A consulta de NFe e CTe utilizando a chave de acesso da Nota Fiscal era feita por meio do portal da Sefaz e outros serviços online até o começo de julho de 2020. Após a alteração da Confaz, que impede a consulta de XML sem certificado digital, o site da Sefaz também teve que se alterar.
O que antes já era difícil, pois dependia da chave de acesso da Nota Fiscal (44 dígitos), além da digitação do captcha (letrinhas), para fazer a consulta de NFe completa ou resumo, uma de cada vez, hoje ainda é necessário inserir o certificado A1 ou A3.
Essa mudança foi publicada nos ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18 e passa a valer a partir do dia 7 de julho de 2020. Porém, com o Qive Lite ainda é possível consultar NFes sem certificado digital.
É importante lembrar que ferramentas de consulta que utilizam o certificado digital para baixar o XML, não serão afetadas, como é o caso do Qive. Através da plataforma é possível baixar NFes e CTes, além de armazenar esses documentos fiscais – uma boa prática indicada pela Sefaz.
Entenda abaixo como a consulta de NFe e CTe da Sefaz funcionará a partir de julho de 2020:
Consulta de XML por chave de acesso na Sefaz
O passo a passo para consultar XMLs de NFes e CTes na Sefaz era basicamente o que ilustra a imagem abaixo:
- Chave de acesso: número de 44 dígitos presentes no DANFe (Documento Auxiliar de NFe);
- Captcha: digitação do código (letrinhas) ou validação da opção “Não sou um robô”;
- Cookies: habilitar o navegador para gravação de “cookies”.
No caso desta consulta de NFe completa através do site da Sefaz, são informados todos os dados que constam na NFe, incluindo, detalhadamente: as informações do emitente/destinatário, produtos/serviços, totais, transporte, cobrança, informações adicionais e avulsa. Também é apresentada a situação (status) da Nota Fiscal (cancelada, inutilizada, etc), protocolo e datas de inclusão e autorização.
Este tipo de consulta, utilizando a chave de acesso, não será mais possível sem o certificado digital. Outros serviços como Fsist, DANFE Online e WebDANFe também não oferecerão a consulta de NFe completa ou o download do XML sem o uso da assinatura digital.
Assim, é necessário recorrer à uma outra solução que foi desenvolvida pela Qive. Veja abaixo:
Solução de consulta de NFe e CTe sem certificado digital
Empresas e escritórios contábeis que dependiam da consulta Nota por Nota da Sefaz, Fsist, DANFe online, WebDanfe e outros, podem se prejudicar para manter a organização fiscal a partir de julho de 2020.
Leia a notícia completa sobre a alteração da Sefaz que impede a consulta sem certificado digital.
Para resolver o problema de pessoas e empresas que ficariam desamparadas, a Qive possui uma solução de consulta de NFes por chave de acesso. Caso você ainda não tenha certificado digital, até o dia 30 de novembro de 2020, você poderá consultar NFes pela chave de acesso, no Qive Lite. Lembrando que a plataforma da Qive Lite utiliza fonte oficial do Governo para a consulta desses documentos fiscais.
Entre no site: https://lite.arquivei.com.br/ e consulte NFe.
Essa novidade afeta contabilidades e corporações que precisam consultar XMLs de terceiros, o que ocorre em diversas negociações. Mesmo que o responsável pela escrituração de notas possua a chave de acesso, ele não conseguirá consultar e nem fazer o download sem a presença do certificado digital do destinatário.
Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário abaixo, não esqueça de acessar o Qive Lite e compartilhar esse artigo nas redes sociais.
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas