A Sefaz (Secretaria da Fazenda), em 2017, mudou a digitação do captcha (letrinhas) e isso afeta a maneira com que é feita a consulta de NFes com chave de acesso.
Em 2018, a Confaz (Conselho Nacional de Políticas Fazendárias) também anunciou que só será possível consultar NFes utilizando o certificado digital da empresa.
São diversas mudanças que impactam nesse tipo de consulta manual. Entenda as principais mudanças na consulta do arquivo XML de NFe pelo portal da Sefaz.
Consulta NFe com chave de acesso na Sefaz e a mudança no captcha
Para consultar e verificar a validade de determinada NFe ou CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) pelo site da Sefaz, o contribuinte precisa do número da chave de acesso, 44 dígitos que a identificam, além do certificado digital A1 ou A3 e a digitação do captcha.
Ocaptcha foi criado para que as pessoas possam comprovar para um computador que ele é humano e não outro computador. É a famosa sopa de letrinhas que temos que digitar. Veja abaixo um exemplo da SEFAZ:
Até o dia 20 de outubro de 2017 era possível consultar NFe no site da Sefaz com a digitação do captcha ou utilização de softwares que burlassem a digitação.
No final de semana do dia 21 de outubro de 2017, houve uma mudança que não permite mais a consulta por meio de “quebra de captcha”. A Sefaz, agora, está utilizando o captcha do Google! Veja abaixo como ele funciona.
Esse novo captcha pede cliques ao invés de digitação e solicita que você identifique, também por cliques, determina classe de objetos ou animais.
No exemplo acima, o usuário precisa clicar na caixa “não sou robô” e ainda clicar em “meios de transportes\caminhões comerciais”.
Essa é a nova maneira de provar que “VOCÊ NÃO É UM ROBÔ” e dificulta a maneira com que determinadas empresas realizam a consulta NFe.
Pelo mesmo motivo, a Confaz anunciou a obrigatoriedade do uso do certificado digital para o download do XML de NFes e CTes. Entenda melhor abaixo:
Uso do certificado digital na consulta de NFe com chave de acesso na Sefaz
A alteração dos ajustes Sinief 16/18 e 17/18 foi anunciada pela Confaz no final de 2018. Os serviços que ainda conseguiam utilizar a quebra do captcha no site da Sefaz, terá que inserir o certificado digital da empresa para obter a Nota Fiscal.
Essa medida passa a valer em 1º de janeiro de 2019 e os sites Fsist, Web DANFe e DANFE Online já anunciaram que alguns serviços oferecidos irão parar de funcionar.
O Qive, plataforma de consulta e armazenamento de NFes, CTes e NFSes não será afetado de nenhuma forma. Utilizando a plataforma da Qive, você não corre o risco de ficar sem consultar seus documentos fiscais por conta de mudanças de segurança.
Agora, se você não possui certificado digital ou precisa consultar NFes de terceiros, a solução é o Qive Lite. Para baixar XMLs de NFes com chave de acesso e sem certificado digital, utilizando vias oficiais, essa é a única solução confiável.
Também foi disponibilizada uma API de integração para grandes empresas e serviços financeiros que desejam consultar uma grande quantidade de Notas Fiscais a partir da chave de acesso.
Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário abaixo, não esqueça de acessar o Qive Lite e compartilhar esse artigo nas redes sociais.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Tudo o que você precisa na Qive para gestão financeira e fiscal do jeito certo: automatizada e estratégica.