeiro passo para ganhar eficiência

Descubra por que o controle sobre como sua empresa paga é essencial para reduzir riscos, automatizar processos e ganhar eficiência financeira.

Financeiro
Gestão de Pagamentos: o que é e como fazer?

Entenda o que é gestão de pagamentos e como ela pode gerar previsibilidade para potencializar o planejamento financeiro da sua empresa.

Financeiro
Como fazer gestão de pagamentos em empresas?

Saiba a importância de uma boa gestão de pagamentos em sua empresa e confira dicas de como otimizar essa operação. Leia mais!

Financeiro
Impactos da tributação na formação do preço de venda

Veja como a carga tributária influencia os preços de venda e saiba como transformar isso em uma vantagem competitiva para o seu negócio. Acesse!

Financeiro
Por que a Qive é a ponte entre ERP e banco e onde mora o risco operacional?

Entenda o trabalho da Qive como ponte entre seu ERP e banco, e como fazemos nosso trabalho para diminuir seus riscos operacionais.

Financeiro
Boleto e nota fiscal é a mesma coisa? Aprenda as diferenças

Veja a função do boleto e da nota fiscal, as características de cada um e se podem ser usados para substituir um ao outro. Acesse e saiba as diferenças!

Financeiro
Boleto serve como nota fiscal? Entenda se é possível

Saiba se o boleto pode ser utilizado para substituir a nota fiscal. Acesse e conheça a função de cada um.

Financeiro
KPIs Financeiros: O Guia Completo para uma Gestão Empresarial Estratégica e Lucrativa

Entenda os principais KPIs financeiros que sua empresa precisa acompanhar para uma gestão estratégica e lucrativa.

Financeiro
Como o Business Intelligence Financeiro Pode Alavancar Sua Empresa

Descubra como o BI Financeiro transforma dados em decisões estratégicas, otimiza processos e impulsiona o crescimento da sua empresa.

Financeiro
Como Realizar uma Análise de Viabilidade Financeira

Entenda o que é uma análise de viabilidade financeira, sua importância para os negócios e como fazer para sua empresa.

Financeiro
7 oportunidades de Open Finance na gestão financeira

Saiba o que é Open Finance, as vantagens do sistema e oportunidades para empresas utilizá-lo na gestão financeira. Acesse e leia mais!

Financeiro
Como fazer um planejamento financeiro adaptável?

Maximize a resiliência e o crescimento da sua empresa com um planejamento financeiro adaptável. Aprenda como ajustar orçamentos continuamente para reagir às mudanças do mercado!

Financeiro
Inteligência Artificial na Gestão Financeira: Além da Automação

Entenda como usar Inteligência Artificial na gestão financeira da sua empresa e as vantagens de implementar ferramentas de IA na operação. Confira!

Financeiro
Automação Financeira: o que é e como funciona

Entenda o que é automação financeira e suas vantagens para empresas. Saiba também como automatizar processos financeiros. Confira!

Financeiro
Crise de Liquidez: como evitar e fazer a gestão

Entenda o que é uma crise de liquidez e como você pode preparar seu negócio para evitá-la ou gerir seus impactos.

Financeiro
Como fazer automação da gestão de boletos no varejo?

Descubra os benefícios da gestão de boletos no varejo e como a tecnologia pode otimizar os processos da sua empresa. Acesse e confira!

Financeiro
Gestão do Capital de Giro: como fazer em empresas?

Aprenda o que é capital de giro e a importância da sua gestão para empresas. Descubra estratégias para maximizar sua liquidez e lucratividade. Acesse!

Financeiro
Como calcular Split Payment no fluxo de caixa?

Aprenda como calcular o split payment no seu fluxo de caixa e evite ser pego de surpresa com as novidades da Reforma Tributária.

Financeiro
Arquivo CNAB: o que é, como funciona e vantagens

Entenda o que é CNAB, como funciona e seus impactos nos pagamentos. Conheça as vantagens da padronização e diferenças entre CNAB 240 e 400.

Financeiro
Qual a diferença entre CNAB 240 e CNAB 400?

Entenda a diferença entre o CNAB 240 e o CNAB 400 e como eles impactam o dia a dia de rotinas financeiras.

Financeiro
Crédito Financeiro na Reforma Tributária: o que muda?

Saiba como a Reforma Tributária impacta o crédito financeiro. Confira o que contadores e empresas precisam saber para otimizar resultados!

Financeiro
Gestão de Faturas: guia completo para empresas

Saiba o que é gestão de faturas, como funciona e por que implementá-la na sua empresa. Descubra as vantagens e otimize seus processos financeiros!

Financeiro
O que é Boleto DDA, como funciona e benefícios

Entenda o que é o boleto DDA e os benefícios que ele pode oferecer para os processos da sua empresa! Leia agora!

Financeiro
Como funciona o DDA?

Descubra como funciona o DDA (Débito Direto Autorizado) e as vantagens de usá-lo em uma empresa. Clique e saiba mais!

Financeiro
O que é DDA e como ativar o Débito Direto Autorizado?

Entenda o que é o DDA e aprenda como fazer o débito direto autorizado no seu negócio para pagamento de contas.

Financeiro
Rotinas Financeiras: o que são e como estruturar?

Entenda como funcionam as rotinas financeiras de uma empresa, por que elas são essenciais e como otimizá-las.

Financeiro
Como cancelar pagamento de boleto?

Aprenda como fazer o cancelamento de boletos e em quais casos esse é um processo possível de ser realizado.

Financeiro
Qual o regime de juros praticado em boletos?

Confira como calcular juros em boletos corretamente. Entenda o regime de juros praticados em boletos e evite erros. Acesse e saiba quanto cobrar!

Financeiro
Como pagar boleto vencido? Confira o passo a passo

Veja o passo a passo de como pagar boletos atrasados. Acesse e confira onde é possível efetuar o pagamento de boletos vencidos!

Financeiro
Gestão de Boletos em empresas: o que é e como fazer?

Entenda como fazer e a importância de uma boa gestão de boletos para o seu negócio, evitando atrasos e multas!

Financeiro
Split Payment: o que é e impacto na Reforma Tributária

Entenda o que é o split payment e os impactos dele com a reforma tributária. Prepare o seu negócio para as novidades do mercado.

Financeiro
Como impulsionar processos com comprovantes de pagamento e NFes

Veja como a conciliação de boletos e notas fiscais junto aos comprovantes de pagamento podem impulsionar seus processos.

Financeiro
Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?

Entenda melhor os conceitos de rentabilidade, lucratividade e a diferença entre eles. Saiba como calcular cada uma em uma empresa. Acesse e confira!

Financeiro
A Qive usa Qive? Como simplificamos nossa gestão financeira com Boletos com Notas

Entenda como nós da Qive usamos nosso produto Boletos Com Notas e fortalecemos nosso time de controladoria e seus processos!

Financeiro
Como tornar as gestões fiscal e financeira aliadas do varejo

Entenda como é possível transformar as áreas de back office em ferramentas essenciais para o crescimento de um varejo!

Financeiro
Como funciona a emissão de boletos bancários?

Domine a emissão de boletos e melhore sua gestão financeira. Saiba como emitir boletos, campos para preencher e custos para a emissão. Confira!

Financeiro
Planejamento Orçamentário: o que é, tipos e como fazer

Maximize lucros em seu negócio com nossas dicas de planejamento orçamentário. Clique aqui e comece a planejar agora!

Financeiro
Incentivos fiscais e financeiros no Varejo: quais são?

Conheça os incentivos fiscais e financeiros para o varejo. Entenda também como fazer a gestão fiscal e financeira de uma empresa. Confira!

Financeiro
Boleto Bancário: o que é, como funciona, como emitir e vantagens

Aprenda o que é um boleto bancário, como ele funciona e seu impacto nos negócios e processos da sua empresa!

Financeiro
O que significa boleto não registrado? Entenda!

Aprenda o que significa boleto não registrado e o que deve ser feito quando essa sinalização ocorre dentro da sua rotina financeira.

Financeiro
Quebra de caixa: o que é, impactos e como calcular

Saiba o que é quebra de caixa, como ela impacta o seu negócio e confira dicas para evitar e manter a saúde financeira da empresa.

Financeiro
Classificação de despesas: como fazer na sua empresa

A sua empresa sabe fazer a classificação de despesas da maneira correta? Descubra o que é e como fazê-la!

