Calcular o ponto de equilíbrio contábil é um método de análise financeira usado por empreendedores, contadores e investidores. A fórmula é usada para descobrir quanto uma empresa precisa faturar ou vender para não ficar no prejuízo.
Após conhecer os custos fixos e variáveis do produto que sua empresa produz ou uma boa aproximação deles, você pode usar essas informações para calcular o ponto de equilíbrio contábil de sua empresa. O cálculo ajuda a determinar quantas unidades de produto precisam vender a um determinado preço para atingir a receita necessária para encontrar o equilíbrio contábil.
Quer saber mais sobre o ponto de equilíbrio contábil? Continue lendo e descubra como calculá-lo e aplicá-lo ao seu negócio!
Conceito de ponto de equilíbrio contábil
Abrir uma empresa e fazer um negócio acontecer envolve várias despesas. Alguns empreendimentos passam por constantes períodos de perdas no início de suas operações, situação que requer disponibilidade de investimentos ou capital dos acionistas para se manterem ativos.
O ponto de equilíbrio contábil nada mais é que o momento em que o giro da empresa é suficiente para financiar sua operação, dos acionistas e investidores. Isto é, não ser mais necessário fazer contribuições constantes para garantir as operações do negócio.
Alcançar esse equilíbrio entre receitas e despesas é fundamental para a saúde financeira de uma empresa. Pois o ponto de equilíbrio confirma quando suas vendas cobrem exatamente suas despesas.
O cálculo do ponto de equilíbrio está diretamente ligado a duas variáveis: despesas fixas e margem de contribuição. Antes de aprender a fórmula, você deve entender o que são essas variáveis.
Despesas fixas
Esta variável é composta pelos diversos custos que uma empresa tem para manter as suas operações; entre eles podemos citar:
- Aluguel
- Água;
- Eletricidade;
- Material De Escritório;
- Segurança.
Há outras despesas que não entraram no filtro das despesas fixas, chamados despesas variáveis. São custos que dependem do volume de vendas, como o custo de fabricação do produto. Por exemplo: impostos sobre vendas, comissão de vendas e matérias-primas não devem ser consideradas. Você não precisa somar esses custos variáveis para calcular o ponto de equilíbrio contábil, mas precisa entendê-los porque valores devem ser adicionados ao custo final do produto.
Margem de contribuição
A margem de contribuição é a quantidade de dinheiro que uma empresa tem para cobrir seus custos fixos e contribuir para o lucro ou prejuízo líquido após pagar os custos variáveis. A margem é o preço de venda de uma unidade, menos os custos variáveis envolvidos na produção da unidade. Ele é usado para encontrar um ponto de preço ideal para um produto.
A margem de contribuição é o resultado bruto obtido com o que foi vendido. Além de ser importante para verificar o ponto de equilíbrio, é útil para calcular o melhor preço de venda de um produto ou serviço.
Seu cálculo requer que os custos com mercadorias vendidas sejam somados aos impostos sobre vendas. Esse valor deve ser subtraído do total de vendas do período.
Por exemplo, digamos que uma empresa teve um faturamento de R$ 800.000,00 (800) com seu produto em um determinado período. Durante esse tempo, seus custos para fornecer o serviço eram de R$ 120.000,00 e os impostos eram de R$ 320.000,00.
Receitas = R$ 800.000
Custos de produção = R$ 120.000
Impostos = R$ 320.000
Margem de contribuição (MC)
MC = R$ 800.000,00 – (R$ 120.000,00 + R$ 320.000,00)
MC = R$ 800.000,00 – R$ 440.000,00
MC = R$ 360.000,00
MC% = R$ 360.000,00 / R$ 800.000,00 x 100
MC% = 45%
Após a realização do cálculo, é fácil verificar se a margem de contribuição é de R$ 360.000,00 ou 45% do valor total arrecadado com os serviços prestados.
Como calcular o ponto de equilíbrio contábil
Por fim, para calcular o ponto de equilíbrio contábil de uma empresa, basta dividir suas despesas fixas (DF) pela sua margem de contribuição (MC).
- PEC = DF / MC
É mais fácil ver como funciona usando um exemplo. No entanto, é necessário considerar que a margem de contribuição deve ser apresentada em sua forma percentual na fórmula.
Portanto, suponhamos que as despesas fixas anuais da empresa citada no exemplo acima seja de R$ 350.000,00 e sua margem de contribuição é de 45%.
PEC = DF / MC
PEC = 350.000 / 0,45
PEC = 777.777,778
Portanto, para evitar perdas, a empresa em questão precisa ter um faturamento mínimo anual de R$ 777.777,778.
Como utilizar o ponto de equilíbrio contábil
O ponto de equilíbrio contábil também pode ser utilizado para descobrir o número de vendas necessárias de um produto que a receita gerada alcance as despesas fixas. Nesse caso, a fórmula é a seguinte:
- Ponto de equilíbrio contábil = Valor da despesa fixa / Valor monetário da margem de contribuição.
Para o mesmo exemplo utilizado, considere, agora, que o valor monetário da margem de contribuição de um determinado produto da empresa é de R$ 35.
Ou seja: para cada produto vendido, R$ 35 entram brutos para o caixa da empresa como margem de contribuição.
R$ 350.000,00 / R$ 36,00 = 10.000.
Isso significa que a empresa precisa vender pelo menos 10 mil unidades desse produto para chegar ao ponto de equilíbrio contábil.
O que acontece quando o faturamento cai
O faturamento de uma empresa pode mudar. Se a economia estiver em recessão, suas vendas podem cair, por exemplo. E se as vendas caírem, você corre o risco de não vender o suficiente para atingir seu ponto de equilíbrio. Nesse caso, você não poderá pagar todas as suas despesas. O que você pode fazer nessa situação? Se você observar a fórmula do ponto de equilíbrio, verá que existem duas soluções para esse problema: você pode aumentar o preço do seu produto ou encontrar maneiras de cortar seus custos, tanto fixos quanto variáveis.
Conclusão
Não é exagero dizer que a metodologia para encontrar o ponto de equilíbrio contábil é vital para qualquer empresário que deseja ter sucesso. Afinal, sem saber ao certo o valor necessário para pagar suas despesas fixas, torna-se impossível para o empresário planejar sua operação e obter lucros. A fórmula PEC demonstra o ponto em que um projeto se torna lucrativo. Permite também que as empresas determinem quanta quantidade precisam vender para atingir o ponto de equilíbrio, ou seja, sem lucro, sem perda. É um importante conceito de contabilidade gerencial que é utilizado pelas empresas não apenas para determinar o nível de vendas de equilíbrio, mas também para otimizar seu custo.
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