Existem muitas empresas que ainda não se deram conta da importância do controle de estoque na gestão de seu negócio, uma vez que acreditam que essa não é uma parte de muita visibilidade para o cliente. É aí que se enganam: um bom atendimento tem como mola mestra atender a demanda do consumidor na hora de sua solicitação, com o item exato que procura. Mais do que isso, o gerenciamento de estoque é fator preponderante na saúde financeira da empresa.
Qual a importância do ponto de equilíbrio do estoque?
Encontrar o ponto de equilíbrio para o estoque é conhecer a fundo o giro de estoque real demandado pela empresa, de forma que não seja muito extenso, para não gerar problemas que podem afetar o desempenho financeira, como, por exemplo:
- Despesas desnecessárias com aquisição de produtos e insumos acima da demanda;
- Ocupação exagerada de espaços que, além de gerar altos custos de manutenção, pode onerar significativamente em casos de sinistro;
- Gastos com manutenção física dos estoques, pessoal de apoio (como almoxarifes, por exemplo);
- Perdas com produtos perecíveis ou danificados pelas condições de estocagem.
Ao mesmo tempo em que minimiza esses riscos e problemas, o gerenciamento de estoque eficaz consegue manter o mix adequado para as solicitações dos clientes e contribuir para a otimização dos seus processos.
Essa não é uma tarefa simples e pode trazer gastos que podem ser evitados a partir de uma gestão rigorosa. Um estoque bem organizado mantém clientes fidelizados, porque eles sabem que podem contar com o cumprimento de prazos.
Obviamente, essa entrega organizada reflete em um faturamento constante — o que permite, por outro lado, manter o controle financeiro da empresa. Imagine ainda menores custos de armazenagem sem a sobra de produtos. O gerenciamento de estoque é, enfim, um fator que pode determinar lucro ou prejuízo para o negócio.
Como calcular o giro de estoque?
O controle de estoque de acordo com a quantidade de pedidos deve passar por uma revisão diária, bem como utilizar instrumentos que garantam:
- O controle da entrada e da saída;
- A transferência entre almoxarifados da empresa;
- A reposição de produtos indispensáveis.
Todo esse processo deve ser realizado com máxima exatidão e agilidade possível.
Existem três formas básicas de se calcular o giro de estoque, que é o indicador utilizado para avaliar o desempenho do estoque de forma padronizada, independentemente do tamanho ou da complexidade. Com esse indicador, é possível apurar a qualidade do estoque e também da adequação do mix de produtos.
Vamos apresentá-las em forma de exemplos:
- Cálculo pelo número de itens: o estoque médio de uma loja de varejo eletrônico é de 200 unidades de telefones celulares e a empresa vende 1.300 unidades por ano. O giro de estoque dessa empresa é calculado dividindo 1.300 por 200, ou seja, existem 6,5 giros no período;
- Cálculo pelo valor de compra: O mesmo raciocínio é válido quando se quer avaliar o giro de estoque anual composto por itens diversos, caros e baratos. Nesse caso, usa-se o custo da compra, ao invés da quantidade de unidades. Assim, se o estoque médio for de R$ 2.400,00 e o volume de vendas for de R$ 21.600,00, o número de giros do estoque seria 9, ou seja, R$ 21.600,00 divididos por R$ 2.400,00;
- Cálculo pela quantidade de dias: Também é possível avaliar o número de giros de estoque pelo número de dias do período. No item 2, por exemplo, se o período é anual, teremos 365 dias divididos por 9 giros, o que resultará um giro a cada 40,5 dias.
Todos os exemplos apresentados indicam que, no período avaliado, o estoque girou bem mais do que uma única vez, ou seja, foi renovado. Quanto mais próximo de 1 estiver esse indicador, pior será a qualidade do estoque, pois significará que muitos produtos estão parados na prateleira, tornando-se obsoletos e ocupando espaço de forma desnecessária sem dar retorno para o seu investimento.
Percebeu quanto é importante um bom gerenciamento de estoque para o seu negócio reduzir seus custos e gerar lucro? Para receber sempre dicas importantes para sua empresa, fique de olho nas publicações do blog da Qive. Siga-nos em nossas redes sociais e não perca nenhum conteúdo: estamos com você no Facebook, Twitter e LinkedIn!
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