O perfil do profissional de logística mudou em um universo digitalizado. Aplicativos e uma internet de maior velocidade disponível muda as perspectivas de trabalho e como a rotina desse trabalhador é desenvolvido.
Seu cotidiano passa pela modernização de processos e avanços tecnológicos. Isso é acelerado em todo o globo. Para que esse profissional adote boas práticas, ele não pode deixar de lembrar sobre as tendências, desafios e inovações do mercado atual.
Mudanças trazem novas habilidades.
Vamos então entender quais são as 10 habilidades que o profissional de logística precisa ter em 2021.
1. Tenha uma linguagem sempre atualizada
Logístico é um setor amplo, com oportunidades de crescimento conforme o desempenho do profissional e o seu entendimento sobre a área.
Hoje você pode atuar no operacional e, mais adiante, pode desejar entrar na área estratégica. Para dar esse salto, é importante entender a linguagem que é empregada.
Saiba todos os termos e siglas que fazem parte do cotidiano da logística.
Entenda quais são os documentos fiscais, quais são as autorizações necessárias, entre outros detalhes. Se você não sabe termos do passado, é importante se atualizar.
A falta de reciclagem e de informação pode te transformar em um profissional desatualizado, porque os processos mudam e com eles novos termos são criados ou atualizados diariamente.
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2. Sua comunicação precisa ser abrangente e pública
Um bom profissional, em qualquer área, se comunica bem. Com abrangência e capacidade de transmitir suas ideias de maneira efetiva. Ele torna os processos da empresa mais humanos e eficientes.
É por isso que a comunicação é a chave para qualquer profissional se destacar no mercado.
Abre portas para novos cargos ou até mesmo para entrar em um primeiro emprego. É comum que muitos profissionais tenham uma certa dificuldade em se comunicar em público, ou até para se expressar com seus gestores. Por isso, busque informações na internet. Bem como diferentes cursos gratuitos de comunicação e oratória.
Vale a pena ter uma comunicação afiada e atualizada.
3.Entenda sobre tecnologia e computação, pelo menos o básico
Você não precisa dominar completamente a informática.
Mas é bom saber formatar um computador ou conhecer a peculiaridade de sua máquina.
Vale entender também sobre as ferramentas básicas, como o próprio Excel, para ter uma base para sistemas informacionais e banco de dados.
Isso faz o profissional se destacar.
4.Domine as planilhas de Excel
A logística lida com estratégia e raciocínio lógico.
Por isso o Excel é uma das ferramentas mais utilizadas do mercado para acompanhar os KPIs e o desenvolvimento da operação. Há cursos online e gratuitos de Excel, do básico ao avançado.
Ao iniciar esse tipo de estudo, você já começa a valorizar o seu currículo.
5. Vá para as tecnologias mais utilizadas
Recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no mercado da logística e acompanhar a velocidade com que as coisas mudam, pode não ser uma tarefa fácil. Por isso é necessário conhecê-los.
Além de conhecer algumas ferramentas chaves para o cotidiano, em entrevistas ou processos de promoção é possível se deparar com novas tecnologias e tendências do mercado. Vamos conhecer alguns programas atuais e necessários para você estudar e se aprofundar.
Utilize programas de roteirização. Esse tipo de aplicativo cria rotas de entrega e coleta de forma mais rápida e econômica para a empresa.
Conheça o TMS, que é um software para melhoria e qualidade de todo o sistema de transporte e distribuição. Importante ter uma aplicação de comprovantes digitais, que são o futuro dos canhotos de papel. Lá tudo é armazenado em nuvem de forma digital e mais segura.
Para quem for avançar mais, é necessário entender mais sobre blockchain. Trata-se de uma tecnologia que possibilita validar os dados por meio de computadores compartilhados e privados.
Na prática, esse recurso agiliza a tomada de decisão, deixa as informações criptografadas e é imutável, ao manter o histórico das transações sem alterações.
6. Desenvolva sua percepção psicológica
Ao lidar com entregas, que geralmente são urgentes ou com prazos curtíssimos, o profissional precisa ter uma certa habilidade em trabalhar sob pressão.
Muitos imprevistos estão sujeitos a acontecer fora do horário de trabalho, que dependem de outros fatores para se resolver.
O trabalhador de logística precisa de preparo emocional. Ele precisa ser desenvolvido caso você não esteja acostumado.
E é importante entender mais sobre flexibilidade de horários.
7. Entenda mais sobre horários
A logística interage com muitos setores e eles dependem dela.
Uma delas é o e-commerce. Para que a entrega seja realizada no prazo, muitas vezes é necessário cumprir horários que não são convencionais.
O profissional precisa estar disposto a trabalhar em horários alternativos, ou que não sejam fixos, pode se tornar um diferencial para o colaborador. A flexibilidade faz parte do profissional da logística. Numa área competitiva como essa, para se destacar o profissional precisa estar com a mente aberta e ter interesse na dinâmica da empresa.
8.Faça sempre networking
Quem não é visto, não é lembrado. Parece frase de efeito, mas é fundamental para qualquer profissional sério.
O profissional de logística precisa participar de eventos e criar laços com outros profissionais. Vale para sua empresa atual ou outras. O network é uma maneira de se colocar no mercado, gerir uma rede de contatos e até se tornar referência para os assuntos que você domina.
Essa é a melhor forma de aprender e aprimorar sobre determinado assunto. Você conversa com quem trabalha na área e utiliza o conhecimento cotidianamente.
9. Tenha visão macro da área
O profissional que faz a gestão do supply chain, cadeia de suprimento do inglês, de uma empresa tem um desafio.
Isso é ainda mais válido quando não se tem a visão macro do negócio e do segmento. Falta de visão geral causa problemas.
São vários processos que precisam de dedicação, teste e eficiência da gerência para manter a roda girando.
Para ter uma visão macro, é necessário acompanhar de perto esses processos, tendo em mente a expansão do negócio.
Não basta entregar apenas. O cliente precisa entender o conhecimento do profissional sobre a gestão do seu serviço e como ele está sendo direcionado nessas entregas.
10. Tenha versatilidade
Entenda que imprevistos acontecem.
Não vai ser a primeira e nem a última vez que um profissional de logística exercerá diversos papéis dentro de uma operação. O trabalhador que consegue pensar em ações e colocá-las em prática rapidamente acaba chamando mais atenção em relação aos demais.
Gerentes e diretores operam na linha de frente na logística. Dentro desse setor, a rotatividade de colaboradores é muito grande e nem sempre é possível repor a tempo.
Busque tentar o novo com essas mudanças e sair da sua zona de conforto.
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