Uma empresa que não percebe que as pessoas são seu maior patrimônio pode passar por maus bocados no cenário atual. Por mais que invista em tecnologia, processos e maquinário, se os empregados não tiverem motivação para vestir a camisa da empresa, todo esse esforço de nada vale. Mas, como trabalhar isso de forma a conseguir os melhores resultados? O endomarketing é a resposta mais exata para ajudar sua empresa a crescer.
Como surgiu o endomarketing e qual a sua importância?
O endomarketing nas empresas tem suas origens no século XVIII, no início da industrialização. O objetivo era garantir o aumento da produtividade. Atualmente, as indústrias não são a maioria das empresas, mas existem muitos pontos comuns em todas elas como, por exemplo:
- Infraestrutura;
- Ambiente organizacional;
- Lideranças;
- Salários;
- Benefícios;
- Incentivos etc.
É por esse motivo que as ações de endomarketing continuam sendo de grande importância em todos os tipos de empresas, ou melhor: naquelas empresas que reconhecem a necessidade de constante investimento nas pessoas.
Só assim é possível atrair novos talentos do mercado e, ao mesmo tempo, reter os talentos desenvolvidos dentro da própria organização. Empresas que pensam assim estão entre as chamadas “melhores empresas para se trabalhar” — exatamente o nome do maior prêmio desse segmento do marketing.
Qual a diferença entre endomarketing e marketing interno?
Há quem veja diferença nas ações voltadas para o endomarketing e para o marketing interno. Elas são mínimas, entretanto. Para alguns analistas, o endomarketing incluiria todas as iniciativas que buscam atrair os empregados para a filosofia da empresa, enquanto o marketing interno deveria se referir somente às ações de comunicação interna.
De nossa parte, por essa definição, acreditamos que o marketing interno pode estar incluso no endomarketing. O objetivo é um só: gerar um ambiente de satisfação entre os colaboradores, fazendo com que acreditem na empresa e trabalhem com mais afinco. Nada mais terrível para uma empresa que manter pessoas insatisfeitas, cuja única motivação é prejudicar o ambiente, contaminando o humor dos colegas.
Que empresas devem aplicar o endomarketing?
Qualquer tipo de negócio, não importa o porte, pode aplicar o endomarketing. Muitas empresas já o praticam intuitivamente, mas podem começar a fazê-lo dentro do plano estratégico, prevendo investimentos anuais. Afinal, se são previstos investimentos para o marketing externo, como minimizar os funcionários — que são o público mais importante da empresa e o seu cartão de visitas?
Muitas empresas brasileiras adotam ações de endomarketing constantes. Algumas até se mantêm apoiadas principalmente no endomarketing. Basta pensar nas consultoras de beleza da Natura, da Avon ou da Mary Kay, que defendem essas marcas como se fossem suas. Em compensação, são homenageadas em jantares de gala e prêmios que vão de estatuetas a carros de passeio.
Como praticar ações de endomarketing?
Você sabe o quanto os colaboradores se integram em uma festa de final de ano. Por que não repetir oportunidades como essa mais vezes durante o ano? Que tal sortear uma passagem para um destino turístico com um acompanhante? São tantas as ideias para engajar seu público interno que, de fato, basta você querer. E isso não significa gastar muito, mas mostrar a eles que a empresa reconhece seus esforços.
Em troca, o sentimento de pertencimento gerado pelas ações de endomarketing é capaz de tornar seus colaboradores em um time coeso e disposto a lutar pela empresa. Eles saberão que estão vinculados às metas do negócio e que também serão recompensados com sua consolidação e crescimento. O comprometimento no endomarketing é uma via de duas mãos entre funcionários e empresa.
Percebeu como vale a pena incrementar suas ações de endomarketing? Compartilhe conosco o que sua empresa já vem fazendo na área e que resultados você já alcançou: deixe um comentário!
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