Uma das maiores dores de quem trabalha com um marketplace ou e-commerce é fazer a gestão de produtos e estoque de maneira simplificada e ágil. Incluir um novo produto, atualizar o catálogo da loja virtual ou alterar preços pode ser desafiador para uma pequena ou média empresa, onde recursos são limitados.

Nesse sentido, um ERP (Planejamento de Recursos Empresariais, na sigla em inglês) especializado, como o Tiny, é essencial para otimizar processos e trazer mais agilidade na gestão do negócio.

Neste artigo, você vai descobrir como cadastrar produtos no Tiny, a importância da boa gestão de estoque e produtos para o sucesso de um negócio e como a integração com a Qive pode otimizar ainda mais os processos da sua empresa. Boa leitura.

Como cadastrar produtos no Tiny

Se você possui um e-commerce ou marketplace, pode cadastrar os seus produtos e mercadorias diretamente no Tiny, que ficam disponíveis para uso nas integrações dessa plataforma.

Antes de entender como cadastrar produtos no Tiny, é preciso entender que existem 5 tipos de produtos na plataforma:

  • Simples: quando for um produto “único”;
  • Kit: conjunto de produtos simples agrupados para venda como um único item;
  • Com variações: produto com variações para o mesmo item, como cor e tamanho;
  • Fabricados: itens produzidos por sua empresa;
  • Matéria-prima:  itens utilizados para produzir os produtos fabricados.

Sabendo disso, confira o passo a passo para incluir novos itens e mercadorias no Tiny:

  1. Acesse MenuCadastrosProdutos.
  2. Clique em Incluir produto.
  3. Preencha as informações de identificação do produto na aba Dados gerais, como descrição, origem, entre outros.. 
  4. No campo Tipo identifique se seu produto é simples, kit, com variações, fabricados ou matéria-prima.
  5. Informe dados de dimensões e peso, que serão utilizados para as embalagens dos seus produtos.
  6. Caso deseje controlar o estoque do seu produto, informe na seção Estoque
  7. Adicione outras informações que podem auxiliar na identificação do produto na aba Dados Complementares.
  8. Inclua os atributos do seu produto na aba Ficha técnica.
  9. Na aba Anúncios, você encontra os anúncios dos seus e-commerces e as configurações para o estoque dos anúncios.
  10. Nas abas Kit, Variações ou Produção serão exibidas de acordo com o tipo de produto escolhido, para preenchimento das informações referentes aos itens.
  11. Na aba Preços, é possível selecionar listas de preços que serão aplicadas ao produto.
  12. Na aba Outros, você pode incluir informações tributárias, de fornecedores e do produto.
  13. Depois de preencher corretamente todas as informações necessárias sobre o produto ou mercadoria, é só clicar em Salvar.

Pronto! O seu produto está cadastrado no Tiny e pronto para ser utilizado nas integrações da plataforma.

A importância da boa gestão de produtos no ERP

A gestão eficiente de produtos no ERP é muito importante para o sucesso de qualquer organização. Afinal, uma boa gestão de produtos permite controlar com precisão o estoque, garantindo que os produtos certos estejam disponíveis no momento adequado. Isso evita falta de itens essenciais, o que pode gerar perda de vendas e, consequentemente, de faturamento e clientes!

Além disso, uma gestão adequada de produtos contribui para uma precificação mais precisa. Quando você tem um registro atualizado dos produtos que a sua empresa oferece, consegue analisar com mais precisão os custos envolvidos na produção ou aquisição de mercadorias, definindo preços de maneira mais competitiva e lucrativa.

E não para por aí. Outro benefício importante é a otimização dos processos de compra e reposição de estoque. Uma boa gestão de produtos permite identificar padrões de demanda, prever futuras necessidades de estoque e realizar compras com antecedência e estratégia, evitando excesso ou falta de produtos.

Além disso, uma boa gestão de produtos em um sistema de ERP ajuda a ter insights importantes para a tomada de decisões no seu negócio. Analisando dados sobre o desempenho de vendas, margens de lucro e ciclo de vida, você consegue identificar oportunidades de crescimento, detectar tendências de mercado e direcionar investimentos com mais eficiência..

Gestão de estoque para economizar

Fazer uma boa gestão de estoque também é importante para ajudar o seu negócio a economizar recursos e maximizar os ganhos. Quer saber como?

Quando você mantém um controle preciso dos níveis de estoque, consegue evitar a falta ou excesso de um produto, reduzindo custos relacionados ao armazenamento dessas mercadorias ou perda de vendas devido à falta de produtos.

Além disso, uma gestão de estoque eficiente permite identificar e eliminar desperdícios. Ao analisar os padrões de demanda e os ciclos sazonais, você pode ajustar os pedidos de compra, reduzindo o desperdício de recursos do seu negócio.

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Escrito por Qive

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor