O Datafolha encomendou a 44ª rodada do Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria, e ela mostra que a crise econômica terá impacto negativo no 13º salário de 2016.
A maioria dos entrevistados informaram que terão dificuldades para arcar com o 13º salário em 2016.
O pagamento do 13º virá por meio dos próprios recursos para 80% das indústrias, enquanto 17% recorrerá a empréstimos bancários ou em outras fontes, e 3% utilizarão o cheque especial.
O uso dos próprios recursos acontece porque o capital de giro disponível nessas indústrias é muito pouco. Em apenas 9% dos casos, o empresário considera seu capital de giro disponível mais do que suficiente.
Comparando com 2015, foram 45% a mais de empresários entrevistados alegaram encontrar mais dificuldades para pagar o 13º; mas, em compensação, no comparativo 21% veem menos obstáculos.
A inadimplência, ou calote, é outro fator negativo para a situação das indústrias e teve alta em 2016. Cerca de metade dos empresários sofreram calote no último mês. Questionados sobre o quanto deixaram de receber, 14% dos entrevistados identificaram que a dívida atingiu mais de 30% do faturamento previsto em outubro.
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Tudo o que você precisa na Qive para gestão financeira e fiscal do jeito certo: automatizada e estratégica.