Se você possui um negócio, é essencial explorar várias plataformas para promover e anunciar. Dessa forma, você pode encontrar novos caminhos para comercializar seu negócio e alcançar mais públicos. Um deles é o WhatsApp. Sim, o serviço de mensagens instantâneas do Facebook pode ser uma ferramenta poderosa para vendas. Por isso, selecionamos algumas dicas para você aprender a vender mais usando o WhatsApp.

Sobre o WhatsApp

O WhatsApp faz parte do dia-a-dia dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, o aplicativo de mensagens chegou a 99% dos celulares no nosso país. Além disso, é uma das plataformas de mensagens móveis mais populares do mundo, com mais de 1,6 bilhão de usuários ativos. Dito isso, usar o WhatsApp pode ser ideal se você deseja atingir o seu público.

WhatsApp Business e Pagamentos

O WhatsApp é conhecido por muitos como uma ferramenta de mensagem instantânea popular para manter contato com familiares e amigos. Mas ele também se tornou uma ferramenta para entrar em contato com empresas para consultas relacionadas ao atendimento ao cliente. Por isso, em 2018, foi lançado o WhatsApp Business. 

O WhatsApp Business é um aplicativo autônomo voltado para proprietários de pequenas empresas para que eles possam gerenciar facilmente as interações diárias com os clientes. Confira alguns de seus benefícios:

  • Painel centralizado e uma caixa de entrada compartilhada da equipe para facilitar o chat e o gerenciamento de clientes
  • Permitir que vários usuários façam login no painel de uma vez
  • Integração de software de terceiros 
  • Envio de respostas programáticas às consultas dos clientes
  • Fornecimento de verificação de uma conta comercial oficial 
  • Acompanhamento de desempenho e métricas chave

Para utilizar a versão Business, o ideal é obter um número diferente que você usará apenas para fins comerciais. Você precisa usar esse número apenas para compartilhamento de produtos ou comunicações com clientes em potencial. 

Outra inovação para auxiliar ainda mais as vendas é o WhatsApp Pagamentos, divulgado em maio deste ano. O aplicativo lançou uma nova maneira de transferir dinheiro, que estará disponível para todos os usuários do WhatsApp. Na prática, é mais um recurso para as pessoas fazerem transações (transferências ou pagamentos) quando necessário.

5 dicas para vender mais usando o WhatsApp

Agora que você já sabe as facilidades que o WhatsApp desenvolveu para que seus usuários consigam vender mais, vamos te dar algumas orientações de como usar da melhor maneira o aplicativo. 

Use o  WhatsApp na Web

Além do seu dispositivo móvel, você também pode usar o WhatsApp web, que funciona como uma extensão para acessar a conta do seu aplicativo a partir do seu PC. 

Para fazer isso, você precisa conectar seu aplicativo móvel a seu desktop ou laptop. Você também precisará ler um código QR para acessar a página do WhatsApp na web.

A principal vantagem de utilizar a versão web é que você ou a pessoa atribuída pode fazer vendas no aplicativo ou enviar uma mensagem por meio de um computador. Como resultado, você pode evitar os erros de digitação mais comuns.

Compartilhe um link para sua loja

Depois de ter um número oficial, a próxima coisa que você precisa fazer é começar a vender para pessoas que você conhece pessoalmente. Você pode compartilhar separadamente o link do produto, criar um grupo de compras, adicionar contatos e começar a compartilhar seus links. 

Tudo que você precisa fazer é uma chamada atraente e, em seguida, colocar o link em sua loja abaixo dela.

Com o WhatsApp Business você pode enviar aos clientes conteúdo promocional e informativo usando o recurso “Broadcast”, também conhecido como Transmissão. 

A transmissão do WhatsApp funciona de maneira diferente em comparação aos grupos. O recurso “Broadcast” foi projetado para uma comunicação unidirecional e os participantes não sabem que a mensagem que receberam foi enviada pela transmissão, nem podem ver os outros contatos na lista de broadcast.

Para fazer isso, você pode selecionar um máximo de 256 contatos que receberão a mesma mensagem assim que a enviar. Eles receberão a mensagem em um chat direto com você. Portanto, para o destinatário, parece um chato regular do WhatsApp. Basicamente, o broadcast é uma maneira rápida de enviar a mesma mensagem para muitos contatos. A melhor parte é que você não está violando a privacidade dos usuários. 

Use o recurso Status

Assim como os stories no Instagram, o WhatsApp também possui um recurso em que você pode compartilhar posts que somem em 24 horas.  Por meio do recurso “Status”, você pode compartilhar detalhes e informações sobre suas promoções e outras vendas relâmpago diretamente via WhatsApp Business. Essa pode ser uma ótima maneira de aumentar as conversões usando a plataforma de mensagens.

Envie conteúdos interessantes

Se você usa o WhatsApp regularmente, sabe que essa ferramenta nem sempre é usada para transmitir informações com valor. Além disso, muitas pessoas nem abrem mensagens de um número desconhecido, ou nem mesmo acreditam no que é oferecido no aplicativo. Por isso, é fundamental pensar com cuidado antes de enviar mensagens do WhatsApp para seus clientes. Mais ainda quando eles não estão familiarizados com sua marca e ainda querem comprar de você. 

Aqui estão algumas maneiras de atrair pessoas para seu conteúdo:

  • Compartilhe conteúdo informativo relacionado ao seu produto ou nicho. 
  • Ofereça suporte ao cliente por meio do aplicativo, que inclui mensagens de voz.
  • Envie vídeos junto com informações úteis ao seu público-alvo.
  • Crie mensagens que podem consistir em promoções que podem acessar sua página através do link do WhatsApp. 

Também tenha bom senso e não sejam aquelas empresas que mandam mensagens para as pessoas o dia todo. Pois, isso afasta os usuários do WhatsApp, em vez de envolvê-los. 

Mais uma opção de suporte ao cliente 

O WhastApp pode ser mais uma opção de suporte para os seus clientes. Com a opção web, você pode usá-lo junto com outros aplicativos de desktop para criar um suporte robusto ao cliente. 

Como resultado, seus clientes podem entrar em contato com você diretamente e você pode oferecer-lhes respostas instantâneas. 

Conclusão

Definitivamente há muitas oportunidades para você promover seu negócio e vender mais seus produtos no WhatsApp. Usando as dicas listadas acima, você pode envolver seus clientes no aplicativo. E, quando bem feito, você pode expandir o alcance de mercado de sua empresa.

Para atrair mais clientes para o seu negócio, confira os nossos conteúdos sobre 8 formas de engajar mais clientes através do Marketing Digital e 6 técnicas de vendas para impulsionar o seu negócio.

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Escrito por Qive

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