As incertezas do mercado financeiro, cenários econômico e político refletem no cotidiano das empresas que se veem sem uma situação que exigem medidas para melhorar resultados. A gestão empresarial adequada minimizam os efeitos da crise e garantem o sucesso financeiro do negócio. É importante ter um plano de ação eficiente, focado tanto nas operações internas quanto externas e que dará suporte ao negócio nesse momento delicado.
Veja sete medidas importantes que podem ser tomadas em períodos de incerteza e que diminuem os efeitos da crise.
1. Reduza despesas
Para muitos esse é o ponto de início para uma estratégia eficiente durante a crise. Analise a estrutura do negócio e busque cortar despesas que não irão prejudicar a entrega de valor ao seu público. Entre as medidas que podem ser tomadas estão:
- Adequação do número de funcionários em relação a demanda;
- Corte de gastos com comunicação, sistemas entre outros que não agregam valor nem dinamizam processos;
- Dê preferência a fornecedores mais competitivos;
- Dê foco a produtos e serviços que proporcionem maior rentabilidade.
2. Ajuste o mix de produtos
Reveja processos, produtos e serviços que podem prejudicar o andamento do negócio, tendo em vista que pode não ser favorável dar segmento a produção de um determinado produto ou oferecer um serviço que não vende bem ou que apresente baixa rentabilidade. O ideal é fazer um relatório para identificar os produtos que tem maior saída e aqueles que vendem menos, trabalhando na possibilidade de repor com maior rapidez os que vendem mais.
3. Agregue novos produtos e serviços ao negócio
O gestor empresarial precisa entender que se o mercado mudou devido à crise é preciso se adaptar ao novo cenário e buscar inovar. Crie diferenciais, pense em novas formas de oferecer o produto, além de estimular que os colaboradores pensem em novos mecanismos para a corporação. Planos de fidelização e introdução de estratégias de aprisionamento são duas ótimas maneiras de garantir a renda recorrente para o negócio e ainda fideliza o cliente.
4. Faça o planejamento financeiro
A gestão financeira adequada permite saber quanto entra e quanto sai da empresa. É importante que o gestor saiba exatamente quais valores entram e os gastos da companhia para ter ciência de onde vai o dinheiro. Assim é possível ter um fluxo de caixa adequado, compor o capital de giro, fazer investimentos e ter recursos para fazer o negócio crescer.
5. Invista em comunicação de maneira equilibrada
Por mais que seja necessário reduzir custos, alguns deles são vistos como investimentos. Um deles diz respeito a comunicação, seja ela interna ou externa. A interna vai estreitar processos e vai capacitar colaboradores, entre outros objetivos. Já a externa é capaz de agregar valor ao negócio, prospectar novos clientes, viabilizar parcerias etc. O que é preciso é discernimento para identificar os canais de comunicação mais adequados para o negócio e que trarão o maior retorno.
6. Qualifique e direcione a equipe de vendas
A equipe de vendas precisa saber sobre o produto, bem como suas especificações, indicações de uso e demais características sobre ele. Vendedores bem treinados ganham tempo, possuem uma maior frequência de vendas bem sucedidas e trazem uma boa reputação para o negócio. O ideal é trabalhar na qualificação da equipe, buscando otimizar processos, adotar práticas como os modelos LeadScore e Matriz de Prioridades com intuito de direcionar os esforços a quem realmente importa.
7. Análise de Resultados
Só é possível saber se está crescendo e se a empresa saiu da crise monitorando os resultados. Analise não somente a lucratividade, como também as variantes que demonstram o bom andamento das operações da empresa. O ideal é adotar um sistema que ofereça a DRE – Demonstração do resultado do exercício. Trata- se de uma demonstração contábil dinâmica destinada a identificar o resultado líquido em um exercício, por meio do confronto das receitas, resultados e custos do negócio.
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