Financeiro
Planejamento Financeiro Empresarial: Como Fazer Para o Próximo Ano

Domine seu futuro financeiro em 2024 com estratégias eficazes de planejamento. Descubra dicas exclusivas e comece hoje.

Financeiro
Ponto de equilíbrio financeiro: o que é e como calcular

Calcule o ponto de equilíbrio financeiro ideal para sua empresa. Guia prático para estabilidade econômica.

Financeiro
Diferença entre custo e despesa: entenda tudo!

Entender a diferença entre custo e despesa é essencial para realizar uma gestão financeira eficiente. Descubra como diferenciar e gerir cada um deles.

Financeiro
Por que pequenas empresas devem se preocupar com a gestão de boletos?

Entenda a importância da gestão de boletos para pequenas empresas e os impactos positivos que, quando bem feita, ela traz ao negócio.

Financeiro
A Importância da Conformidade Fiscal na Gestão Financeira

Entenda a importância e os impactos das práticas de conformidade fiscal na gestão financeira empresarial efetiva.

Financeiro
Compras e Estoque
Como Aliar Os Setores De Compras E Financeiro De Forma Estratégica

Aprenda como aliar os setores de compras e financeiro de forma estratégica na sua empresa e os benefícios que você aproveita com a união!

Financeiro
Balanço patrimonial: o que é e porque dar atenção a ele

Entenda como analisar o balanço patrimonial para obter insights valiosos sobre a saúde financeira de sua empresa. Dicas e orientações essenciais.

Financeiro
Boleto híbrido: o que é e seus benefícios

Entenda o que é um boleto híbrido, suas diferenças de um boleto tradicional e as vantagens que ele oferece para o mercado.

Financeiro
Benefícios da Automatização na Gestão de Pagamentos de Fornecedores

Conheça os benefícios que você pode aproveitar com a automatização na gestão de pagamentos de fornecedores e veja seu negócio decolar!

Financeiro
Estratégias para Reduzir Erros na Conciliação Financeira

Confira as melhores estratégias para reduzir erros na conciliação financeira do seu negócio e evite impactos negativos!

Financeiro
Guia Passo a Passo de Conciliação de Boletos e Notas Fiscais

Aprenda como fazer a conciliação de boletos e notas fiscais de forma automática! Ganhe tempo, reduza custos e aumente a segurança!

Financeiro
Tudo Sobre Gestão de Pagamentos Da Qive

Confira tudo sobre o novo produto Qive: Gestão de Pagamentos! Aprenda como ele concilia todas as suas NFes e boletos para sua segurança!

Financeiro
Controle de caixa: o que é e por que é importante?

Entenda o que é controle de caixa, seus principais aspectos e sua importância para qualquer negócio que queira atuar com saúde financeira!

Financeiro
Boletos Com Notas: Os Benefícios Do Produto

Confira todos os benefícios de Boletos Com Notas - o produto da Qive que concilia seus boletos às NFes e previne fraudes e pagamentos indevidos!

Financeiro
5 erros que custam caro na sua gestão de boletos

Saiba dos 5 erros que custam caro na sua gestão de boletos e como otimizar os processos de compras e pagamento de fornecedores.

Financeiro
Como garantir segurança nos pagamentos com Boletos Com Notas

Entenda como Boletos Com Notas pode garantir a segurança nos pagamentos da sua empresa e a importância da conciliação de boletos e NFes!

Financeiro
O que é capital de giro e qual a sua importância

Aprenda o que é o capital de giro de uma empresa, sua importância, como calcular e conseguir capital de giro para seu negócio!

Financeiro
Gestão de despesas e seu impacto nos negócios

Aprenda o que é gestão de despesas para uma empresa, como fazer corretamente e como ela pode beneficiar o seu negócio.

Financeiro
Procure-To-Pay (P2P): Entenda Tudo Do Processo

Entenda o que é o processo de procure-to-pay, sua importância e as principais etapas para um ciclo completo de suprimentos.

Financeiro
Problemas com boletos: os 5 mais frequentes e como evitar

Confira 05 problemas com boletos comuns no dia a dia das empresas e como evitá-los para uma gestão financeira mais eficiente!

