O ano de 2020 testemunhou grandes saltos tecnológicos e uma aceleração do uso da tecnologia entre todos os tipos de pequenas empresas. Muitas empresas tiveram que mudar ou adaptar suas operações devido à pandemia de COVID-19 e a tecnologia foi fundamental para o modo como o fizeram. Mas, pensando nas pequenas empresas, quais serão as maiores mudanças na forma e o uso de tecnologia para pequenas empresas?
A tecnologia continua a se tornar uma parte integrante dos processos de negócios e as pequenas empresas devem se manter atualizadas sobre as últimas tendências de tecnologia de negócios. A compreensão das principais tendências de tecnologia para pequenas empresas permitirá que as mesmas planejem com eficácia suas estratégias, aproveitem novas oportunidades e impulsionem o crescimento dos negócios.
Dito isso, aqui estão cinco tendências de tecnologia que pequenas empresas devem se preparar para utilizar agora e nos próximos anos.
Leia mais sobre a importância da tecnologia na contabilidade!
Tendências de tecnologia para pequenas empresas
O celular é mais importante do que nunca
Nos dias de hoje, é difícil permanecer competitivo se seu site não for totalmente compatível com dispositivos móveis e acessível. O uso do celular continuará a crescer e se tornar mais relevante à medida que os consumidores usam seus aparelhos para acessar informações e pagar por produtos e serviços online e offline.
Além disso, o próprio Google tem uma política de indexação que prioriza o mobile. Isto é, ao tornar seu site compatível com dispositivos móveis, permite que ele tenha uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa para dispositivos móveis. E como deixar o seu site compatível para smartphones? Investir em botões fáceis de usar, o carregamento rápido da página e o formato adequado para dispositivos móveis. A otimização do seu site permitirá que sua empresa ganhe uma presença online mais ampla e melhor e, por fim, torne-se visível para o seu público-alvo.
Inteligência Artificial para atendimento rápido e personalizado ao cliente
De acordo com uma pesquisa feita pelo Harvard Business Review, o melhor momento para responder a um novo lead ou consulta é nos primeiros cinco minutos. Para maximizar esse tempo e atender melhor aos clientes ou consumidores, uma das tendências de tecnologia de negócios que as empresas continuarão a adotar é a IA para a experiência do usuário.
De acordo com a consultoria Gartner, em 2021 as empresas usarão mais mecanismos de personalização inteligentes para identificar a intenção do cliente. Implementar isso aumentará os lucros do negócio em 15%.
No entanto, como construir sistemas baseados em IA pode ser caro para as pequenas empresas, fazendo com que muitas recorreram a serviços de atendimento terceirizados. Mas a contratação de prestadores de serviços terceirizados permite que as pequenas empresas aumentem sua produtividade geral e, ao mesmo tempo, reduzam os custos.
Embora a IA se torne um aspecto importante a ser considerado por qualquer empresa, as empresas devem lembrar que a IA ainda não pode substituir um trabalhador humano. A IA existe apenas para tornar os processos mais eficientes, para que os trabalhadores humanos possam atender melhor às necessidades de seus clientes.
Automação é a norma
A automação é uma das tendências de tecnologia mais populares nos negócios nos últimos anos. Mas, agora, chegamos no momento em que a automação não será mais uma tendência, e sim uma necessidade para todas as empresas aplicarem a automação em seus processos.
Os proprietários de pequenas empresas podem pensar que a automação é muito grande ou complicada para seus negócios, mas a automação agora se tornou mais viável para as pequenas empresas. Novos negócios podem usar a automação em uma variedade de processos, como na contabilidade, na gestão de notas fiscais, como o sistema da Qive, que consulta e armazena automaticamente as NFes emitidas para sua empresa, todos os dias, direto da Sefaz. Assim como há sistemas para o gerenciamento de dados, atendimento ao cliente e marketing por e-mail, entre outros.
A automatização desses processos para o seu negócio permitirá que ele se torne mais eficiente e se mantenha competitivo. A automação permite que os proprietários de pequenas empresas se concentrem em tarefas mais importantes, como melhorar as estratégias de negócios e criar campanhas de marketing eficazes.
Computação em Nuvem
A computação em nuvem é uma excelente oportunidade de tecnologia para pequenas empresas. Custos reduzidos, fluxos de trabalho aprimorados, maior acessibilidade, escalabilidade e flexibilidade e segurança de alto nível são benefícios comprovados da computação em nuvem em suas muitas formas. Embora existam algumas etapas importantes a serem executadas para garantir o melhor retorno possível do investimento, a migração para a nuvem é uma etapa importante para qualquer empresa que queira se manter à frente do jogo.
Confira o nosso artigo sobre o que é armazenamento em nuvem e como funciona.
Ferramentas de trabalho remoto
A pandemia COVID-19 atuou como um catalisador para o que já era uma tendência crescente no que diz respeito ao trabalho remoto. As empresas que permitem que os funcionários trabalhem em casa viram uma série de benefícios, incluindo custos menores de escritório, maior produtividade e maior bem-estar.
A tendência é que o trabalho remoto continue após a pandemia, mas com um modelo mais flexível, entre escritório e casa. Pequena ou não, as empresas devem construir uma infraestrutura de software integrada e rica em recursos que permita aos funcionários colaborar independentemente da localização.
Conclusão
As pequenas empresas que efetivamente buscarem novas tecnologias podem alcançar uma variedade de resultados positivos. Isso inclui processos mais eficientes e simplificados, jornadas de clientes de alta qualidade e funcionários mais felizes e produtivos. Além do mais, hoje já existem diversos aplicativos fáceis de usar e de baixo custo que fornecem às pequenas empresas um meio de implementar inovações sem a necessidade de especialistas. Para tirar o máximo proveito dessas tendências, é importante implementar estratégias ou métodos que podem ajudar muito ou resolver um problema em seu negócio e influenciar o crescimento futuro de seu negócio.
Para você aprender mais sobre como otimizar e inovar o seu negócio, conheça cinco pontos sobre maturidade digital para a sua empresa.
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