Garantir o compliance fiscal é um desafio para muitas empresas brasileiras. Com a falta de integridade dos dados, excesso de trabalhos manuais e informações por toda parte, a entrega do SPED nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, aqui na Qive, criamos o Tax e SPED.
Quer conhecer mais sobre esse produto e como ele pode impactar o dia a dia da sua empresa para garantir a compliance? Continue lendo!
O que é o Tax e SPED da Qive?
Tax e SPED é um produto da Qive que entrega para as áreas fiscais das empresas e escritórios de contabilidade, uma forma simples e automatizada de análise das informações da EFD ICMS/IPI (arquivos SPED) e das informações presentes na Qive.
Dessa forma, é possível reduzir o trabalho manual (e consequentemente, os erros), centralizar as informações em um só painel, ter exportações simplificadas das informações, identificar erros e agilizar processos.
Como o Tax e SPED funciona
Podemos separar o funcionamento da Tax e SPED em 04 tópicos para te ajudar a entender:
- Comparamos os dados: cruzando as informações entre a EFD ICMS/IPI e das NFes e CTes dentro da plataforma
- Identificamos falhas: deixando claro para o usuário quais informações estão erradas ou faltantes em um lado ou outro
- Oferecemos relatórios interativos: para facilitar a visualização de todas as informações do diagnóstico da escrituração analisada
- Viabilizamos informações: trazemos análises de tributos e alíquotas para que, além da garantia da compliance, o usuário também possa tomar decisões estratégicas com foco em redução de custos e eficiência fiscal
Quais informações são analisadas pelo Tax e SPED
Dentro da análise do Tax e SPED, 07 blocos da EFD são analisados e comparados com os documentos presentes na Qive. São os blocos relacionados às NFes e aos CTes:
- Bloco 0150 – Informações dos Fornecedor/Participante;
- Bloco 0200 – Informação dos Produtos/Serviços presentes nas NFes;
- Bloco C100 – Documentos Fiscais (NFe – modelo 55);
- Bloco C170 – Itens da NFe;
- Bloco D100 – Documentos de Transporte (CTe – modelo 57);
- Bloco E110 – Apuração do ICMS – Operações próprias;
- Bloco E520 – Apuração do IPI
Essa análise retorna para o usuário dados valiosíssimos em abas estruturadas para facilitar a leitura e a análise. Veja abaixo as abas do Tax e SPED e o que você poderá encontrar em cada uma delas:
Aba Resumo
- Total de notas na Qive
- Total de notas no SPED
- Notas encontradas apenas no SPED
- Notas encontradas apenas na Qive
- Notas presentes no SPED e na Qive
- Notas escrituradas vs. não escrituradas por mês no SPED
- Notas presentes apenas no SPED (+ tabela de informações das notas presentes apenas no SPED)
Aba Escrituradas
- Tempo médio de escrituração das notas (em meses)
- Porcentagem de notas dentro do período do SPED
- Status da manifestação das notas escrituradas
- Comparação de valores do XML vs. SPED
Aba Não Escrituradas
- Total de notas (+ valor total das notas)
- Notas entre R$ 0,00 e R$ 100,00 (+ valor total das notas)
- Notas entre R$ 100,00 e R$ 1.000,00 (+ valor total das notas)
- Notas entre R$ 1.000,00 e R$ 10.000,00 (+ valor total das notas)
- Notas acima de R$ 10.000,00 (+ valor total das notas)
- Visão de total de notas por status de manifestação
- Visão de total de notas por status na SEFAZ
- Listagem dos principais emissores de notas não escrituradas com informações gerais
- Listagem do histórico de notas não escrituradas (com filtros para análises)
Aba TAX do SPED
- Apuração de débitos e créditos dos tributos (IPI e ICMS)
- Comparação de alíquotas do ICMS
- Valor total dos tributos por SPED
- Valor total dos tributos por CFOP, NCM e CST
Benefícios de usar o Tax e SPED
Utilizar a Análise TAX e SPED da Qive traz benefícios para as rotinas fiscais das empresas, mas para facilitar a comparação, veja a tabela abaixo da diferença entre as operações com e sem o uso da ferramenta:
Operação sem análise TAX e SPED | Operação com TAX e SPED |
Documentos perdidos | Importação simplificada de arquivos |
Dados imprecisos | Centralização das informações |
Falta de controle das informações fiscais | Automação inteligente de tarefas, evitando erros e inconsistências |
Trabalho manual mensal, passível de erros | Integridade dos dados |
Aumento de riscos fiscais com a Receita Federal | Otimização de tempo, diminuindo as chances de atrasos |
Aumento da necessidade de retificações | Agilidade na conferência das informações |
Atrasos na entregas | Integração com ERPs e sistemas contábeis |
Impostos incorretos | Identificação automática de documentos faltantes |
Mais tempo gasto com o SPED Fiscal | Informações comparativas de tributos e alíquotas |
Análises estratégicas para redução de custo e estratégias fiscais |
Como começar a usar a Análise TAX e SPED
Primeiro, se você ainda não possui uma conta na Qive, pode realizar seu teste grátis de 07 dias clicando aqui – basta inserir seu certificado digital para começar a explorar todas as vantagens da plataforma.
Em seguida, quando acessar seu painel básico você irá clicar em Fiscal no menu superior:
Na nova tela, você irá encontrar a opção Análise TAX e SPED no menu lateral esquerdo:
Por fim, você só precisará importar seu arquivo SPED pelo botão destacado abaixo:
Agora é só deixar a Qive trabalhar e logo os dados estarão atualizados com o novo arquivo!
E aí, pronto para acompanhar facilmente os dados do SPED Fiscal com a comparação automática da Qive? Fale agora com um dos nossos especialistas e comece agora a aproveitar todos os benefícios!
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