Financeiro
Onde Fica O Número Do Boleto

Aprenda o que é e onde fica o número do boleto, e saiba quais são os momentos em que você pode precisar consultá-lo!

Financeiro
Margem de segurança Financeira: O que é e como Aplicar

Entenda o que é a margem de segurança financeira, como calcular seu valor e quais as aplicações dentro de uma empresa.

Financeiro
5 Formas de evitar pagamentos indevidos e fraudes com boletos

Confira 05 formas de evitar pagamentos indevidos de boletos, além de também prevenir a sua empresa contra fraudes em boletos.

Financeiro
Pagamentos indevidos: quais os riscos para as empresas?

Saiba o que são pagamentos indevidos, por que ele ocorre e como adotar práticas para evitar erros tributários na sua empresa.

Financeiro
Segurança Financeira E Seus Impactos No Negócio

A segurança financeira pode ajudar o seu negócio a ter mais estabilidade e crescer de maneira saudável. Confira dicas para implementar em sua empresa.

Financeiro
Conciliação Financeira: Entenda O Que é e Seus Benefícios

Entenda o que é a conciliação financeira, quais os benefícios para sua empresa e o passo a passo desse processo.

Financeiro
Saúde Financeira da empresa: 5 dicas essenciais

Veja a importância de cuidar da saúde financeira da empresa, práticas essenciais que evitam acumular dívidas, perder lucros e prejuízos.

Financeiro
Conciliação de pagamento via boleto compensado: como funciona

Confira tudo sobre a conciliação de pagamento via boleto compensado: o que é, como funciona e seus impactos.

Financeiro
Ordem de compra: como e por que utilizar no processo da sua empresa

Veja como melhor os processos de pedido de ordem de compra na sua empresa, se proteger de fraudes e aumentar a produtividade do time.

Financeiro
Onde fica a identificação do pagamento no boleto

Veja onde fica a identificação do pagamento no boleto e o que você pode fazer com essa informação para potencializar seu negócio!

Financeiro
Boleto fraudado: como identificar e o que fazer

Entenda o que é um boleto fraudado, o que você pode fazer para identificar um e o que deve ser feito caso receba.

Financeiro
Quanto tempo leva para um boleto ser registrado?

Entenda quanto tempo leva para um boleto ser registrado e programe suas rotinas para garantir pagamentos em dia!

Financeiro
Conciliação De Boletos A Pagar: Como Fazer

Aprenda como fazer a conciliação de boletos a pagar e os benefícios que essa prática traz para a gestão financeira do seu negócio!

Financeiro
Margem de lucro x markup: o que é, diferenças e como calcular

Margem de lucro x markup: entender suas diferenças é importante para empresas que querem crescer. Confira no artigo as fórmulas e como calcular!

Financeiro
Gestão Financeira: Como Fazer De Forma Eficiente

Conheça as principais funções de uma gestão financeira de uma empresa e garanta um funcionamento correto das finanças do seu negócio.

Financeiro
Juros e multa de boletos: aprenda como calcular

Aprenda como calcular juros e multa de boletos de forma correta, garantindo que não irá pagar nada indevidamente na sua empresa!

Financeiro
Módulos Financeiros Do Netsuite

Conheça os módulos financeiros do Netsuite, suas principais funcionalidades e como otimizar o uso no seu negócio!

Financeiro
Os 9 Tipos De Condição De Pagamento No Protheus E Como Cadastrar

Veja passo a passo como configurar cada um dos 9 tipos de condição de pagamento no Protheus. Leia agora o material!

Financeiro
Relatórios De NFSe Que Podem Ajudar A Economizar

Conheça alguns relatórios baseados em NFSes que podem ajudar o seu negócio a prosperar cada vez mais! Leia agora o material!

Financeiro
O Uso Da Tecnologia Para Melhorar Processos Financeiros Das Empresas

A tecnologia melhora o planejamento, garante segurança em dados e reduz erros, a partir de softwares para processos financeiros. Saiba como!

Financeiro
Lista Das Principais Tabelas Do TOTVS RM

As tabelas do TOTVS RM organizam as informações do banco de dados nos módulos do ERP, e possibilitam consultas SQL. Veja as principais tabelas!

Não peça mais notas para 
os fornecedores

Converse com a gente para conectar sua operação de ponta a ponta por meio de documentos fiscais.