Pensando em começar a empreender? Para colher os frutos das vendas de um produto ou serviço é preciso entender os termos básicos. Entre os mais relevantes estão a lucratividade e a rentabilidade

Essas palavras podem parecer complicadas à primeira vista, mas acredite: entender esses conceitos pode te ajudar a ganhar mais dinheiro, evitar prejuízos e fazer seu negócio crescer com mais segurança, seja online ou em feiras, por exemplo. 

Neste artigo, vamos explicar de forma simples o significado de cada um, por que são importantes e como você pode calcular isso aí mesmo, com uma calculadora ou uma planilha. Vamos nessa?

O que é rentabilidade?

De maneira simplificada, a rentabilidade significa a quantidade de dinheiro que você ganha em cima do investimento feito.

Por exemplo, você é MEI e investiu R$ 1.000,00 para começar a vender pães caseiros. Esse grande investimento inclui ingredientes, embalagens, gás, serviços de designer para posts em redes sociais e mais. Depois de um mês, você conseguiu R$ 1.300,00 de volta. Sendo assim, são R$ 300,00 de lucro.

Nesse caso, a rentabilidade é de 30%, pois o lucro de R$ 300,00 deve ser dividido pelo total que você investiu (R$ 1.000,00). Ou seja: 300 / 1000 x 100 = 30%.

Em outras palavras, a cada R$ 1,00 investido no negócio, você lucrou R$ 0,30. Esse cálculo mostra se vale a pena continuar investindo no negócio. Mesmo com um alto faturamento, o retorno do dinheiro investido pode não ser tão grande — isso é um sinal de alerta e motivo para repensar a precificação ou técnica de vendas

O que é lucratividade?

a lucratividade mostra quanto você ganha sobre o que vende, independente do valor investido.

Vamos usar outro exemplo? Você é artesão e cada peça sai por R$ 10,00. No mês, você vendeu R$ 2.000,00. Após tirar todos os custos (valor dos materiais, transporte, feira e energia) sobrou R$ 400,00 de lucro.

Ou seja, de todas as peças vendidas, foram 20% de lucro usando a fórmula: 400 / 2000 x 100 = 20%.

Qual a diferença entre rentabilidade e lucratividade em uma empresa?

É comum confundir esses dois termos. Para não esquecer mais, saiba que:

  • Rentabilidade compara o lucro com o investimento feito.
  • Lucratividade compara o lucro com o valor das vendas.

Vamos entender com um exemplo: você investiu R$ 500,00 e lucrou R$ 200,00 em um dia de vendas de brigadeiros, sendo R$ 800,00 no fim do dia. Usando as fórmulas de rentabilidade e lucratividade, temos 40% de retorno no investimento e 25% de lucratividade, em comparação ao valor das vendas. 

Como calcular a rentabilidade em empresas?

Até os profissionais de grandes empresas não fazem cálculos complexos para chegar a rentabilidade do mês. Às vezes, a diferença para pequenos, médios e grandes negócios é o volume de números.

Para calcular a rentabilidade, é preciso somar todo o investimento do período (mensal, trimestral, semestral ou anual). Isso inclui a matéria-prima, embalagens, equipamentos, publicidade e outros. Depois, descubra o lucro líquido (valor das vendas – todos os gastos com impostos e outras contas). Adicione esses dois números na fórmula:

Rentabilidade = (lucro líquido / investimento total) x 100.

Como calcular a lucratividade em empresas?

A lucratividade também é simples de ser calculada. Some o valor total de vendas do período escolhido — chamado de receita. Agora, desconte todos os custos e o que sobrar é o lucro líquido. Assim, teremos: 

Lucratividade = (lucro líquido / receita total) x 100.

Lembre-se: entender esses e outros conceitos básicos são os primeiros passos para ter sucesso e fazer escolhas inteligentes nos próximos períodos, como cobrar um preço justo para garantir a rentabilidade e a lucratividade. Vender sem ter o controle do dinheiro é um risco grande para qualquer negócio. 

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Escrito por Qive

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