Quando uma empresa, revisa todo seu sistema, analisando seus registros e suas demonstrações, avaliando as transações e as operações realizadas, ela está realizando uma auditoria. A diferença entre auditoria externa e interna é o profissional que faz o pedido da auditoria. Se ele é um profissional contratado exclusivamente para esse fim, diz-se que é um auditor externo.
O objetivo dessa ação é garantir que seus registros gozem de fidelidade, fazendo, assim, com que suas demonstrações financeiras tenham credibilidade. Possíveis falhas encontradas durante a auditoria podem ter origem em falhas de controles internos, que o auditor, além de identificar, analisar para propor mudanças.
Qual a função da auditoria externa?
Enquanto a auditoria interna tem um caráter especialmente consultivo e objetiva, na maioria das vezes, subsidiar a administração da empresa, auxiliando seus gestores na tomada de decisão, avaliando controles, patrimônio, identificando riscos e sugerindo melhorias, a auditoria externa tem outro viés.
Também chamada de auditoria independente — pelo fato de estabelecer a idoneidade da avaliação pela impessoalidade da equipe profissional responsável por realizá-la —, busca garantir sua saúde financeira e a veracidade de seus registros, para identificar possíveis problemas que possam colocar em risco sua saúde financeira. Ela atende majoritariamente aos interesses de investidores e instituições bancárias que pretendem injetar recursos na empresa e querem garantir que estão fazendo uma boa escolha.
A auditoria externa tem, portanto, como principal objetivo, garantir a confiabilidade para os investidores. Ao contratar uma auditoria independente, o grupo empresarial está solidificando sua presença no mercado, apresentando-se como empresa que pode garantir aquilo a que está se propondo e se disponibilizando à análise transparente para receber novos investimentos.
Se você trabalha em uma empresa que lida com centenas ou milhares de documentos fiscais, de duas uma: ou você tem um departamento inteiro voltado para garantir que todos os documentos que foram recebidos, ou você está deixando muitos documentos para trás e corre o risco de futuramente ser duramente penalizado pelo fisco. Com a Qive você pode eliminar esse risco, assine nossa newsletter e saiba como:
Quais as diferenças entre a auditoria interna e a auditoria externa?
Como características principais da auditoria interna temos:
- As atividades de auditoria são realizadas e conduzidas por um profissional ou grupo interno;
- Seu objetivo é atender às necessidades da administração;
- Suas ações buscam aperfeiçoar os setores e rotinas auditados e garantir o cumprimento das políticas e normas internos;
- Há uma divisão dos trabalhos, avaliando áreas operacionais e responsabilidade administrativa separadamente;
- O auditor busca detectar e prevenir a fraude;
- Ele se subordina às necessidades da alta cúpula da empresa;
- Há a contínua revisão das atividades.
Por outro lado, a auditoria externa:
- É realizada por equipe profissional independente, contratada especificamente para realizá-la;
- Visa atender às demandas de terceiros com relação à fidedignidade das questões financeiras;
- Tem ações que visam determinar a extensão da avaliação e a confiabilidade das informações financeiras;
- Divide seus trabalhos entre as contas de balanço patrimonial e as demonstrações de resultados;
- Somente se preocupa com a detecção e prevenção de fraudes se houver riscos para as demonstrações financeiras;
- Goza de independência em relação aos interesses da empresa;
- Ocorre periódica e não continuamente (geralmente a cada semestre ou ano).
Por que realizar auditorias externas em obras públicas e privadas?
A auditoria externa é realizada em obras públicas e privadas com o objetivo de avaliar questões técnicas ou legais sobre sua execução.
É interesse do Poder Público investir em melhorias na governança dos recursos que investe e isso não se dá somente pela análise da viabilidade e da qualidade do projeto, tampouco é algo limitado ao sucesso da licitação: é preciso gerir e fiscalizar seus contratos de forma eficiente, daí a importância de auditar obras públicas.
A auditoria identifica problemas em contratos públicos somente com a análise da fase contratual e já torna possível prever e atuar para minimizar seus impactos em três fatores fundamentais para o sucesso de uma obra:
- A qualidade;
- O prazo;
- O custo.
A auditoria externa provê avaliação sistêmica dos contratos públicos, diagnosticando suas deficiências desde a concepção do empreendimento, com o planejamento da obra, até o devido recebimento da cobrança concluída, com a entrega do objeto contratado.
Já nas obras privadas, o principal interesse da auditoria é avaliar procedimentos de trabalho e também de gestão, eliminando inconformidades identificadas pelos auditores, sejam eles internos ou externos e garantindo a salubridade financeira de suas ações. Além disso, há também a realização desses procedimentos para atender a requisitos externos e validar padrões de qualidade internacional em suas atividades, como as normas ISO 9000 e ISO 14000, por exemplo.
Para saber mais sobre a gestão fiscal e contábil das empresas, siga a Qive nas redes sociais. Você é nosso convidado no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Tudo o que você precisa na Qive para gestão financeira e fiscal do jeito certo: automatizada e estratégica.