Hoje, o mercado não sobrevive sem a tecnologia. Os avanços nos processos nunca foram tão expressivos como agora. Cada vez mais, a tecnologia no meio financeiro se amplia e traz novas possibilidades para donos de negócios e consumidores. Um bom exemplo disso é a adoção do boleto híbrido como mais um meio de cobrança e pagamento.
Ele é sinônimo de modernidade e eficiência, já que conta com integrações e registros automatizado para os sistemas de pagamentos. Você sabe o que é? Com certeza já deve ter se deparado com um desses nos últimos meses e ainda não sabe.
A Qive desenvolveu o artigo a seguir sobre o conceito e seus benefícios, além da diferença entre o híbrido e o convencional. Confira logo abaixo!
O que é um boleto híbrido?
O boleto híbrido é a evolução no universo dos pagamentos, pois combina o boleto bancário tradicional, que já conhecemos, com a agilidade e comodidade do Pix. Ou seja, é um boleto que possui todas as informações já conhecidas pelos brasileiros, com adição de um QR code para pagamento via Pix.
Quais as diferenças entre o boleto híbrido e o convencional?
As principais diferenças são na modalidade de pagamento, velocidade, tecnologia e conveniência.
Ou seja, um boleto híbrido oferece mais de um meio para realizar o pagamento (código de barras ou Pix via QR code). O modo tradicional depende da compensação bancária, enquanto a segunda opção é instantânea.
Como funciona o boleto híbrido?
Essa modalidade permite escolher como o pagador deseja realizar a transação. Pode-se optar pelo código de barras para pagar em qualquer banco e lotérica, ou optar pelo Pix, utilizando o QR code no documento e efetuando o pagamento através do aplicativo do banco.
Ou seja, o boleto híbrido mantém todas as informações de um boleto bancário, como código de barras, data de vencimento e valor. Assim, continua proporcionando familiaridade ao pagador.
QR code dinâmico
Quando algo tecnológico assim surge, é necessário também entender como criminosos usariam isso para enganar e roubar do consumidor. Por isso, há uma camada de segurança na operação: o QR code dinâmico, atualizado constantemente para prevenir fraudes.
Qual a relação entre o boleto híbrido e o pagamento via Pix?
O boleto híbrido, na verdade, incorpora o Pix como uma das suas formas de arrecadação. Você já sabe que o Pix é o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil para transferências de valores entre contas de forma rápida, segura e 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Um Pix pode ser feito de várias formas, mas no caso do boleto, utiliza-se um QR code único para identificar a transação.
Vantagens do boleto híbrido
Agilidade
Ao utilizar o QR code no boleto, o pagador realiza a transação em poucos segundos, sem a necessidade de aguardar a compensação bancária. A confirmação do pagamento é quase instantânea, permitindo que empresas e consumidores acompanhem a situação da transação em tempo real.
Aprovação
A aprovação da arrecadação via Pix é muito mais rápida por conta da infraestrutura desse método, que permite a confirmação quase instantânea das transações.
Praticidade
Uma vez que o processo é automatizado, podemos reduzir significativamente a possibilidade de erros manuais, como digitação incorreta de dados.
Versatilidade
O boleto híbrido oferece duas opções de pagamento e permite escolher a forma mais conveniente — atendendo a diferentes perfis de consumidores.
Segurança
O QR code dinâmico adiciona mais segurança da transação, pois ele é atualizado constantemente. Além disso, as informações são criptografadas, para garantir a privacidade dos dados do consumidor.
Se você busca otimizar seus processos de pagamento para reduzir erros e retrabalhos, o boleto híbrido pode ser a solução ideal. Aproveite de todos os benefícios desse formato que vem revolucionando o mercado.
Quer se manter informado sobre gestão de empresas, financeiro, contabilidade, departamento fiscal e vendas? Acesse o blog da Qive e não perca nenhuma novidade!
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas