Compras 4.0 é o processo de digitalização do setor, também definido como “próxima revolução industrial” ou uma verdadeira “Indústria 4.0”.
E o que é essa mudança de fato?
Essa alteração é a combinação de novas tecnologias com processos operacionais e administrativos das empresas. Isso gera novos produtos e serviços digitais. Refletindo os efeitos das tecnologias de ponta do setor 4.0 e do gerenciamento de dados nas compras estratégicas e operacionais, recentemente, surgiu o conceito de “compras 4.0”.
A definição desse tipo de compra vem de quais impactos a tecnologia terá no setor.
Vamos entender melhor.
Entenda as compras ao longo do tempo
O processo de compras possui etapas essenciais que garantem que as empresas tenham materiais necessários por um preço competitivo para o seu trabalho.
A compra, para valer dentro do balanço da companhia, deve ser realizada com parceiros confiáveis e que agreguem valor aos clientes.
E o processo de compras está em um estado de transição.
Novas tecnologias permitem maior transparência na cadeia de suprimentos em computadores e na internet. Isso vale para empresas, fornecedores e até para os clientes.
Mesmo assim, ainda não foi alcançada uma visibilidade completa de ponta a ponta por todo o setor de compras. Ele ainda está à margem das principais inovações. Sistemas de gerenciamento de transporte, armazém para estocar a produção e pedidos podem fornecer aos gestores informações essenciais sobre o estado dos veículos, seus níveis de estoque e a localização dos pedidos em andamento.
Mas eles ainda não foram modificados para envolver toda a produção. Há partes da cadeia de suprimentos que ainda estão fechadas nos pedidos feitos no papel, telefonemas entre empresas e comunicação por e-mail que ainda está desatualizada.
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Mudança acontece com mais concentração
O ato de concentrar tarefas que realmente geram valor para as operações é um passo para tornar a digitalização mais efetiva.
O desafio emergente desse tipo engloba o uso das informações disponíveis para fornecer aos principais interessados ideias úteis. Ao fazer isso, os profissionais de compras podem obter independência de modelos mais lentos de comunicação.
Com as informações em um lugar, ou em menos locais, os profissionais podem se focar na colaboração.
Neste trabalho, os profissionais se concentram em gerar valor para suas operações.
O que a tecnologia digital pode fazer nas compras 4.0?
A revolução do setor 4.0 está impulsionando mudanças. E as compras 4.0 provavelmente terão um impacto transformador nas cadeias de suprimentos da próxima geração quando entrarem em pleno funcionamento.
Com a tecnologia IoT (Internet of Things, em inglês, ou Internet das Coisas) e os recursos de Inteligência Artificial (IA) é possível fazer o melhor uso das informações coletadas pelos dispositivos na borda. E as plataformas de integração de dados poderão sintetizar essas informações em insights em tempo real na rede.
Isso significa que os diretores de compras poderão sincronizar dados de fornecedores, motoristas, equipes internas e clientes para o benefício de sua operação e de suas empresas como um todo. As pontas se conectam. Por isso, as compras 4.0 devem ser vistas como uma espécie de mudança de paradigma.
Apesar do processo de compras quase sempre estar ligado à redução de custos para toda a empresa, ele pode ser um centro de lucro próprio.
Assim, quando as equipes de compras aproveitam informações baseadas em dados sobre as forças do mercado — do relacionamento com o fornecedor aos hábitos do consumidor —, elas conseguem não apenas reduzir os custos de seu próprio departamento. Mas, também identificar novos fluxos de receita, parcerias e oportunidades para a operação maior.
Melhoria para a equipe e os terceirizados
As compras 4.0 melhoram a colaboração entre vendedores e fornecedores terceirizados, bem como dentro da equipe de compras.
Plataformas e processos digitais permitem que os fornecedores obtenham acesso a dados que os capacitem a fornecer resultados e preços ideais para os concorrentes. Ao invés de gastar tempo em tarefas administrativas manuais e repetitivas, as equipes de compras podem se concentrar em missões com maior valor estratégico para a empresa.
Em que consiste a 4ª Revolução Industrial?
Primeiramente, é fundamental entender melhor do que se trata a 4ª Revolução e como isso interfere nas compras. Conforme mencionado, agora a tecnologia está presente de forma mais intensa e outras máquinas podem se comunicar com outras máquinas.
No entanto, é importante saber que, mesmo que diversas tecnologias avançadas já estejam disponíveis, o modelo organizacional causado por ela ainda está em desenvolvimento. Isso quer dizer que é um ótimo momento para estudar esses novos recursos tecnológicos e criar um diferencial competitivo com a intervenção deles. Afinal, no mercado competitivo, aqueles que não conseguem meios para evoluir, ficam para trás.
