Uma coisa é certa na economia brasileira: ela é cíclica. Quando os especialistas mostram que o comportamento das vendas de junho deste ano igualou-se ao de 17 anos atrás, significa que já vivemos períodos ruins e não há tanto tempo assim. Isso demonstra que as oscilações são normais do ponto de vista histórico, ou seja, logo mais teremos superado essa fase difícil da economia. Não há por que nos acomodar, no entanto. Se os resultados voltam a ser positivos após uma época de vacas magras é somente porque as empresas usam de criatividade para superá-la. Portanto, mãos à obra para uma boa gestão!

No post de hoje, vamos rever dicas muito interessantes utilizadas para recolocar os negócios nos trilhos, seja estimulando as vendas, seja controlando o estoque, por exemplo. Existem diversas iniciativas que podem ficar esquecidas, quando só se ouve falar de crise. Assim como o otimismo, também o pessimismo é contagiante. Vamos escolher o primeiro caminho já que todos sabemos que pessimismo e negócios não combinam!

Acompanhe soluções para uma gestão em direção ao sucesso. Certamente você pode conhecê-las, mas como falamos anteriormente uma ou outra pode estar esquecida e a hora de uma visão global em relação ao empreendimento:

  1. Cliente em primeiro lugar. Pode parecer um lugar comum, mas melhorar a experiência de compra é sempre possível, se você criar um ambiente acolhedor em sua loja. Os funcionários devem sorrir, acompanhar o cliente até a gôndola onde esteja um produto procurado. A você caberá uma supervisão, indagando se o atendimento foi correto, se a loja dispunha de todos os produtos procurados, entre outros itens. Aprenda o nome do cliente e use esse aprendizado em sua volta. Aceite críticas e disponha-se sinceramente a reformular o que for pedido. Lembre-se: cliente é para ser “paparicado”.
  2. Atente ao seu fornecedor. Como você conseguirá praticar preços amigáveis, se não mantiver uma política de relacionamento consistente com o seu fornecedor? Negociar preços é uma arte e você sabe disso. Entretanto, havendo uma base de confiança e empatia, ficará mais fácil. Se o fornecedor acredita que você será fiel em suas compras, certamente optará por manter um contrato de mais longo prazo, mesmo com preços inferiores. A maioria tende a preferir negócios cuja base é a confiabilidade. Isso também possibilidade obtenção de maiores prazos de pagamento.
  3. Gestão do estoque. É hora de acompanhar de muito perto a entrada e saída de mercadorias. É preciso avaliar corretamente a rotatividade de cada produto e definir a quantidade certa para atender a demanda. Aqui a política de gestão de estoque e de relacionamento com fornecedores se entrelaçam. Escolha fornecedores com maior velocidade de entrega; assim você não precisa estocar produtos de baixa rotatividade. Faça o contrário em relação a produtos de alta procura, em especial se houver maior demora para produção.
  4. Produtos sazonais. É cultural que a população procure por produtos específicos em datas comemorativas (Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Festas Juninas, Dia das Crianças, etc.), mas tenha cuidado com as compras para vendas sazonais. Está certo que não pode frustrar seu cliente, mas também não pode enfrentar um “dia seguinte” afogado em produtos estocados. A organização de gráficos mensais de vendas ajuda muito a enfrentar dilemas dessas épocas específicas. Você precisa criar parâmetros de aquisição de materiais para atendimento de um fluxo de vendas o mais realista possível.
  5. Organização financeira. O controle da gestão em busca de maior produtividade é fundamental para um negócio bem-sucedido. Acompanhe de perto o trabalho do seu profissional contador. Ele se sentirá valorizado e você passará a entender melhor sua própria administração financeira. Atualmente existem ferramentas de contabilidade que automatizam o processamento e armazenamento de documentos fiscais, deixando mais tempo para você repensar a estratégia da empresa.  O sistema Qive faz tudo isso para você. Consulte www.arquivei.com.br  e não deixe acompanhar nosso blog, cheinho de ideias para uma gestão contábil eficiente.

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Escrito por Yasmin Amaral

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