Para qualquer negócio, manter a organização e o controle financeiro é necessário para que o dia a dia tenha fluidez e para ajudar no resultado a longo prazo. No que diz respeito ao financeiro, ter uma boa gestão de pagamentos deve ser priorizado entre os líderes. Uma das ferramentas mais usadas para isso é o boleto bancário, sendo ainda um dos meios de pagamento mais populares no país. Mas você realmente sabe onde encontrar a identificação do pagamento no boleto? Ter esse tipo de informação vai garantir a correta baixa das contas e uma gestão de pagamentos eficiente.

A seguir, entenda onde encontrá-la e como usar essa informação para potencializar a gestão do seu negócio — independente da área de atuação.

O que é a identificação de pagamento?

A identificação de pagamento no boleto, também conhecido como nosso número, é um código único que identifica cada um desses documentos. Você precisa saber que é composto por até 11 dígitos e a principal função é diferenciar um boleto do outro, para facilitar o registro e rastreio dos pagamentos. 

Pense bem: são milhões de pagamentos feitos todos os dias por empresas e pessoas do país inteiro. Sem essas combinações de dígitos, seria impossível buscar pagamentos feitos, tanto por parte da sua equipe, quanto por parte do governo. 

Onde fica a identificação do pagamento no boleto?

Você já viu um boleto, correto? Então, você também deve saber que cada banco possui o próprio layout, obedecendo as regras do governo. Sendo assim, a localização dessa identificação de pagamento pode variar, podendo ser quase imperceptível.

No entanto, geralmente, você a encontrará na parte inferior, à direita do código de barras, sendo composto por 8 dígitos, seguido de um dígito verificador. Ou na linha digitável na parte inferior do boleto, começando com o código do banco, seguido de “00000”. Os próximos oito dígitos serão o nosso número.

Como encontrar a identificação de pagamento de um boleto?

No tópico anterior já mostramos onde fica essa identificação, mas você também pode encontrar no site do banco emissor que emitiu o boleto e procurar pela opção para consultar detalhes de um boleto. Geralmente, vão pedir que tire foto do código de barras ou adicione outros dados do boleto. Assim, a identificação de pagamento será visível. 


Caso não encontre no site do banco, uma dica é baixar aplicativos de leitura de boletos no celular. Vários apps conseguem escanear o código de barras de um boleto e exibir a identificação de pagamento, entre outras informações relevantes.

Como usar a identificação de pagamento de boletos no planejamento financeiro

Sabia que dominar todos os detalhes de um boleto pode ser uma boa vantagem para o planejamento financeiro do seu negócio? 

Você pode conciliar seus pagamentos, garantir a organização do seu fluxo de caixa e evitar erros contábeis, além de facilitar o trabalho da auditoria. 

Quanto ao recebimento de contas, é possível monitorar cada boleto emitido, verificando se a identificação de pagamento consta nos extratos bancários. Isso ajuda a identificar possíveis atrasos e pendências.

Para agilizar a baixa de boletos, utilize a identificação de pagamento disponível no boleto para importar esse tipo de documento em sistemas de gestão financeira ou bancos de dados interno, agilizando a baixa das contas a pagar.

Planejamento financeiro de forma eficiente para seu negócio

Tirar vantagem de entender sobre a identificação de pagamento é apenas uma das diversas ferramentas para um bom planejamento financeiro. Quer ir além? Então, confira as nossas dicas:

  1. Orçamento

Crie um orçamento para cada período, acompanhando a realidade financeira do seu negócio. Para isso, monitore os principais indicadores, como o índice de liquidez para avaliar a saúde financeira da sua empresa.

  1. Fluxo de caixa

Gerenciar o fluxo de caixa com rigidez, garantindo que sempre haja recursos disponíveis para gastos inesperados.

  1. Autoridade no assunto

Conte com quem sabe sobre o assunto e pode ajudar você a potencializar o seu negócio: a Qive, uma ferramenta com um conjunto de soluções para automatizar e otimizar a gestão de pagamentos e documentos fiscais.

Na plataforma, é possível realizar o armazenamento de notas fiscais na nuvem para facilitar a

conferência das vendas, entrega de obrigações fiscais e pagamento de fornecedores. Há também a consulta e monitoramento automático das NFes ou NFSes emitidas contra o CNPJ da sua empresa, com capturas automáticas, através da plataforma da Sefaz

Além disso, a Qive permite acompanhar os status das notas fiscais, identificando as notas canceladas, sem manifestação e com erros. Acompanhe também todos os boletos de pagamento em um único dashboard, conciliando as notas fiscais e boletos para evitar atrasos ou multas por falta de pagamento.

Quem conta com a gestão de pagamentos deve considerar ferramentas como a da Qive para proporcionar mais eficiência, segurança e conformidade fiscal.

Conclusão

A identificação do pagamento no boleto é simples, porém muito importante para o controle do seu negócio. Ao usá-la de forma estratégica, há mais organização, controle e eficiência no fluxo de caixa, sendo um protagonista para o sucesso da sua empresa. Para potencializar ainda mais, considere uma ferramenta de gestão fiscal e financeira, como a Qive. Clique e conheça a nossa ferramenta já!

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Qive

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor