Quando pensamos em logística, é provável que uma das primeiras coisas que venham à nossa mente seja um caminhão saindo de um estoque recheado de entregas.
Entretanto, assim como em outras áreas, a logística também está se reinventando e buscando formas de otimizar a produtividade. É nesse contexto que surge o cross docking, uma estratégia logística que permite mais agilidade e menos gastos com estoque.
Continue a leitura e saiba tudo sobre cross docking.
O que é cross docking e como funciona?
Em tradução literal, “cross docking” significa “cruzamento de docas”, ou seja, a ideia é que ao cruzar as docas o estoque seja eliminado ou bastante reduzido. Então a mercadoria segue do fornecedor para o cliente final, sem que o intermediário precise ficar com o produto parado em estoque, usando apenas um centro de distribuição como ponto de entrega e coleta do produto.
A ideia é que se faça a transação entre recebimento do material e envio ao cliente em um curto espaço de tempo, sem a necessidade de assumir um custo de armazenagem do produto.
Uma das características principais dessa estratégia é que o produto deverá ficar no centro de distribuição pelo menor tempo possível, em geral, no máximo 24 horas. Ou seja, normalmente assim que o produto é recebido do fornecedor, ele já segue para o veículo de saída, rumo ao destino final.
Quando usar cross docking?
O cross docking é uma estratégia bastante utilizada por empresas que atuam com e-commerce, isso porque muitas dessas organizações não possuem espaços físicos para o armazenamento de todos os produtos que vendem.
Essa também é uma estratégia que permite maior agilidade na transação entre venda do produto e entrega ao cliente final.
Outro ponto interessante é que com o cross docking o risco de falta de produtos é mitigado, uma vez que os pedidos serão enviados à medida que forem sendo adquiridos, o que facilita a previsibilidade.
Ao avaliar esses pontos, é possível ponderar se o cross docking faz sentido para o seu negócio, ou não.
Quais são os tipos de cross docking?
Existem algumas formas de fazer o cross docking e são elas:
Movimentação contínua
Nessa modalidade, as mercadorias não ficam paradas. Assim que recebidas do fornecedor já seguem direto para a separação e o envio ao consumidor final, de forma rápida e ágil. Normalmente esse fluxo é utilizado por e-commerces.
Movimentação consolidada ou híbrida
Essa modalidade é utilizada por empresas que trabalham com alto giro de estoque e que muitas vezes fazem envios múltiplos.
Nesse caso, parte das mercadorias entregues pelos fornecedores segue para a separação e envio ao consumidor final, enquanto uma outra fatia é separada e fica em estoque aguardando o restante dos produtos necessários para fechar o envio do pedido.
Movimento de distribuição
Normalmente, empresas que trabalham para o mercado B2B (business to business) acabam optando por essa modalidade, uma vez que tendem a ter um volume de entregas muito maior. Dessa forma, o caminhão só é liberado para sair do CD quando estiver cheio. Essa forma de distribuição também recebe o nome de Full Truckload (FTL).
Como implementar o cross docking na logística da empresa?
Como a implementação de qualquer novo processo logístico, é preciso ter muita calma na hora de começar o projeto, uma vez que, caso algo saia do planejamento, poderá impactar diretamente nas entregas dos seus clientes e pode gerar um grande problema.
Faça um planejamento
Primeiro de tudo, comece fazendo um planejamento que considere alguns fatores importantes e que respondam às seguintes perguntas:
- Qual a localização ideal para um terminal de cross docking?
- Qual o melhor leiaute a ser adotado para o terminal?
- Qual será o fluxo das cargas e o roteamento dos veículos?
- Como será feita a designação das portas aos veículos?
- Qual o prazo máximo de armazenamento das mercadorias nesse espaço?
Após organizar as respostas a essas perguntas, o ideal é que você não faça a mudança de uma só vez, mas que comece com um teste.
Teste o modelo de cross docking
O modelo de cross docking demanda um alto investimento, então antes de iniciar com a nova estratégia, faça um teste para avaliar se o modelo é adequado para a sua empresa. O ideal é fazer isso com um volume pequeno de entregas, para que seja possível avaliar gargalos e melhores práticas.
Tenha fornecedores confiáveis
Para que a estratégia de cross docking funcione, é preciso que os fornecedores sejam confiáveis em relação ao prazo de entrega.
Uma forma de mitigar riscos, é negociando com os fornecedores para que tenham um estoque para a sua empresa com um tempo de reposição também acordado. Dessa forma, você garante ao seu cliente a disponibilidade dos produtos.
Implante ou terceirize um centro de distribuição
Esse ponto é muito importante, pois, não é porque a empresa não terá um estoque que ela não precisará de nenhum espaço para armazenamento das mercadorias. O centro de distribuição (CD) é o local que receberá suas mercadorias e é de onde sairão os veículos para a entrega ao consumidor final.
Caso a empresa tenha um local próprio, ele poderá ser destinado a esse fim, mas se esse não for o caso, também é possível terceirizar o serviço, buscando um parceiro com um espaço que possa ser utilizado.
É importante lembrar que esse espaço, em geral, não precisa ser muito grande, uma vez que a ideia é que a rotatividade de produtos seja alta.
Utilize um ERP para centralizar informações
Essa estratégia pede que seja adotado um bom ERP, isso porque um grande fluxo de informações precisam estar alinhadas para que o processo seja fluido e não gere problemas por falta de organização.
Será necessário sincronizar o recebimento das mercadorias junto dos fornecedores com informações internas e envio ao consumidor final, por isso é importante que se tenha uma tecnologia confiável que auxilie nesse processo.
Treine sua equipe
Sua equipe precisa estar preparada e a par de todo o fluxo para que o processo funcione sincronicamente e sem maiores dificuldades. Por isso, é importante que estejam todos treinados e alinhados para que a modalidade possa ser eficiente.
Conclusão
Caso esteja procurando uma nova estratégia para otimizar seu esquema logístico, o cross docking pode ser uma opção a ser avaliada.
De todo modo, é importante que se tenha em mente que apesar de parecer simples, essa mudança precisa ser muito bem planejada, uma vez que poderá afetar diretamente a percepção do seu cliente em relação ao que sua empresa entrega.
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas