Para muitas pequenas ou médias empresas – e também escritórios contábeis – engajar mais clientes é essencial. Uma maneira eficaz de fazer isso é através do Marketing Digital, que pode trazer benefícios enormes para quem já atua ou pretende atuar na web.
O marketing digital traz uma série de benefícios, especialmente pela facilidade com que é possível alcançar um público extenso de maneira eficaz e gastando pouco.
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O post de hoje é um guia, com as 8 (oito) e mais eficientes formas de engajar mais clientes através do marketing digital. Todas as estratégias que apresentaremos aqui podem ser aplicadas em quaisquer contextos e orçamentos, trazendo resultados incríveis. Vamos lá?
Conheça seu público
A primeira coisa a se fazer, se você quer engajar mais clientes com seu negócio, é conhecê-los bem. Conhecendo bem o perfil dos seus clientes você será capaz de estabelecer uma comunicação eficiente com eles, criando serviços e produtos que atendam diretamente suas necessidades.
Uma boa maneira de traçar o perfil dos seus consumidores é fazer perguntas e pesquisas com seus atuais clientes. Através destes questionários é possível encontrar seus problemas, desafios, necessidades e expectativas com seus serviços.
Utilize também pesquisas de mercado. Apesar de mais amplas, elas podem fornecer insights interessantes sobre o que o público geral do nicho de mercado em que você atua espera das empresas.
Fazer isso é importante para que seu negócio seja capaz de oferecer um conteúdo digital que vá de encontro às necessidades do cliente. Conhecer seus problemas e desafios pode possibilitar, por exemplo, a criação de guias e conteúdos para ajudar a resolver essas questões, engajando cada vez mais os clientes com seu negócio.
Trace um plano de marketing digital
O segundo passo é criar um plano de marketing digital. Afinal, para saber se sua estratégia está realmente engajando seus clientes você precisa ser capaz de medir o impacto e a eficácia do que está oferecendo na web.
Postule seus objetivos e metas, a maneira como você pretende alcançá-los e quais dados você vai observar para saber se as metas foram realmente alcançadas. Por exemplo, se você busca engajar seus clientes através das redes sociais, não adianta olhar apenas para as estatísticas do seu blog ou site. Você deve observar as métricas capazes de medir o engajamento nas mídias sociais (curtidas, compartilhamentos, comentários, etc.).
Somente através de um plano de marketing bem estruturado você será capaz de decidir quais estratégias manter e quais abandonar.
Produza conteúdo relevante
Pronto, agora você conhece seu público e traçou um plano bem definido de como abordá-lo na web para conseguir mais engajamento com seu negócio, certo? Então é hora de produzir os conteúdos que farão com que eles cheguem até você.
Para isso você deve utilizar todo o conhecimento adquirido na pesquisa com seus clientes e produzir conteúdos que vão de encontro com suas necessidades e desafios. Produza conteúdos de qualidade e que sejam o diferencial da sua empresa, algo que eles não encontrarão em nenhum outro lugar.
Faça uma pesquisa das palavras-chave que seu público mais busca quando precisa de ajuda para resolver seus problemas. Utilize-as em suas pautas, fazendo com que seus clientes e potenciais clientes te encontrem com facilidade.
Além disso, ofereça uma oportunidade de interação em todos os seus conteúdos. Os Call to Action (CTA), ou literalmente “Chamada para ação” são um ótimo caminho para isso. Peça para que seus clientes deixem dúvidas e comentários, para que compartilhem ou curtam a publicação. Os dados gerados por essa interação serão preciosos para medir o engajamento.
Escolha o conteúdo certo para cada canal
Não basta produzir conteúdos se você não for capaz de aproveitá-los da melhor maneira. Assim, saber escolher os melhores conteúdos para cada canal em que seu negócio atua é fundamental.
Vamos propor um exemplo para ajudar a entender melhor a importância desse processo. Suponhamos que você tenha um escritório contábil e queira engajar seus clientes tirando dúvidas e mostrando práticas que podem facilitar o trabalho deles. Qual seria a melhor maneira de fazer isso? Se seu público gosta de vídeo-aulas, crie vídeos e utilize esse canal para alcançá-los. Se eles preferem uma leitura, talvez a produção de blog posts e ebooks seja a melhor opção.
Como você deve ter percebido, no marketing digital tudo está conectado. Portanto, como dissemos no início, conhecer seu público vai ajudar a definir quais conteúdos você deve utilizar e em quais canais.
Trabalhe as mídias sociais
Hoje em dia estar fora das mídias sociais é praticamente estar fora da web. A grande maioria das empresas possui páginas em redes como o Facebook, por exemplo. Mas isso não é apenas uma questão de “marcar território”.
As mídias sociais são importantes para seu negócio por uma série de razões: elas humanizam sua marca, trazendo o público mais próximo de seu negócio e propondo interações informais, que fazem com que seu cliente se sinta bem.
Elas trazem insights importantes acerca de sua atuação através do engajamento que produzem (quantas curtidas uma publicação recebeu, quantos compartilhamentos, quantos comentários ela motivou, etc.).
Muita gente prefere o contato via rede social com uma empresa pela praticidade e por sentir que está sendo atendido realmente por pessoas, algo difícil de se obter através dos tradicionais formulários de contato dos sites.
Faça e-mail marketing
O e-mail marketing talvez seja a técnica mais conhecida e antiga de se engajar mais clientes na web. Nem por isso ela é dispensável, na verdade ela se mostra cada vez mais essencial para as estratégias de quem atua no marketing digital.
Seu cliente ou potencial cliente forneceu o e-mail porque quer receber informações de sua empresa. Portanto, desperdiçar essa conexão é perder uma grande oportunidade de engajar cada vez mais consumidores com sua marca.
Utilize o e-mail marketing para nutrir seu público com aqueles conteúdos que você produziu e que atacam diretamente os problemas e desafios enfrentados por ele. Além disso, esse será um canal sempre disponível para um retorno dos seus clientes e também fará com que eles não se sintam esquecidos por seu negócio.
Diversifique seu tráfego
Pode parecer estranho, porém muitas vezes engajar mais seus clientes significa atrair ainda mais consumidores para os canais em que você atua. Estratégias como as que descrevemos acima são essenciais, mas elas podem ser ainda mais completas se você diversificar a maneira com a qual consegue seu tráfego.
Basicamente, existem duas maneiras de se obter tráfego na web:
Orgânico: todo o tráfego que chega até você “naturalmente”. Ou seja, todo o público que conhece seu negócio através dos conteúdos oferecidos por sua estratégia, por pesquisas em buscadores e as otimizações SEO para seus conteúdos e páginas. O baixo investimento é o destaque desse tipo de tráfego, porém os resultados aparecerão a longo prazo.
Patrocinado: todo o tráfego que chega até seus canais através de anúncios patrocinados que aparecem na pesquisa do Google, através da compra de palavras-chave relacionadas aos seus produtos/serviços. A vantagem dessa estratégia são os resultados imediatos.
Ganhe dinheiro com seus clientes engajados
Bom, agora que você já sabe como engajar cada vez mais clientes através de sua estratégia de marketing digital, é hora de começar a faturar mais com isso.
Todas as estratégias apresentadas neste artigo irão criar um canal direto com clientes e potenciais clientes, portanto, aproveite-os para enviar ofertas, oferecer serviços exclusivos, descontos, promoções, etc.
Utilize o conhecimento adquirido com o engajamento dos seus clientes para fazer seu negócio render ainda mais!
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Artigo produzido pela equipe Raccoon Marketing Digital
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