Quantos documentos fiscais eletrônicos seus clientes recebem por mês?
O número pode passar da casa das centenas ou milhares. É por isso que você pode, com a solução certa, simplificar a gestão desses arquivos, ao baixar o XML de modo automático e consultar NFe.
Mas se você trabalha tanto com as obrigações e demais atividades diárias que acaba se sufocando e perdendo tempo com a elaboração de relatórios, saiba que boa parte dessa rotina pode ser simplificada.
Os escritórios de contabilidade estão cada vez mais atualizados e isso se deve muito ao esforço para se adequar ao projeto SPED, mas mais do que isso: é o fato de contador perceber a necessidade de estar mais presente na vida de seus clientes.
Oferecer vantagens tecnológicas e soluções que otimizem tempo e esforço faz parte de entregar um excelente trabalho.
Adota ferramentas de Consulta à NFes otimiza seu tempo
Isso facilita, dentre muitas ações, o recebimento desses documentos, já que você não precisa esperar até o final do mês para receber todas as notas de seus clientes (e muitas vezes com falta de algumas), até fechamento do mês e entrega de obrigações do SPED.
Além de ter o operacional da gestão de documentos baseado em processos automáticos, escolher uma solução como o Qive conquista outras vantagens.
A missão do Qive também é simplificar os métodos que levam à demonstrativos bem elaborados que devem ser entregues.
Os documentos fiscais podem conter informações valiosas!
É isso que o Qive vai ajudar você a enxergar, propondo sete modelos de análise que podem ser oferecidos aos seus clientes. Trata-se de um modo diferente de agregar valor ao seu serviço. E o que é melhor: de forma simples e ágil.
Como usar documentos fiscais estrategicamente
Para que seu escritório ganhe destaque em relação à concorrência, é preciso mostrar que se preocupa com a inovação e a enxerga em pequenos detalhes.
É isso que os documentos fiscais podem oferecer a você e seus clientes: a oportunidade de se destacar com ideias simples e eficazes.
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Existem sete tarefas em que os documentos fiscais fazem a diferença e são elas que você pode oferecer aos seus clientes como diferencial:
1- Acompanhamento de pedidos realizados
Ter um relatório de notas fiscais e de conhecimentos de transporte permite ao seu escritório orientar o cliente a fazer um acompanhamento de pedidos, contestando ou não documentos emitidos com alguma falha.
2- Gestão do estoque
Faz parte do trabalho do contador lidar com burocracias de prestação de cotas, mas você precisa saber que, para ser estratégico é preciso contribuir com algo a mais. E a gestão de estoque com base nas notas é um recurso indispensável para que seu cliente não se perca em meio aos produtos e documentos.
3- Melhor performance em compras
Ao ajudar a gerir estoque, mostrando que excessos significam perda de capital de giro e liquidez, você consegue orientar estrategicamente as tarefas do setor de compras.
Com a plataforma Qive, é possível fazer a consulta de NFe recentemente emitida, isso permite acompanhar a entrega da compra e verificar se os itens solicitados estão corretos. Ainda possibilita consultar os impostos relativos àquela compra.
4- Estudo do regime de tributação
Estar por trás de grandes mudanças, como a transferência de sedes e filiais para regiões fiscais mais amigáveis, também é algo que fica evidente no comparativo de notas entre seus clientes.
Por meio das notas também é possível avaliar em qual regime tributário seu cliente se enquadra, sem surpresas.
5- Histórico da empresa
Não existe documento mais completo que traga a história da empresa do que a nota fiscal. Ela é o registro mais importante do desempenho do negócio e evidencia quais estratégias renderam mais retorno.
6- Inteligência de mercado
Você, como contador, consegue enxergar vantagens e melhorias, onde muitos só veem números. E isso é pura inteligência de mercado, basta dar sentido a ela com os demonstrativos certos e ferramentas adequadas.
7- Definição de estratégias
Com todos esse benefícios de gestão fiscal, redefinir estratégias é uma consequência natural e uma tarefa inovadora que o seu escritório ajuda clientes a desempenhar.
Esses sete benefícios ganham sentido quando você consegue gerar relatórios adequados através de consulta de NFes automatizada e foco na entrega de valor ao seu cliente.
5 modos de fazer demonstrativos inovadores com Qive
Na plataforma Qive, o seu escritório pode gerar relatórios básicos e avançados.Os demonstrativos são criados a partir da análise ao baixar XML e ao fazer a consulta da NFe, do CTe (Conhecimento de Transporte) e da NFSe (Nota Fiscal de Serviço).
Os demonstrativos são divididos por tipo de documento e formas de organização da informação.
Entenda quais são as principais características de cada um deles.
1 – Relatório Básico de NFes
Traz 16 opções de filtro, desde datas de emissão e recebimento até dados de cancelamento. O acesso às informações é feito pelo painel das NFes, no qual é gerado o relatório dividido entre as seguintes colunas:
· Chave de acesso
· Número, · Modelo, · Série, | · Empresa,
· CNPJ, · IE, · Emissão, | · Tipo,
· Valor, · Manifestação, · Data Manifestação, | · Status,
· NSU, · Arquivada e · Criada em |
2 – Relatório Avançado de NFes
O relatório avançado de NFe traz mais oito opções de filtragem. Dentre elas estão o CFOP (Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços), a unidade federativa de destino e origem, dentre outros. O acesso a esse relatório é possível na loja de aplicativos Qive.
Relatório Avançado de NFes traz opção Item a Item
O relatório avançado de NFes traz duas customizações possíveis com as mesmas 26 informações de filtragem. A primeira delas é a formatação item a item. Cada uma das mercadorias ganha destaque e detalhamento nesta modalidade, trazendo dados como:
· CFOP,
· NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), · CEST (Código Especificador da Substituição Tributária), · frete, · peso, · código de barras · EAN (European Article Number), · ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) · e outros. |
Todos os produtos comprados no ano são classificados conforme as categorias acima, item por item.
Relatório Avançado de NFes Nota a Nota
A segunda modalidade de exibição do relatório avançado de NFes traz 56 atributos, considerando individualmente cada nota. Neste caso, o foco não são os itens, mas dados como percentual de alíquotas, valor de impostos, detalhamento de ICMS, Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e outras informações estratégicas.
3 – Relatório Básico de CTes
O relatório básico de CTes traz 26 filtros – como o avançado de NFes –, todos organizados em colunas. Ele permite ver dados básicos de Chave de Acesso, Emitente, Tomador e recebedor, entre outras informações.
4 – Relatório Avançado no caso de CTes
O avançado de CTes traz 44 filtros de informação e é organizado em colunas, como o relatório básico. Mas traz categorias além, como tomador, peso da carga, valor do frete, apólice de seguro, NFe de referência e outros.
5 – Relatório Básico de NFSe
Para as NFSe, a Qive disponibiliza nove opções de filtragem distribuídas entre doze colunas. Para acessá-las basta ir ao painel especificamente criado para elas. Informações de tributação e cancelamento são alguns dados reunidos a partir da consulta de XMLs.
A soluçãa Qive entrega soluções para contadores e para empresas, através de painéis diferentes e que podem ser compartilhados.
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Tudo o que você precisa na Qive para gestão financeira e fiscal do jeito certo: automatizada e estratégica.