A digitalização da nota fiscal, chamada de NFe, surgiu como um avanço tecnológico otimizador de muitos processos manuais. Graças a isso, os profissionais do departamento fiscal puderam minimizar o uso da papelada e facilitar a organização desse e de outros tipos de documentos. Entretanto, baixar XML de NFe diretamente pelo site da SEFAZ ainda demanda certo esforço manual, uma vez que é preciso digitar a chave de acesso para cada uma das notas fiscais a serem baixadas. 

Se o seu negócio lida com centenas de notas por dia ou por semana, essa tarefa pode levar muito tempo e atrasar o trabalho de outros departamentos — sem contar no retrabalho no caso de erros de digitação. A boa notícia é que é possível diminuir o tempo gasto de reunir as chaves de acesso e digitá-las uma a uma no site da SEFAZ: adotar ferramentas automatizadas, como a da Qive. Esse é o caminho mais viável para acessar os XML das NFes.

Continue a leitura e confira o passo a passo dos caminhos possíveis para baixar XML da NFe de forma eficiente e prática.

https://www.youtube.com/watch?v=EoOZeGzuz8E

Como baixar XML de nota fiscal na SEFAZ

A primeira alternativa para baixar a XML de nota fiscal no site da SEFAZ é fazê-la de forma manual. Ou seja, realizando o download pelo Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica.

Nesse processo, o responsável deverá ter vínculo com a empresa ou autorização para o baixar XML desejado através do certificado digital. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o Portal da SEFAZ e escolha a opção “Consultar NF-e”;
  2. No campo indicado, digite a chave de acesso da nota fiscal, composta por 44 dígitos;
  3. Responda o captcha (sistema de segurança para evitar hackers e fraudes) e clique em “continuar”;
  4. Ao carregar as informações da NF-e, escolha a opção “download do documento”;
  5. Será solicitado o certificado digital, selecione o seu certificado e clique em “OK”.

O processo de baixar o XML no site da SEFAZ é bem simples, mas se o volume de documentos for mais elevado, usar Qive é a alternativa mais indicada, já que não é necessário digitar a chave de acesso a cada consulta. Saiba como no próximo tópico.

Como baixar XML de nota fiscal com a Qive

  1. Acesse a plataforma da Qive com o seu login. Ainda não tem acesso às funcionalidades da Qive? Experimente toda a plataforma de forma gratuita, é só clicar aqui.
  2. Após o login, insira seu certificado digital.
  3. As notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ começarão a aparecer diretamente na plataforma, de forma automática.
  4. Agora, basta selecionar os XMLs das notas que deseja baixar.
  5. Clique em “baixar XML” na aba superior. 
  6. O download dos XMLs das NFes selecionadas serão feitos em seu computador.

Vantagens de baixar XML de nota fiscal com a Qive

A Qive possui a melhor plataforma de captura de documentos fiscais do mercado com integrações de mais de 1.500 prefeituras, por meio da tecnologia Automação Robótica de Processos (RPA).

Por aqui, não há demora na captura, inconsistências nos documentos e nem dificuldade em lidar com grandes volumes. O processo é contínuo, mais rápido e centralizado, para evitar multas e protestos. 

A Qive consegue o acesso de uma grande variedade de documentos fiscais, além da NFe: é possível capturar NFSe, CFe-SAT, CTes e outros. 

Outra vantagem é a integração amigável com os ERPs Protheus, Oracle, Datasul, SAP, RM e muitos outros — o que permite a importação automática de XML e eliminando a etapa de digitação da chave de acesso ou informações adicionais. 

Agilidade para baixar

Quem lida com muitos documentos fiscais no mês precisa de agilidade para manter o controle das operações. Sabendo disso, a Qive permite baixar XML com mais agilidade que outras plataformas. 

A partir do momento que o usuário insere o certificado digital, uma busca é iniciada de forma automática para capturar documentos o mais rápido possível, em aproximadamente 30 segundos. 

Maior segurança para compliance

A Qive é diretamente integrada a SEFAZ através da Automação Robótica de Processos (RPA), sendo essa uma tecnologia que permite automatizar tarefas digitais repetitivas. Essa integração abrange todas as prefeituras do Brasil, garantindo o amparo para qualquer CNPJ.

O resultado disso é mais segurança para a gestão do negócio e auxílio para manter a conformidade (compliance) com a legislação vigente — a plataforma está sempre atualizada com as mudanças vindas do governo, sabia?

Captura de NFSe centralizada

Já passou pela situação de ter seus documentos fiscais, incluindo a NFSe, em diferentes lugares? Mesmo quando o processo já é digitalizado, muitos departamentos fiscais ainda lidam com a falta de organização. 

Na Qive isso não acontece. Há funcionalidades da plataforma, o NFSe Connect e o NFSe Full, que centralizam os documentos por você. Ou seja, todos os seus documentos estarão em um único lugar e mesmo com um grande volume de NFSes, os filtros da plataforma auxiliam na busca por documentos específicos. 

Se você chegou até aqui, já deve saber que a Qive pode ajudar o seu negócio, já que o processo de baixar XML de NFe diretamente pelo site da SEFAZ ainda demanda esforço manual. 

Quer aproveitar as vantagens citadas no artigo e outras funcionalidades? Vem para a Qive! Experimente a plataforma de graça já.

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Qive

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor