Um programa de fidelidade do cliente é uma estratégia de marketing que recompensa os clientes que fazem compras e se envolvem com a marca continuamente.
Essas recompensas podem incluir um cupom de desconto, pontos resgatáveis para a compra, produtos gratuitos ou até mesmo acesso exclusivo a novos produtos.
Criar programa de fidelidade de clientes tem, como objetivo, incentivar compras futuras e que geram uma relação contínua com o seu negócio.
Há diversos programas e que podem ser programados de diferentes maneiras. Um dos métodos mais populares é o de recompensa com pontos em um sistema que podem ser gastos em compras futuras. Outro tipo de programa de fidelidade do cliente pode recompensá-los com vantagens exclusivas para membros ou brindes, ou pode até mesmo recompensá-los doando dinheiro para uma instituição de caridade pela qual você e seus clientes têm paixão mútua.
Seja qual for o caso, a lógica é a mesma: ao oferecer recompensas aos clientes por serem leais e prestativos, você criará um relacionamento com eles. E quanto mais personalizada for a experiência, mais leais seus clientes se tornarão.
Como criar um programa de fidelidade de cliente
Antes de criar um programa de fidelidade é importante saber quais tipos de itens ou serviços seus clientes gostam de comprar. Isso exige uma análise sobre o negócio, para entender o que traz de volta os clientes, dia após dia, semana após semana. É importante responder à questão ”O que os faz eles escolherem a sua empresa em vez da concorrente?”. Surpreendentemente, as respostas não se resumem a preços com desconto ou produtos de qualidade.
Para ter clientes, é importante mantê-los envolvidos. O envolvimento do cliente cria clientes leais mais do que vendas instantâneas, produtos sofisticados ou estratégias de marketing caras. A conexão emocional entre os clientes e sua marca ou negócio, tornando-os muito mais propensos a serem leais à sua loja ou serviço.
Como montar um programa de fidelidade
Existem várias maneiras de incentivar o envolvimento do cliente, mas vamos concentrar em estratégias eficazes.
1. Ofereça mais do que apenas um desconto
Muitas pessoas ainda pensam que programa de fidelidade é apenas oferecer um desconto simples com base em um limite de gastos. Embora as pessoas adorem descontos, encontrar promoções e descontos vantajosos são muito fáceis de encontrar online graças ao advento da tecnologia e à capacidade de baixar cupons imediatamente. Em vez disso, deixe seus pontos de fidelidade oferecerem mais do que um desconto rápido.
Empresas como a Starbucks, por exemplo, tem um aplicativo móvel inteiro dedicado ao seu programa de fidelidade. Ao ganhar pontos de fidelidade, seus clientes podem obter bebidas grátis na loja, uma bebida grátis no aniversário e fazer o pedido com antecedência para que não tenham que esperar na fila, entre outros.
Torne a experiência do cliente a mais agradável possível com seu programa de recompensas com uma ampla variedade de vantagens.
2. Gamifique as recompensas
Ao transformar qualquer experiência em um jogo, você pode influenciar diretamente a motivação pessoal de uma pessoa para concluir uma tarefa (como, por exemplo, fazer compras em sua loja). Isso é especialmente útil quando se trata de programas de fidelidade que permitem às pessoas ganhar recompensas por meio de certas ações, como usar um cartão de crédito de recompensas em determinados produtos ou atingir um determinado nível de associação no programa de recompensas.
A maneira mais fácil de fazer isso é por meio de um sistema direto baseado em pontos. Um exemplo conhecido são os programas de fidelidade de companhias aéreas que permitem ganhar voos grátis com suas milhas de passageiro frequente ou programas de fidelidade de hotel que permitem resgatar seus pontos na forma de uma noite grátis em um de seus hotéis e resorts parceiros.
Mas existem outras formas de gamificação em programas de benefícios, como:
- Resgate de pontos – Este tipo de programa permite que você ganhe pontos à medida que gasta, com a opção de resgatá-los a qualquer momento.
Gráficos de desempenho – se você deseja que seus clientes invistam em um desafio ou jogo que você criou a partir de seu programa de recompensas, gráficos servirão como uma motivação incrível para continuar seu envolvimento com o tempo. - Tabela de classificação – Para pessoas que são competitivas, uma tabela de classificação serve como uma grande motivação para um desempenho melhor e desafios completos para a chance de ser exibida publicamente na tabela de classificação. Quando combinados com a capacidade de ganhar pontos extras, os placares funcionam como incentivos incríveis para os clientes aumentarem seu engajamento com sua marca.
3. Digitalize o seu programa de fidelidade
Quem nunca perdeu aqueles cartões de fidelidade em papel que alguns comércios carimbam a cada compra que você realiza para depois ganhar uma recompensa? A realidade é que a maneira mais fácil de fazer isso é com aplicativos que funcionam como cartões de fidelidade. Há aplicativos como o StayApp, MyFid e o Collact que funcionam como um cartão de fidelidade digital e que permite aos clientes acumular pontos em varejistas online e físicos em um app fácil de usar.
Além disso, como tudo é gerenciado no aplicativo de recompensas, você pode revisar os dados do cliente para ajudar a melhorar seu negócio. Você pode acompanhar o comportamento de gastos para saber quando seus clientes estão mais propensos a comprar, quais produtos eles têm maior probabilidade de comprar e quais recompensas e incentivos têm maior probabilidade de trazê-los de volta à sua loja.
4. Considere fazer parceria com outras empresas
Mesmo se você estiver executando bem um programa de fidelidade, ainda assim vai desejar atrair novos clientes sempre que possível. Uma maneira fácil de fazer isso é fazer parceria com outras empresas locais que compartilham o mesmo mercado-alvo, mas não são seus concorrentes diretos.
Encontre outra empresa que atenda ao mesmo grupo demográfico que você, para que os clientes atuais tenham naturalmente interesse em sua marca. Quando esta empresa recomenda sua marca por meio de um programa de fidelidade conjunto, isso funcionará de maneira muito semelhante ao marketing boca a boca, pois essa empresa já estabeleceu relacionamentos com o cliente.
Conclusão
Por fim, criar um programa de fidelidade do cliente não precisa ser um projeto gigantesco. Quando você entende o seu público e o que atrai eles, fica bem mais fácil de fazer um programa personalizado e que atenda às suas expectativas. Se você não souber por onde começar, pergunte à sua base de clientes atual o que eles gostariam de ver em um programa de recompensas com uma pesquisa simples com o cliente.
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