O Oracle e-Business Suite oferece funcionalidades robustas para impulsionar sua empresa e atingir vantagem competitiva, independentemente do seu segmento. Os produtos do Oracle EBS podem gerenciar dados vindos de diferentes departamentos, informações sobre clientes, fornecedores e processos internos. Além disso, fornece insights valiosos sobre o desempenho do seu negócio e permite a tomada de decisões mais estratégicas.
Mas afinal, quais são os produtos do Oracle e-Business? Como o EBS pode potencializar o sucesso do meu negócio? Conheça os principais produtos dessa ferramenta e saiba como a Qive pode ser integrada.
O que é o Oracle e-Business Suite?
O Oracle e-Business Suite (EBS) é um ERP (sistema de gestão empresarial), sendo um dos mais conhecidos e usados no mundo. São produtos dentro da ferramenta desenvolvidos para auxiliar no gerenciamento de vários aspectos das operações de uma empresa.
Todos os módulos do EBS trabalham de forma integrada, e assim eliminam a necessidade de implementar sistemas isolados. Além disso, pode ser adaptado às necessidades específicas de cada empresa, independentemente do porte e setor.
Por conta disso, permite a escalabilidade e suporta o uso em vários idiomas, moedas e regulamentações. Ou seja, é ideal para organizações operando em diferentes países.
Os principais produtos do Oracle EBS
Order Management
O Order Management é responsável por gerir todo o processo de pedidos, que vai desde a criação até a entrega final ao cliente, seja ele CPF ou CNPJ. No que diz respeito aos pedidos, ele permite a captura através de canais, como website, telefone e outros.
Além disso, possui cálculo de preços com base nas regras do produto ou serviço e cria documentos automatizados, como ordens de picking e faturas.
O order management funciona a partir das seguintes etapas:
- Captura do pedido através do canal de vendas
- Validação da disponibilidade e reserva no estoque
- Planejamento de entrega verificando a localização do cliente, frete e prazo de entrega
- Envio do pedido ao armazém para separação de mercadorias
- Geração de fatura para envio aos clientes
Logistics
São módulos integrados para gerenciar operações logísticas com mais eficiência, assim por meio do planejamento, execução e controle das atividades.
Nesse contexto, os componentes da logística do EBS são: Warehouse Management (WM) para as operações em armazém, Warehouse Management (WM) para a otimização de transporte e Inventory Management, feito para controlar os níveis de estoque.
Procurement
Quem procura gerenciar os pedidos de compras de forma eficiente, utiliza o Procurement. Uma vez automatizado, os processos da sua empresa viabilizam a conformidade e o gerenciamento de fornecedores.
Existem várias possibilidades de uso para diferentes tipos de empresa. Veja bem, as empresas de grande porte automatizam os processos de compras e garantem maior visibilidade sobre os gastos.
Já as empresas com muitas filiais podem centralizar a gestão de compras e padronizar os processos. Organizações que precisam atingir o compliance podem usar o procurement para reduzir o risco de fraudes e desvios.
Projetos
Feito para gerenciar o ciclo de vida completo de projetos, desde a concepção até a conclusão, o módulo de projetos oferece funcionalidades para planejar, executar e controlar projetos:
- Criação de estruturas de trabalho detalhadas (WBS);
- Criação de orçamentos detalhados e acompanhamento de custos;
- Acompanhamento do progresso das tarefas e gerenciamento de riscos;
- Relatórios personalizados para acompanhamento de projetos.
Manufatura
O módulo de manufatura do Oracle EBS viabiliza funcionalidade que serve para a fabricação discreta até a produção por processo. Com a integração de um sistema de execução de manufatura (MES), a cadeia de suprimentos, a Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), a manufatura possibilita um controle preciso de todos os processos produtivos.
Ele funciona como um sistema nervoso central da fábrica. Ou seja, coletando e analisando dados em tempo real de sensores, máquinas e outras fontes e assim otimizando o cronograma de produção. Além disso, aloca recursos com mais eficiência e monitora a qualidade em todas as etapas do processo.
Asset Lifecycle Management
Essa modalidade é destinada a otimizar o valor e desempenho de ativos físicos, indo desde o planejamento até a disposição. Assim, tem uma visão holística do ciclo de vida dos ativos:
- Aquisição: gerencia o processo de compra, com seleção de fornecedores, negociação e recebimento.
- Implantação: coordenar a instalação e comissionamento do ativo.
- Manutenção: programa a manutenção preventiva e corretiva
- Descarte: gerencia o descomissionamento, venda ou reciclagem.
Os setores que mais se beneficiam desse módulo são indústrias de manufatura, empresas de aluguel de veículos, imóveis e o governo com infraestrutura pública.
Serviços
Da solicitação ao faturamento, o módulo serviços é muito útil para empresas que oferecem serviços, como manutenção, instalação e suporte técnico. Esse produto cria a ordem de serviço, planeja e despacha os agentes para a execução, gera a fatura para o cliente e gera relatórios com o desempenho e eficiência do serviço prestado.
Financials
O Financials é um conjunto de ferramentas para automatizar e integrar todos os processos financeiros da empresa para ajudar na gestão e facilitar a tomada de decisões estratégicas. As possibilidades do financials são:
- General Ledger (GL) para o registro de todas as transações contábeis.
- Accounts Payable (AP) e Accounts Receivable (AR) para a criação de documentação das contas a pagar e receber, respectivamente.
- Cash Management (CM) para otimizar o fluxo de caixa.
- Fixed Assets (FA) focado no registro, depreciação e controle dos ativos fixos.
Gerenciamento de Capital Humano
Esse produto é essencial para o setor do RH. Ele permite que os funcionários acessem o sistema para solicitar férias ou alterar dados cadastrais, automatiza o processo de recrutamento e o cálculo da folha de pagamento e realiza o controle de ponto.
Potencialize o uso do Oracle com a Qive
Sabia que é possível integrar a plataforma da Qive com o Oracle? É a integração ideal para quem procura potencializar ainda mais as funcionalidades do Oracle EBS.
Estamos falando da Conexão Oracle, para garantir os lançamentos fiscais automáticos e conferências seguras dos seus documentos. As funcionalidades vão de cruzamento de informações nos documentos fiscais, até o acesso das NFSe e identificação de erros e inconsistências com mais rapidez.
Chegou a hora de focar em uma rotina focada no crescimento da sua empresa. Por isso, conta com o auxílio de sistemas integrados, como o da Qive com a Oracle. Que tal dar o primeiro passo para testar a plataforma da Qive de graça? Fale com os nossos agentes e saiba como!
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