O blog corporativo, diferentemente do pessoal, tem como objetivo divulgar conteúdos relacionados a uma empresa e ao nicho em que ela está inserida e, consequentemente, se posicionar como um canal informativo.
Tal portal é essencial para uma marca que deseja se tornar referência em seu segmento, estreitar o relacionamento com o seu público-alvo e ter uma estratégia de marketing de conteúdo mais robusta.
Para mais, este tipo de blog é ideal para atrair leads de forma espontânea e, a longo prazo, se indexar melhor nas páginas dos mecanismos de busca, como o Google (considerando aspectos de SEO, por exemplo).
Se você já tem um blog corporativo ou está pensando em criar um, confira as dicas a seguir e descubra como gerar mais tráfego para a sua página!
Cuide do layout do blog corporativo
“A primeira impressão é a que fica!”. Pode parecer bobagem, mas não é – esse dito popular tem tudo a ver com o visual do seu blog corporativo. É fundamental que os elementos estejam alinhados, para que não se crie uma poluição visual.
Por isso, invista em um logo de alta resolução para firmar a identidade da sua página (pode até ser o mesmo da sua empresa). Escolha cores de uma mesma paleta para evitar contrastes pesados: duas ou três matizes serão mais do que suficientes.
Mantenha poucas fontes textuais: pondere-as entre os títulos e os próprios artigos. Além disso, ordene o cabeçalho, o menu, a barra lateral e o rodapé do seu blog – eles deverão manter uma hierarquia aparente.
Todos esses cuidados configuraçrão um layout mais agradável aos olhos do seu visitante e o instigarão a navegar pelo seu site e conhecer os conteúdos desenvolvidos por você (e por sua equipe).
Escreva bem os artigos para o blog
Você não precisa ser nenhum Machado de Assis, mas se atentar na escrita e na linguagem serão grandes diferenciais para que a leitura do seu visitante flua com mais naturalidade.
Portanto, ative o corretor ortográfico do seu editor de texto (Word, Docs etc) e, sempre que surgir uma dúvida, pesquise no Google – não custa dar aquela confirmada para não passar vergonha, certo?
Para mais, utilize recursos que descompliquem o escaneamento dos conteúdos. Entre estes principais facilitadores, destacam-se:
- Subtítulos: divisões de temáticas que compõem o assunto principal;
- Parágrafos curtos: com no máximo cinco linhas (simplificam a leitura mobile também);
- Bullets: ordenação ainda menor que os subtítulos;
- Negritos: destaque das palavras-chave de cada parágrafo ou subtítulo.
Caso contrário, seus textos parecerão um grande amontoado de informações sem nexo e, por consequência, afastarão seus leitores ao invés de atraí-los.
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Crie conteúdos de qualidade
Depois de cuidar do visual do seu blog, agora é momento de pensar em como você desenvolverá o conteúdo dele. Tenha em mente que os artigos deverão ser únicos, relevantes e relacionados ao seu nicho.
Assim, se você é proprietário de um e-commerce de móveis, por exemplo, crie produções que discorram sobre como configurar um ambiente com determinadas cores ou estilos de mobília (se possível, adicione também ilustrações entre os parágrafos).
Nada de falar sempre o mesmo do mesmo. Isso se tornará enfadonho e afastará seus leitores – quanto mais seus materiais forem específicos e inovadores, melhor.
Além disso, como comentado na introdução, se você otimizar seu conteúdo (SEO), será possível angariar mais tráfego orgânico para o site. E uma maneira simples de se fazer isso, é utilizando boas palavras-chave – tanto nos títulos, como nas meta-descriptions.
Para encontrar as keywords em alta, busque-as no planejador de palavras-chave do Google. Nele você terá acesso a estatísticas que indicarão o volume de pesquisas e possíveis desempenhos das mesmas.
Use as redes sociais a favor da divulgação do blog corporativo
Outra forma de conquistar visitas para o seu blog é compartilhando seus conteúdos pelas redes sociais – o famoso boca a boca da modernidade. Afinal, tudo que é publicado nas mídias, acaba por se dispersar e é isso que queremos, não?
Logo, uma maneira organizada de se fazer estas postagens é por meio de um calendário editorial – não só para as redes, mas para o desenvolvimento dos seus artigos no blog. Sistematização é a chave para escrever e publicar periodicamente.
Seguindo o exemplo dos móveis: você pode, no domingo, postar um material inspirador sobre diferentes ambientes para o cômodo X no seu blog e, na segunda, compartilhá-lo no Facebook; na quarta, uma resenha da mobília Y e, na quinta, publicá-la no Instagram.
Teste os melhores horários e perceba em quais são recebidas mais curtidas e comentários. Ademais, aproveite as mídias para entender as temáticas que mais agradam seus seguidores (por votações ou pelas próprias interações).
Regularidade faz toda diferença. Assim, ofereça aos seus leitores a possibilidade de se inscreverem na newsletter do seu blog. Ela será o meio ideal para nutrir o relacionamento com o seu lead.
Você poderá enviar e-mails marketing semanal, quinzenal ou mensalmente, para manter seus seguidores a par dos seus conteúdos e novidades do segmento. E, aos poucos, introduzir seus produtos e serviços.
Hoje em dia, já existem inúmeras ferramentas de automatização para esta tarefa. As mais conhecidas são MailChimp, RD Station e E-Goi. Acesse-as e escolha aquela que combinará melhor com as suas necessidades (e o seu bolso).
Conclusão: Tudo entendido?
Colocando todas essas estratégias em prática, é certo que você gerará tráfego para o seu blog, conquistando leads e fazendo seus leitores retornarem a cada novo conteúdo produzido.
Esperamos que essas dicas te inspirem a continuar empreendendo e investindo no seu negócio. E, se você já aplicou alguma das orientações acima, não deixe de nos contar nos comentários!
Gostou do que leu? Ainda está com alguma dúvida? Então, fique à vontade para deixar um comentário!
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