O certificado digital é um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura digital, com validade jurídica, e que garante proteção às transações eletrônicas como a consulta de NFe.
O uso do certificado digital é obrigatório para todas as pessoas jurídicas no envio de declarações à Receita Federal, com exceção daquelas optantes pelo regime tributário Simples Nacional. Além disso, ele deve ser validado por uma autoridade certificadora (integrante da ICP-Brasil), como o Serasa e o Certisign.
Veja abaixo os tipos de certificado e a importância de fazer a consulta de NFe com certificado digital:
Tipos de certificado digital e o melhor para consulta de NFe
Existem diferentes tipos de Certificado Digital, para diferentes necessidades. Por exemplo, o certificado tipo A tem a função de provar a autenticidade e a autoria por parte do emissor/autor, garantindo também a integridade do documento.
Os principais certificados usados por empresas que emitem e consultam Notas Fiscais são os tipos A1 e A3, sendo que no caso do A1 sua função é a geração e o armazenamento das chaves criptográficas (arquivo digital, token ou cartão).
No caso do certificado tipo A3, ele fica disponível em token ou cartão, pode ser utilizado em qualquer computador, com validade de 1 a 3 anos.
Consulta de NFe com certificado digital
O certificado digital é um dispositivo que garante segurança e integridade dos dados na hora de emitir ou consultar NFes, pois tem validade jurídica e fiscal.
Para comunicar-se com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e obter os XMLs de NFes e CTes, a plataforma da Qive utiliza o certificado do tipo A1 (arquivo eletrônico) ou A3 (pendrive ou token).
Importante: Baixar XML de NFes sem certificado digital só é seguro junto ao Qive Lite. Outros sites como Fsist criavam um XML falso, usando apenas as informações básicas da NFe, sem o campo xMotivo (que traz a autorização de uso da Sefaz), tornando o XML totalmente inválido.
A principal diferença entre um aplicativo que promete a consulta de NFe sem certificado e uma plataforma como a Qive é comprovada pelos seus clientes. A Riachuelo, por exemplo, confia sua gestão e armazenamento de documentos fiscais na plataforma da Qive.
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Vantagens da consulta de NFe com o certificado A1
Com o certificado digital A1 (arquivo digital), fica muito mais fácil realizar a comunicação entre o contribuinte e a Sefaz, seja pela Qive ou pelo aplicativo de Manifestação do Destinatário.
Já com o certificado digital A3 (certificado físico) há muito mais chances de erro na consulta de NFe da Sefaz, como:
- Problemas na comunicação entre certificado e módulo de segurança;
- Versão do java no computador do usuário;
- Driver necessário para conexão com o certificado, entre outros.
Além disso, o próprio equipamento (token ou cartão) pode sofrer avarias, perda e circular na empresa de maneira insegura.
Leia mais sobre “os principais riscos e cuidados de uso com certificado digital”.
Outra vantagem do certificado A1 é a consulta automática da Qive. Com o A1 é possível agendar uma consulta automática por dia.
Se seu volume de Notas Fiscais é alto, você ainda pode agendar consultas periódicas a cada 2 horas através do aplicativo +Agendamento de Consultas.
Dessa forma, você se previne de problemas não só para fechar o mês, mas garante que sempre que precisar das notas, elas estarão no Qive.
Além disso, você pode ter também um controle diário de mercadorias que entram na sua empresa ao associar seu ERP aa Qive através do aplicativo de Download Automático ou de uma de nossas APIs, integrações que são otimizadas com o uso do A1.
Obtenha seu certificado A1 com desconto com os parceiros da Qive. Depois de entender todas as vantagens de possuir um certificado A1, você pode adquirí-lo com um de nossos parceiros.
Leia mais sobre “as vantagens da consulta de NFe com certificado A1 na Qive”.
Cuidados ao lidar com certificado digital e consulta de NFe
A chave privada do certificado digital não deve ser deixada em locais públicos, pois ela funciona como uma espécie de senha pessoal. Se alguém obtiver a chave privada, essa pessoa poderá se passar pelo dono do certificado em transações na internet.
Em casos nos quais os prestadores de serviços precisam transmitir informações em nome de uma empresa para a Receita Federal, o administrador não precisa disponibilizar a chave privada.
Já com a consulta de NFe, é preciso atenção redobrada. No caso de baixar o XML da NFe manualmente através de e-mails não é possível identificar se a Nota está cancelada, denegada ou inutilizada, o que torna necessário procurar pela Nota válida no site da Sefaz.
Para diminuir os riscos, as empresas precisam se atentar ao uso correto da certificação digital e definir regras, boas práticas para a utilização do certificado. É necessário controlar o uso indevido, inclusive por pessoas aparentemente autorizadas, como funcionários.
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