Primeiramente, a análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

Pensando nisso, sabemos que planejar é preciso, da mesma forma que ter um horizonte, um norte para os negócios é imprescindível. Não importa o tamanho da empresa, seja micro ou grandes, todas requerem um plano estratégico.

1. Contextualizando a análise SWOT

Quando se fala de gestão estratégica, imagina-se algo complexo e distante, que requer especialistas para a correta execução. Desse modo, muitas empresas, principalmente as micro, negligenciam as ações de montar um planejamento e definir estratégias, que são práticas essenciais para a continuidade e crescimento de um empreendimento.

Nesse sentido, se você tem um micro negócio próprio que não tem funcionários, por exemplo, você também deve parar e fazer a gestão estratégica dele. 

1.1 O que é SWOT?

A gestão estratégica é um tema bastante amplo, de fato, mas conceituando de uma maneira rápida e pragmática, trata-se de definir objetivos e metas, bem como os meios para alcançá-los.

Cada empresa (pessoa ou área) deve construir suas estratégias de maneira genuína e personalizada, na medida certa para o negócio, ou seja, não dá para copiar da concorrência. Dessa forma, deve-se ter claro o cenário e as especificidades do negócio para que as prioridades fiquem evidentes.

Mas, então, como delimitar esse cenário e iniciar o planejamento de maneira prática? Uma ferramenta ideal para essa demanda é a análise SWOT.

A sigla advém das palavras do inglês: “Strenghts”, “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats”, que traduzidas para o português significam: “Forças”, “Fraquezas”, “Oportunidades” e “Ameaças”, respectivamente.

É possível afirmar que essa ferramenta ajuda na tomada de decisão não só das empresas, mas também na resolução de problemas do cotidiano. Isso porque a análise SWOT faz um mapeamento de fatores internos e externos do negócio (ou da rotina), inerentes ao problema ou ao questionamento que se necessita sanar.

2. Como aplicar a análise SWOT?

A análise SWOT é uma simples matriz (como na figura a seguir). Em cada quadrante são listados os fatores negativos e positivos, externos e internos, àquilo que está em discussão.

Para compreender melhor seu funcionamento, vamos a um exemplo prático de aplicação dessa ferramenta.

Imagine que você precisa iniciar o planejamento estratégico de seu negócio e, para começar, fará um levantamento amplo do cenário. 

Assim, inicia-se a análise SWOT listando as forças que o negócio apresenta:

Exemplo de matriz SWOT

2.1 Análise SWOT na prática

Nesse momento, são todos os pontos positivos que devem ser salientados e que são internos ao negócio. Por serem parte do processo interno, os gestores têm mais controle e mais facilidade de adaptar e mudar esses fatores.

Além disso, é interessante aqui pensar quais são os diferenciais competitivos, os recursos exclusivos, a inovação em produtos e serviços, o tempo de mercado, os fornecedores exclusivos, o produto de melhor qualidade etc.

Ainda olhando para dentro no negócio, em um segundo momento é preciso listar os pontos fracos, como:

  • alto custo de produção ou da mercadoria vendida;
  • dependência de algum canal de distribuição;
  • alto custo de aquisição de clientes;
  • dificuldade em recrutamento e seleção;
  • falta mão de obra especializada;
  • falta de reserva para investimentos;
  • marca desconhecida ou sem presença.

No quadrante das oportunidades, reflete-se sobre os pontos do mercado ou momento econômico e político que afetam o negócio positivamente, como:

  1. vulnerabilidades da concorrência.
  2. influências sazonais.
  3. influências temporárias (estações do ano ou datas específicas/comemorativas, oportunidade de parceria ou acordo, projeto de lei, impacto político externo ou benefício do governo).

Para finalizar, no quadrante das ameaças, elenca-se também tudo aquilo que são fatores de mercado e de algum efeito político, como um projeto ou lei que impacte o seu mercado, redução nas opções de fornecedores, alguma nova tecnologia que substitua seu produto, redução na demanda do mercado-alvo etc.

Após preencher os quadrantes, é possível analisar os pontos que merecem mais atenção e priorizá-los. Da mesma forma, é possível identificar aquela ameaça ou fraqueza que está latente e o que fazer para gerir os riscos e mitigar os problemas a curto e médio prazo.

3. Diagnóstico

Com a análise, além de identificar oportunidades e forças já existentes que podem ser aproveitadas, por exemplo, para o aumento de faturamento e/ou argumento para campanhas de marketing e vendas, você identifica pontos de melhorias.

Uma vez desenhada, a ferramenta apontará para os gestores os pontos que merecem atenção e, dessa forma, ações práticas sairão dali e impactarão na gestão estratégica das empresas.

Assim, é possível concluir que a análise SWOT é uma ferramenta de fácil aplicação que proporciona uma clareza de cenários para os gestores tomarem decisões de maneira mais assertiva.

Nesse sentido, é um artifício muito importante para montar um planejamento estratégico e priorizar ações nas empresas e em projetos em geral.

Gostou do tema? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e assuntos sobre gestão. 

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Natalia Sartorelli

Autora Vamos Escrever, é bacharel em Administração pela UNESP e pós-graduada em Gestão da Produção pela UFSCar, sempre desenvolveu trabalhos voltados para consultoria empresarial. Com conhecimentos em gestão financeira, operacional e estratégica, fundou a PH3 Consultoria, visando auxiliar empresas a serem mais organizadas e lucrativas. Adora organizar ideias e negócios. 📩nataliasartorelli@vamosescrever.com.br Saiba mais sobre o autor