O fim de ano é a grande aposta do varejo para alavancar as vendas e atender a demanda sedenta para as compras de Black friday e Natal. Mesmo em momentos de crise é possível conseguir aproveitar o fim de ano e vender mais! Você sabe como?
Clientes Black Friday
Não importa se seu negócio tem plataforma online, mas por que não aproveitar a lista de clientes para descobrir quem costuma participar da Black Friday? Assim, você já terá como chamar atenção dos clientes fiéis!
Estoque + liquidação
A primeira dica é verificar o estoque e analisar quais são aqueles ítens que permanecem parados e não têm tanta rotatividade quanto os outros. Verificados, o próximo passo é vender esses produtos. Mas, como? Realizando descontos progressivos e promoções imperdíveis para os consumidores. Quando os consumidores percebem uma promoção, o instinto inconsciente é pesquisar e observar os preços, justificando se vale a pena ou não. Aproveitando o fim de ano, o senso de urgência no consumidor aumenta, principalmente se aquele tipo de cliente que não fez suas compras e costuma adquirir os presentes tudo em última hora! Aproveite isso.
Frete Gratuito
Na plataforma de e-commerce o que você pode fazer é oferecer frete gratuito, com o intuito de chamar aqueles consumidores que estão acostumados a sair de casa para realizar as compras de fim de ano e de Natal. Logo, dê praticidade, conforto e facilidade a ele.
Desconto à vista
É nessa época que se costuma receber o 13º salário. E você deve aproveitar essa condição. Basta fazer descontos para pagamentos à vista, com o intuito de persuadir o consumidor a não adquirir dívidas para o ano seguinte.
Decoração
Em lojas físicas, principalmente nesse período de festas, é muito comum a decoração ambientar exatamente a festividade, seja Natal, dia das crianças ou carnaval. Então, é importante decorar sua loja física e virtual (com layout, música e imagens) para deixar o lugar mais íntimo e convidativo, justamente para o consumidor entrar no clima de festas. O mesmo vale para os itens sensoriais: experimente colocar um aroma diferente e músicas temáticas, com luzes específicas, para chamar atenção do potencial cliente.
Atendimento
Durante o fim de ano, é comum a contratação de empregados extras para atender a demanda de consumidores, entretanto, não basta ter quantidade se não haver qualidade. Logo, proporcionar um atendimento de qualidade, preocupado em fornecer ao cliente os itens que ele deseja, sem pressa ou sem mau-humor pode ser um requisito a mais para conseguir a venda.
Brindes
Por que não dar brindes aos clientes que efetuarem as compras? Seja em loja física ou em plataformas virtuais, presenteie o seu cliente com brindes exclusivos e especiais. Assim, a retenção é ainda maior e vantajosa para você.
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