Hoje em dia o dilema do contador é como adotar a rotina digital no seu cotidiano. A contabilidade digital parece ser uma área simples que apenas exige sentar na cadeira e seguir a sua intuição para usar as ferramentas digitais. Contudo, sabemos que não é fácil.
Como já falamos no artigo o “Papel do Contador na Indústria 4.0“, a tecnologia já é uma realidade e todos os profissionais devem se adequar às novas mudanças do novo cenário. Mas para o contador se aproximar dessa nova realidade em sua carreira ainda é complicado, uma vez que a sua base de estudos é bastante tradicional, fazendo com que seus hábitos não sejam fáceis de serem transformados.
Muitos profissionais se acostumaram com a maneira automática das atividades (até porque, convenhamos, a natureza delas é repetitiva). Isso fez com os muito contadores tenham comportamentos que não mudam e que ficam na margem do conforto, fora das ações de risco. Mas é essencial mudar e se adaptar, por isso, neste texto daremos dicas para você ser um contador digital e aperfeiçoar, ainda mais, sua carreira neste novo ambiente.
Perceba o comportamento dos seus clientes
Para que seja fácil compreender a transição da contabilidade tradicional à contabilidade digital, temos que seguir a primeira dica: perceber o comportamento do cliente.
Hoje em dia, os clientes estão familiarizados com as soluções e recursos tecnológicos, portanto, é natural que eles queiram que todos os serviços oferecidos tenham as mesmas vantagens proporcionadas pelas novidades tecnológicas.
Só para elucidar, trago alguns hábitos que mudaram recentemente, em decorrência dos avanços da informatização e principalmente pelo uso de aplicativos de celulares:
- Serviços de táxi e transporte substituídos por serviços oferecidos por aplicativos de mobilidade e de carona compartilhada;
- Serviços de televisão e canais por assinaturas substituídos por serviços de streaming de vídeo;
- Serviços de telefonia substituídos por serviços de troca de mensagens;
- Serviços de educação substituídos por serviços de educação à distância.
O contador não está em um mundo diferente, ou seja, temos que nos atualizar também. Precisamos atualizar nossos conhecimentos tecnológicos para desenvolver aptidão com os avançados sistemas e equipamentos e conseguir usá-los no dia a dia, principalmente como aliado na hora de resolver problemas.
Além disso, adotar o uso de gadgets (dispositivos eletrônicos portáteis) proporcionará grandes vantagens competitivas aos contadores e às empresas de contabilidade que estiverem migrando para a contabilidade digital.
Seja obcecado pelo seu cliente
Jamie Notter, autor e consultor estadunidense de negócios com foco em construção de culturas, escreveu um livro chamado When Millennials Take Over, no qual ele afirma que é fundamental tornar-se obcecado pelo cliente. Para tanto, ele ensina quatros aspectos fundamentais que devemos ter na hora de conversar e negociar com nossos clientes:
1. Clareza
A clareza (comunicação assertiva) é ser um ótimo comunicador e não deve ser somente habilidade ou competência do orador ou de alguém que trabalha exclusivamente com a comunicação.
Para atender bem os clientes é necessário ser uma pessoa assertiva. O bom comunicador transmite segurança e confiança ao seu cliente, tirando suas dúvidas sempre de maneira clara, direta e concisa.
Porém, sabemos que se comunicar dessa maneira pode não ser fácil, uma vez que muitas vezes temos bloqueio e medo de nos expressarmos em público. Por isso, é necessário que haja dedicação nesse desenvolvimento, visando o aperfeiçoamento profissional e pessoal.
2. Fluidez
A Fluidez na execução dos processos ocorre quando as rotinas são executadas com dinamismo e agilidade, garantindo a qualidade nos serviços.
O desenvolvimento de padronização e da automação é fundamental para que se alcance a fluidez nos processos, oferecendo menores riscos de falhas na execução das tarefas. Esses exercícios oferecem otimização dos fluxos de trabalho e melhores controles no dia a dia.
3. Rapidez
A Rapidez na execução dos trabalhos gera maior produtividade. Sendo que podemos entender como produtividade a taxa de produção de uma pessoa, isto é, a soma de trabalho rentável que ela faz no menor intervalo de tempo.
Atualmente a automação das atividades tem como principal aliado o aumento de produtividade. Nos departamentos de contabilidade, ela é alcançada com a utilização de softwares modernos, como por exemplo:
- A consulta e armazenagem de documentos digitais;
- A integração de informações;
- A integração online entre escritório e empresa;
- A automação dos processos manuais;
- A mobilidade e visão compartilhada;
- O uso de certificado digital;
- As ferramentas de relacionamento e comunicação com o cliente;
- O marketing digital;
- A segurança da informação;
4. Digital
Ser digital não é somente usar tecnologia, é acima de tudo possuir uma cultura e uma mentalidade direcionada para a era da informação e da tecnologia. Neste momento, em que as organizações estão se transformando em digitais, elas precisam de material humano adaptado a esse modelo. Por isso para ser um contador digital é necessário aderir ao:
- Uso de equipamentos eletrônicos.
- Uso de ferramentas digitais como redes sociais e comunicadores;
- Uso de ferramentas de marketing digital como automação de Marketing, e-mail marketing, landing page, marketing de conteúdo, SEO, análises e monitoramento de redes sociais.
Aplicar esses princípios ao nosso cotidiano de trabalho ajudará a compreender como nos tornarmos profissionais atualizados e atentos às mudanças.
Além disso fará com que nós, contadores, conheçamos os hábitos dos nossos clientes e consumidores, podendo então entender o que eles querem e assim conseguir atendê-los de acordo com a necessidade de cada um, colocadas no momento.
Gostou do conteúdo do artigo? Assine nossa Newsletter!
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Tudo o que você precisa na Qive para gestão financeira e fiscal do jeito certo: automatizada e estratégica.