Quais desafios empresariais surgem com a Indústria 4.0
A Era Digital muda não apenas a forma como as compras funcionam, mas também o valor da aquisição para fornecedores, parceiros e clientes. E somente investir em mais tecnologia não é mais suficiente para alcançar o diferencial competitivo. Seu time da empresa na verdade precisa ser cada vez mais multidisciplinar, com diferentes pontos de vista e propostas mais criativas.
É preciso que haja uma maior troca de informações e colaboração entre todos os profissionais. Isso permite que os resultados são otimizados em todas as etapas até a entrega do projeto final para o cliente.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração é o tempo levado para entrega de tarefas.
No mundo digital é preciso ainda mais de metodologias ágeis capazes de entregar em tempos certos e planejados uma tarefa com qualidade.
Mudanças nesses procedimentos levam as corporações a focarem cada vez mais na contratação de profissionais qualificados e multidisciplinares.
Esse tipo de indústria 4.0, que envolve as compras 4.0, garante que as ferramentas sejam utilizadas de forma eficaz e em tempo hábil. Desse modo, sobra mais tempo para focar em áreas mais estratégicas e outras demandas específicas.
Como as empresas brasileiras se situam na indústria 4.0
Mesmo que o momento peça inovação e investimento em tecnologias, no Brasil predominam empresas que usam e abusam de papéis, telefonemas e e-mails, numa cultura longe do 4.0.
Segundo pesquisas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 14 dos 24 setores da indústria brasileira precisam urgentemente digitalizar seus processos para garantir a competitividade internacional. Essa mudança, ainda segundo o estudo, impacta diretamente na produtividade do negócio. A maioria das empresas brasileiras não sabe aproveitar bem os recursos tecnológicos. Quando a fazem, também não conseguem realizar um planejamento adequado.
Afinal, não basta investir em tecnologias. A cultura das corporações precisa investir também no capital humano, que deve ser qualificado para lidar com dados e recursos tecnológicos e ainda outras questões.
Quais são os desafios para os profissionais nas compras 4.0?
Diferentes desafios afetam os novos profissionais desse novo mercado.
Primeiro, quem trabalha com esse tipo de mercado não pode deixar de se atualizar e investir na própria capacitação para potencializar o uso das novas ferramentas. Atualizado, o profissional pode agregar maior valor para as companhias.
O profissional precisa investir em cursos para compras 4.0, seminários e workshops sobre o tema. A empresa e o profissional que não buscam evoluir ficam para trás.
É importante garantir conhecimentos sobre o negócio, consequências financeiras sobre decisões, competências sócio-relacionais, ser um especialista em questões técnicas e entender o mundo de dados, entre outras informações nesse novo tipo de indústria.
Automação tecnológica que é boa para alta lucratividade
É possível imaginar que, quando uma empresa consegue controlar o estoque mais facilmente, aliada a um custo/benefício das compras, ela consegue economizar em curto, médio e longo prazo.
Há uma melhoria significativa na saúde financeira e na lucratividade da corporação graças a processos mais automatizados.
E, portanto, mais inteligentes.
Automação pode tornar os processos mais seguros
Diferente de adotar processos manuais, que oferecem maiores riscos de erros e incidências, a automação tecnológica otimiza o desempenho empresarial ao facilitar a tomada de decisões com a criação de relatórios de gerenciamento. Os recursos permitem integração dos processos, viabilização de um fluxo contínuo e automático na troca de informações, entre outras vantagens.
Tudo isso diminui as chances de retrabalho do seu serviço.
Retrabalho compromete o desempenho e eleva os custos operacionais. Assim, é possível elaborar novos planos de ação e estratégias com mais segurança e confiança – e sem medo de errar.
Automação permite execução ágil
Compras 4.0 permitem segurança e que as tarefas sejam executadas com mais agilidade. Atividades da companhia como orçamento, ordens de compras, cotação, recebimentos, contratos rodam mais rapidamente.
Essa execução ágil permite que profissionais envolvidos nesse processo fiquem mais produtivos.
Eles podem utilizar o tempo extra adquirido para se dedicar a atividades mais estratégicas e essenciais, em vez de desperdiçar o tempo na realização de processos manuais.
Você sabia que, com a automação das Notas Fiscais é possível tornar o setor de Compras mais eficiente?
Softwares como o Qive, por exemplo, permite fazer a gestão de documentos fiscais de forma automatizada, otimizando o processo. Afinal, com a modalidade de relatórios inteligentes, por exemplo, é possível extrair dados capazes de gerar insights de extremo valor para a empresa, garantindo um processo de compras ainda mais assertivo e estratégico.
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