Para melhorar a eficiência do setor fiscal e garantir mais segurança nos processos, milhares de empresas de todos os portes e segmentos estão investindo em automatização.

No recebimento fiscal é possível ter a automação total desde o recebimento de NFe, NFSe e CTe na SEFAZ e prefeituras, até a importação dos XMLs no ERP, passando por validações e auditorias que garantem o controle total da operação.

Neste artigo você verá de forma simples e direta como automatizar o processo de importação e lançamento de XML no SAP ECC e SAP S/4HANA, acompanhe!

Problemas do processo de lançamento manual no SAP

O processo manual de lançamento de documentos fiscais no SAP gera diversos problemas, como erros de digitação que incorrem em retrabalhos (e em problemas fiscais, caso não sejam notados à tempo), atraso em processos de recebimento, e até mesmo estresse no setor, afinal, digitar as informações é um trabalho manual e repetitivo.

Com a automatização total dos processos, seus colaboradores não precisam mais gastar horas pesquisando os documentos fiscais na SEFAZ e validando os XMLs, além de eliminar incertezas já que as NFes, NFSes e CTes serão importadas de forma automática no SAP.

Lançamento automático de documentos fiscais no sistema SAP

O primeiro passo é garantir o recebimento automático dos documentos fiscais eletrônicos emitidos contra o CNPJ da sua empresa. Uma plataforma completa, como a da Qive, faz a captura de NFe e CTe direto da SEFAZ, e de NFSe das prefeituras.

Depois, para ter a importação automática no SAP ECC e SAP S/4HANA, é possível utilizar a Conexão SAP, como você verá a seguir.

Automatização MIGO e MIRO SAP

Para automatizar o lançamento físico (MIGO) e fiscal (MIRO) de NFe, CTe e NFSe no SAP ECC e SAP S/4HANA, e garantir um processo centralizado e eficiente, é preciso utilizar a Conexão SAP, uma solução Qive.

A Conexão SAP integra a plataforma de captura de XML ao SAP. Assim, a importação automática de XML para o ERP ganha muito mais agilidade e segurança, elevando a eficiência no seu setor fiscal.

A solução automatiza o lançamento no SAP a partir de regras pré-definidas, como por exemplo, determinar que notas fiscais de determinada CFOP irão ser lançadas no ERP como entrada de produto. Algumas funcionalidades do importador de XML para SAP são:

  • Conciliação de notas fiscais com pedidos de compra;
  • Validação de cadastro de produtos, serviços e fornecedores;
  • Validação de impostos;
  • Geração automática de contas a pagar;
  • Automação através de robotização de processos (RPA);
  • Painel gerencial do panorama de das etapas da escrituração, com responsáveis e SLAs; e mais.

Além disso, a solução possui processos pré-configurados e herda as configurações vigentes no SAP não necessitando parametrizações complementares e com isso a implantação da solução é mais fluída.

Benefícios da importação automática de XML no SAP

Eliminar processos manuais e usar a automatização traz diversos benefícios para as empresas, independente do porte ou segmento. A seguir, confira algumas dessas vantagens!

Agilidade e produtividade

Com os processos com documentos fiscais eletrônicos automatizados desde a SEFAZ e prefeituras até a importação no ERP, seus colaboradores tem tarefas mais voltadas para análise e inteligência de negócio, aumentando a produtividade geral do setor e gerando espaço para a melhoria contínua.

Veja algumas atividades burocráticas que são eliminadas com a solução:

  • Recebimento de documentos fiscais por e-mail, que gera atrasos quando o fornecedor demora para fazer o envio;
  • Validação de cada documento com a chave de acesso na SEFAZ;
  • Digitação de NFe, NFSe e CTe no SAP e validações de cadastro de produto, serviços e fornecedor, impostos e pedido de compra;
  • Demora na conferência de mercadorias que chegam à empresa; entre outras.

Segurança e melhoria do compliance

Ao contar com uma solução especializada, a sua empresa sempre terá ciência sobre todos os documentos fiscais eletrônicos que são emitidos contra o CNPJ. Assim, os riscos com fraudes e notas frias são mitigados.

Além disso, caso receba alguma nota fiscal ou conhecimento de transporte indevido, é possível fazer a recusa do documento em tempo real, prevenindo a empresa de multas e autuações.

Por fim, a Conexão SAP para SAP ECC e S/4HANA faz diversas validações, de acordo com o processo e cenários da sua empresa, melhorando não só os processos fiscais, mas também o compliance.

Conclusão

Para automatizar o lançamento de XML no SAP ECC e SAP S/4HANA você pode utilizar a Conexão SAP, uma solução completa que garante mais agilidade e segurança na gestão de NFe, NFSe e CTe.

Quer melhorar os processos da sua empresa? Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça melhor a solução!

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Qive

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor