A Sipolatti, uma das maiores redes varejistas de móveis e eletrodomésticos do Espírito Santo, teve em 2015 sua frente contábil e tributária assumida pelo especialista em Documentos Fiscais eletrônicos (DFes) e SPED, Rodrigo Barros.
Ao pensar em gestão de Notas Fiscais, Rodrigo procurou por ferramentas que pudessem o auxiliar a lidar com essa preocupação.
“A ideia era facilitar a gestão e a consulta de documentos fiscais”, conta Barros.
Há 56 anos no mercado, a Sipolatti tem 38 lojas espalhadas pelo Espírito Santo, com faturamento anual de cerca de R$ 350 milhões e fornecedores distribuídos por todo o país. A empresa precisava automatizar processos para lidar melhor com todas as notas.
A escolha da plataforma da Qive foi anunciada ao ver que a solução atendia muito mais do que a Sipolatti esperava. A partir da possibilidade de transformar informações de NFs em inteligência de negócio, a empresa otimizou seu controle sobre a entrada de mercadorias, diminuiu a circulação de papel e facilitou a vida de clientes que necessitam de segunda via.
Rodrigo Barros, percebeu que as funcionalidades da Qive permitem comparar informações e identificar imprecisões, como a emissão de notas indevidas por fornecedores.
Além disso, a solução facilitou o monitoramento da escrituração de documentos: “Ficou mais fácil encontrar notas fiscais que ainda não estavam escrituradas, o que compromete o compliance fiscal da empresa e pode gerar multas”, diz o coordenador.
Com a Qive, o acesso às NFs é descentralizado. Antes, os departamentos da Sipolatti precisavam do trabalho da consulta manual da área fiscal, para validar informações de compra e venda, transporte, etc. Atualmente, todas as áreas têm acesso à informação, liberando o tempo do trabalho fiscal da empresa para esse fim em cerca de 96%.
Ainda existe o ponto de vista da sustentabilidade, uma vez que a solução eliminou a impressão em papel de notas fiscais para consultas internas na empresa, já que todos os setores acessam a versão digital na plataforma.
E, para os clientes, a vantagem é a facilidade de emissão da segunda via. De um prazo de 24 horas, com a ajuda da Qive, a Sipolatti passou a encontrar e imprimir o documento na hora, ou enviar por e-mail, como o consumidor preferir.
Dado o grande volume de Notas Fiscais com que trabalha, a Sipolatti foi selecionada pelo governo para ser integrante do programa piloto de implementação da NFCe (Nota Fiscal do Consumidor eletrônica) no estado do Espírito Santo, isso ajudou a Qive à implementar a funcionalidade de gestão de NFCes em sua plataforma.
“Nesse sentido, a Sipolatti foi além de um cliente, tornou-se uma parceira nossa”, conta Christian de Cico, fundador da Qive.
Faça como a Sipolatti e comece a consultar e baixar NFe, CTe e NFSe direto da Sefaz e de mais de 150 prefeituras, faça o teste gratuito do Qive.
Sobre a Qive
Fundado em 2013 por engenheiros e mestres da USP, a Qive tem a missão de dar suporte ao compliance fiscal e transformar obrigações fiscais em otimização e inteligência para empresas, de forma rápida, acessível e confiável.
Através da consulta e download de NFes, CTes e NFSes, direto da Secretaria da Fazenda e mais de 150 prefeituras, a Qive garante a autenticidade dos documentos e os armazena com garantia de segurança e sigilo sobre as informações. O armazenamento também é disponibilizado para NFCes e CFes-SAT.
Com ênfase em automação, facilidade e escalabilidade, as soluções da empresa atendem desde pequenos negócios até grandes multinacionais com alta demanda, entregando informações e relatórios para tomada de decisão baseados na análise de documentos, sem entrada manual de dados.
Sediada em São Carlos e com escritório na capital paulista, a Qive leva o poder da informação para mais de 50 mil PMEs e Multinacionais em todo país.
Gostou desse post? Curta e compartilhe nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter.
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Tudo o que você precisa na Qive para gestão financeira e fiscal do jeito certo: automatizada e estratégica.